Anos atrás a estratégia de marketing vista como ideal era aquela que a empresa ia até os consumidores e os atraia – outbound – para conhecer seus produtos. Porém com o avanço dos adventos tecnológicos e a consolidação da internet como um canal de vendas, o e-mail se tornou uma das principais fontes de informações.

Quando surgiu o e-mail marketing era visto como uma forma de spam e panfleto digital, – aqueles que ainda recebemos de forma física em nossas residências – entretanto o grande diferencial entre essa ferramenta para as estratégias mais tradicionais de marketing é a possibilidade do cliente optar ou não por receber o conteúdo.

Sem contar que em um primeiro momento ele é o agente ativo e corre atrás da marca.

Se consolidando como um estratégia de inbound marketing, a ferramenta se tornou um canal vantajoso por ter um custo relativamente menor e um resultado mais eficaz que muitas estratégias de marketing tradicionais.

Atuando como uma ferramenta totalmente dinâmica e popular, o e-mail é utilizado para criar um laço com o cliente.

Divergindo de um contato comercial – onde informações e negociações são feitas – o e-mail marketing pode ser composto por textos, fotos e vídeos. Tudo vai depender do que quer ser comunicado.

Entretanto por se tratar de uma estratégia que visa fidelizar e vender, algumas técnicas e estratégias precisam ser aprimoradas para que esse objetivo seja atingido.

O primeiro passo é estudar o público-alvo.

Mesmo o e-mail marketing sendo um estratégia inbound, os caminhos que o cliente traça até chegar ao site precisam ser trabalhados de forma que chame sua atenção. Entender o que motiva o consumidor, e conhecer sua persona é o ponto chave para que todo o resto funcione.

Quando se entende a mente do consumidor, é possível antecipar suas decisões.

Isto é, no momento que o cliente aceita realizar o cadastro no site ele está comprando a ideia do que já está sendo comunicado. E é exatamente por esse motivo que a comunicação feita em um primeiro momento deve-se manter a mesma.

Para que a comunicação do e-mail marketing funcione, o responsável deve estar atento ao comportamento do consumidor.

Além de verificar a taxa de cancelamento do serviço sempre que uma nova mensagem for disparada, e se fazer alguns questionamentos:

  • O cliente gostou?
  • Teve engajamento?
  • O conteúdo teve relevância?
  • Qual a taxa de clientes que clicaram no link?
  • Qual a taxa de cancelamento após aquele e-mail?

Mantendo essa linha constante de questionamentos é possível identificar quando a sua segmentação pode estar focada no público errado, o conteúdo não está agradando e o engajamento está baixo.

Desta forma as engrenagens vão funcionar, assim como as seguintes funções:

  • Direcionamento de conteúdo;
  • Geração de valor;
  • Timing de vendas perfeito;
  • Conteúdo com relevância;
  • Texto funcional;
  • Engajamento.

Se seguido passo a passo da construção da ideia de um e-mail marketing ideal, raramente a comunicação falhará.

MAS, AINDA NÃO FUNCIONA

Acontece que às vezes mesmo seguindo a risca, a comunicação através do e-mail marketing pode falhar. E provavelmente o problema possa estar na qualidade do que está sendo produzido.

Para cada especialidade escolhida e trabalhada, um estudo prévio deve ser feito a fim de entender como esse conteúdo será visto pelo consumidor.

Como aconteceu com Olga.

Olga uma empresária do ramo automobilístico, começou a trabalhar a estratégia de e-mail marketing dentro de seu site. Porém ela utilizava somente textos para anunciar os carros. Apesar da ideia de trabalhar o imaginativo ser extremamente atrativa, Olga percebeu que a falta de conteúdo visual estava interferindo no interesse dos clientes.

Nesse caso a empresária não estudou o seu público, e apesar da mensagem que estava vinculando nos e-mails serem extremamente descritivas, ainda assim não eram efetivas.

Olga nesse caso poderia realizar a personalização do seu conteúdo.

A personalização é uma arma forte, já que segundo a Agilone 74,5 % dos consumidores desejam esse tipo de atenção via e-mail.

As personalizações que mais agradam os clientes são:

  • Desconto em produtos semelhantes;
  • Alerta de estoque;
  • Alerta de produtos que o cliente possa se interessar;
  • Alerta de saldão;
  • Mensagem de aniversário;
  • Cupom de desconto específico para algum produto que o cliente já escolheu.

Todas essas estratégias fazem parte do remarketing – novo plano para uma mesma marca ou empresa.

O remarketing é uma luz no fim do túnel para quando a sua comunicação não funciona. E ao contrário do que parece ela não é uma coisa negativa.

A comunicação pode falhar por vários motivos, seja por uma estratégia que antes era eficaz, mas que caiu em desuso, ou pela baixa qualidade da mensagem que está sendo transmitida.

Quando a comunicação do e-mail marketing não funciona os clientes tendem a perder a confiança no que está sendo enviado, e logo descartando essa fonte.

Justamente por ser um fenômeno que está em constante mudanças, os profissionais de marketing devem estar atentos às mudanças que o consumidor expressa, e cabe a eles seguir e se adaptar se quiserem continuar a vender uma ideia.É preciso se afastar e reorganizar as estratégias.

Dar um tempo para o cliente não significa que você está desistindo de se comunicar com ele.

Com esse tempo é possível pensar bem o remarketing, e quando essa reestruturação estiver pronta, o resultado será mais eficaz.

FERRAMENTAS QUE PODEM AUXILIAR

A comunicação com o cliente pode ser difícil, por isso é preciso que todas as áreas da empresa estejam de comum acordo.

O profissional de Marketing afim de realizar uma pesquisa, pode se beneficiar de dados que um vendedor tem em mãos em seu CRM.

Mas para que esses dados ajudar, o vendedor tem que disponibilizar de um bom CRM.

O Moskit CRM é uma ferramenta que cumpre com todos os requisitos de um bom CRM, e ainda ajuda o vendedor a registrar informações sobre contatos que vão ser de extrema importância para várias áreas da empresa. Clique aqui para começar um teste gratuito no Moskit CRM.