O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado pode ser definida como a coleta dados de informações sobre tendências, concorrentes, produtos, negociações e marketing, que colaboram na criação de estratégias e ações mais assertivas.

Ela visa o autoconhecimento sobre o mercado, colaborando para uma visão bem mais clara e ampla sobre o segmento em que a empresa está situada.  

É através dessa coleta que são identificados possíveis problemas do seu nicho, mostrando caminhos para melhoria, novos planejamentos e até mesmo a necessidade de um investimento em determinadas ações internas/externas.

Algo muito importante, e que é um grande diferencial nessa estratégia, é que no mercado tem dois tipos de pesquisa, uma intitulada Ad Hoc, que é realizada/pensada sob medida para descobrir informações que ainda não existem de forma organizada e o desk research, que são pesquisas baseadas em dados já preexistentes. Para a realização da inteligência de mercado, é ideal que se utilize ambas.

Ok, mas o que isso quer dizer?

Na prática, a união dessas duas modalidades promovem uma análise e mapeamento extremamente detalhado da empresa e todos os fatores que interferem no seu andamento.

Vantagens de aplicar a inteligência de mercado

O mercado está em constante mudanças, todos os dias novos concorrentes surgem com novas propostas, muitas delas inovadoras, que podem fazer com que as suas fiquem ultrapassadas e difíceis de serem reaproveitadas.

Quanto maior a sua inteligência de mercado, maiores são as chances de estar sempre preparado para igualá-los, já que o seu entendimento em relação ao segmento é bem amplo.

Esse vasto conhecimento é, por si só, uma vantagem gigantesca. Entretanto ele também pode colaborar para muitas outras situações, como a identificação de novas tendências, melhoria na disseminação de informações internas e externas, maior atenção para a identificação de riscos e falhas e facilidade na preparação de planejamentos.

Gestão de vendas

Outro grande benefício é o aumento da eficácia operacional, isso ocorre em grande parte, pois, ao identificar o que pode estar atrapalhando na produtividade, mais fácil se torna a aplicabilidade de ações para corrigir esse erro.

Sem contar que, ao entender como as engrenagens rodam, os processos têm grandes chances de passarem a ser sistematizados, isto é, uma ordem que propicia a produtividade.

Vale ressaltar também que a tomada de decisões por parte dos gestores se torna mais ágil, já que os dados estarão explícitos.

Como aplicar a inteligência de mercado

Toda estratégia precisa seguir alguns requisitos para  que a sua aplicação seja bem  sucedida, caso contrário os riscos de falhas são bem altas.

No caso da inteligência de mercado, para que a sua aplicação seja feita, é preciso:

  • Definição de objetivos: toda pesquisa tem o objetivo de descobrir algo para executar uma determinada ação, por exemplo, uma floricultura localizada em um bairro de São Paulo, pode realizar uma pesquisa pois gostaria de abrir uma segunda loja de sua franquia, para isso ela precisa definir quais informações são relevantes para essa tomada da decisão e de que maneira isso pode ser feito.
  • Coleta e organização de dados: citamos anteriormente que as informações podem vir através de duas formas de pesquisas, com todas elas já em mãos, é necessário se organizar com perspectiva no seu segmento e nos objetivos que você tem ao realizá-la.

Ainda utilizando o exemplo da floricultura, ela pode rearranjar as informações de maneira que mostre para ela qual o seu público-alvo, em que local ele está concentrado, qual a sua idade, quais os concorrentes daquela região em que ela pretende abrir a nova franquia e quais os custos que isso pode render.

  • Análise: após a coleta e organização dos dados, é necessário analisar aquilo sob uma perspectiva em que os pontos positivos e negativos sejam considerados.

Supondo que a floricultura tem um público dos 60 aos 85 anos, majoritariamente feminino, se ela se mudar para um bairro em que habitam mais homens, bem mais novos, essa mudança pode não ser propícia. Assim como abrir uma loja com várias concorrentes muito perto.

  • Comunique e prepare os times: ser tomado de surpresa por novidades e mudanças pode ser difícil para processar. Uma empresa que visa implementar a inteligência de mercado, precisa ter em mente que a comunicação com o operacional é muito importante, pois ao desenvolver essa filosofia de que as decisões são tomadas através de um embasamento, vai impactar na maneira como a equipe age e pensa, sem contar que ela pode ser preparada para isso, quando nutrida com informações que buscam educar, conscientizar e engajar.

A inteligência de mercado começa com a cultura de dados

Os dados são cruciais para que a inteligência de mercado seja implantada dentro da empresa. São eles que vão apresentar o cenário real, quais os concorrentes e até mesmo o desempenho de negociações.

Por isso que é preciso ter internamente serviços que colaboram para essa coleta, e ainda ajudam a realizar outras funções, como é o caso do Moskit CRM.

O Moskit CRM, além de auxiliar no acompanhamento das estratégias comerciais, também ajuda no armazenamento e disponibilização de dados que contribuem para a inteligência de mercado.

Então, se você busca um software que pode te auxiliar com suas vendas e ainda ser útil para outras funções, comece um teste gratuito agora mesmo no Moskit CRM.