Gatilhos mentais para o José vender mais

Gatilhos mentais para o José vender mais

Se engana quem pensa que vender ou comprar não está diretamente ligado à psicologia.

Em seu livro intitulado ‘Armas da persuasão’, Roberto Cialdini faz um estudo a fim de entender as predisposições que nosso cérebro tem a certa situações. Nosso cérebro costuma pegar atalhos para tomar certas decisões, e é dessa forma que os gatilhos mentais podem auxiliar em vendas.

Robert Cialdini chama a tomada de decisões de efeito clique-zoom. Sendo o clique uma ação e o zoom um retorno dessa ação. Ou seja, toda ação feita tem um retorno.

O ser humano gosta de se sentir parte de um grupo, de se destacar. E esses pequenos desejos se tornam gatilhos para vender mais.

Conheça alguns deles:

Gatilho de Urgência

Em geral utilizado em site de compras coletivas, onde um produto ou serviço apenas estará disponível por um tempo estabelecido.

Esse fenômeno pode ser acompanhado na Black Friday onde os consumidores tendem a comprar mais e de forma rápida, com medo que tempo acabe e fique sem produto ou serviço.

Gatilho de Escassez

Diferente do gatilho de urgência, que está mais ligado ao tempo, o de escassez está ligado ao produto. O consumidor é guiado pela falta de produto.

Gatilho de Coerência

Neste caso o consumidor seguirá uma opinião ou ponto de vista já exposto em certo ponto. Por exemplo, o cliente consome balas de menta, logo ele manterá seu ponto de vista e em uma possível discussão entre balas de menta versus bala de morango, ele se sentirá no dever de defender o que consome, mesmo que ambas tenham a mesma função

Gatilho de Aprovação Social

Gostamos de pertencer a um lugar ou a um grupo. Portanto a aprovação de um grupo é importante e os condiciona a tomar certas decisões. Um exemplo são marcas que produzem conteúdos baseado em cultura popular, como séries, e intitula esses produtos como exclusivo para fãs.

Esse título de fã, faz com que a tomada de decisão seja mais rápida.

Um adendo importante, é que ao utilizar os gatilhos mentais para fechar mais rápidos suas vendas, você deve ser coeso. Não adianta utilizar gatilho de escassez por exemplo, sendo que existe produto em estoque.

José, um inscrito do nosso canal, enviou uma dúvida super interessante sobre gatilhos mentais. Pensando nisso elaboramos um vídeo com super dicas que podem te ajudar também.

Confira:

Não se esqueça que você pode começar hoje mesmo um teste gratuito no Moskit CRM.