O que acaba com o gestor é medo do novo

O que acaba com o gestor é medo do novo

Não é a primeira vez que você, gestor de vendas, tem que lidar com uma nova tecnologia, uma nova dinâmica de mercado ou uma nova mudança na mentalidade do consumidor. Tudo isso faz parte de um mundo altamente progressivo, reativo, mutável e num ritmo de evolução frenético.

Você não é um gestor inovador se está fazendo seu processo de vendas da mesma maneira há muito tempo.

Você não faz uma gestão tecnológica que pensa no futuro se não consegue admitir que precisa de mudanças de tempos em tempo. Você não pode dizer que está atrás de melhores resultados se faz tudo exatamente da mesma maneira por um bom tempo.

Afastando a morte de sentido que é a gestão medíocre

O que mais mata a gestão competente e focada em resultados é justamente o receio prévio de mudar como as coisas têm sido feitas.

Talvez você conheça e até repita o ditado que dizer que “não podemos mexer em time que tá ganhando”, mas te convido a pensar: Vai ganhar até quando? E se a concorrência está mexendo e você não, o placar desse jogo vai mudar logo ou não?

No fundo, você já entendeu que não tem como continuar, mas a sua resistência a mudança, sua insegurança para escolher, seu protelamento ou até mesmo a sua mania de arrumar desculpas, seja quem realmente esteja mandando na sua mentalidade de gestão.

Pensar diferente é batalhar para eliminar problemas incorporados vagarosamente em seus processos, e até mesmo pequenas acomodações e vícios que podem ser eliminados pela tecnologia.

Talvez você já se deu conta que passou da hora de implementar na sua gestão ferramentas que possam potencializar por completo, te dá mais controle verdadeiros e mais inteligência comercial do que planilhas que tentam amenizar a ausência de tecnologia.

É hora do passo firme de coragem

Não a primeira vez que você gestor se dá conta de que precisa mudar as coisas, porque, no fundo, já entendeu que não tem mais como continuar simplesmente evitando a alta performance comercial. Para que negócios cresçam é preciso crescer também as oportunidades e possibilidade de negócios.

A mentalidade de medo do novo congela equipes inteiras. Imagine um funcionário que seja realmente extraordinário. Ele precisa de um local de trabalho que seja compatível com a sua expansão de aprendizado, com a sua ambição pessoal, com a sua capacidade de produção.

Isso quer dizer, quando você entrega ferramentas capazes de modelar e melhorar seu processo comercial na prática, e ser capazes de auxiliar profissionais de todos os níveis no seu desenvolvimento profissional, você não só melhora seus resultados da sua companhia, mas, consequentemente comunica a sua equipe que apenas os melhores profissionais e que estejam conectados a essa realidade comercialmente madura podem participar e ter resultados na sua equipe.

Por outro lado, quando o gestor tem medo de implantar soluções consideradas mundialmente mais eficientes, ele diz a sua equipe que elas podem continuar fazendo o “mínimo suficiente” que é este será sempre o nível exigido. É como nivelar a régua sempre por baixo.

Tire a prova-real do que é só imaginação

Os mitos sobre CRM, por exemplo, são muitos.

São pessoas dizendo que CRM é apenas um programa que vendedores usam para cadastrar clientes, que é um software para os gestores controlarem cada passo dos vendedores, que serve somente para poucos mercados, que a implantação dele é demorada e que seu retorno é visto somente a longo prazo, que usar CRM é caro e somente para empresas que têm investimento alto.

Nada disso é verdade, mas, a mente que tem medo do novo não está comprometida com a realidade, apenas em alimentar os seus achismos mais banais que foram criados por preconceito, por falta de mentalidade empreendedora madura, por experiências ruins e até mesmo por falta de visão de futuro.

Novos resultados exigem novas atitudes

Este texto não tem outro objetivo a não ser soar bem simples e direto com você em como tem encarado a sua oportunidade de crescimento desenvolvendo sua maturidade comercial, queremos apenas:

Te mostrar que você não pode tirar conclusões sem antes experimentar uma realidade diferente. Quero te convidar para livrar-se do seu medo de encarar o novo.

Para descobrir como um sistema de gestão pode te ajudar a entender em que lugar na maturidade comercial você se encontra e como sair dessa zona de conforto que te impede de crescer mais, faça agora um teste gratuito do Moskit CRM. Saia do lugar comum agora.