Você já parou para pensar em quantos possíveis clientes estão espalhados por aí, mas nunca ouviram falar de você? Muitas empresas, visando aumentar suas vendas através da propagação da marca, já tem investido na carta de apresentação comercial para driblar esse "problema".

A carta de apresentação comercial é uma maneira de introduzir sua organização para os consumidores, listando os pontos cruciais para atiçar a curiosidade do cliente em continuar conhecendo mais sobre o empreendimento.

Pensando em vocês e nas novas maneiras de interação com o consumidor, hoje falaremos um pouco mais sobre essa nova modalidade, modo de aplicação e até mesmo dicas para fazer o seu próprio modelo.

Vamos lá?

Veja a seguir:

Como usar a carta de apresentação comercial?

Se tem algo que não dá para apagar é a primeira impressão que o cliente tem sobre a sua empresa. Tudo o que é falado naquele momento inicial será utilizado como referencial para se lembrar de você.

Existem alguns erros comuns durante o primeiro contato como a falta de entusiasmo e informações, erro de abordagem, etc.

Por isso, quem utilizará a carta de apresentação comercial como estratégia de vendas, precisa estar ligado em alguns detalhes, como a diagramação, o tom e ritmo que a leitura se conduzirá — esses componentes podem se alterar dependendo da mídia que será utilizada para a carta — e os elementos que vão ajudar a compor o conteúdo.

A carta de apresentação de vendas tem como finalidade divulgar o que você e sua empresa fazem, objetivamente e que fixe na mente de quem está lendo, ou seja, é imprescindível chamar a atenção.

Durante muito tempo uma carta era algo reduzido a um papel e envelope, mas hoje em dia, ela pode ser enviada como um e-mail, um arquivo de áudio ou vídeo no Whatsapp, uma apresentação de slide e, claro, sua forma mais tradicional, a correspondência.

Nova call to action

Como fazer uma carta de apresentação comercial adequada

Tudo bem, você já entendeu quais as possibilidades de aplicações da carta de apresentação comercial. Mas não basta sair escrevendo ou filmando uma enciclopédia sobre a empresa.

Uma carta de apresentação comercial bem feita, necessita explorar alguns pontos específicos. Conheça 5 deles agora mesmo.

1. Apresentação

Toda vez que você lerá um texto ou assistir um vídeo, os primeiros momentos são cruciais para que te prenda e te dê uma noção do que está por vir. Sendo assim, os primeiros parágrafos/minutos precisam apresentar qual a finalidade da carta e os tópicos que a constituem.

Se tratando de uma carta de apresentação comercial, o indicado é que se inicie falando brevemente sobre a empresa, como ela surgiu, como se posiciona no mercado e os objetivos que ela tem a curto, médio e longo prazo.

Algo que fará toda diferença é a criação de links para falar sobre os clientes e como a empresa entende a importância deles.

2. Desenvolvimento

Após ter introduzido a empresa e apontado alguns pontos a serem discutidos, chega a hora de falar mais sobre os produtos e/ou serviços que ela oferece.

Diferentemente do tópico anterior, nesse momento é preciso destrinchar ao máximo, fornecendo uma descrição completa que não deixe dúvidas em quem está lendo/assistindo/ouvindo a carta.

Nesse ponto é importante que não só a ficha técnica seja exposta, mas também os benefícios de adquirir o que está sendo ofertado.

Ressalte os pontos positivos de cada solução apresentada e tome muita atenção para não se tornar repetitivo.

3. Negociação

Esse tópico precisa estar incluso, pois raramente o consumidor optará em adquirir algo sem antes conhecer as condições de pagamento e como elas podem ser negociadas.

4. Clientes

Não sei se você já tem essa percepção, mas algo que pesa muito na escolha de qualquer pessoa é a opinião de terceiros. Desta forma, incluir depoimentos de clientes é indispensável.

Caso sua rede de clientes contar com algum nome de peso, não pense duas vezes e coloque na sua carta de apresentação, fará toda a diferença.

Ainda em relação aos consumidores, é importante destacar que sua empresa tem um suporte qualificado para atendê-los.

5. Conclusão

O fechamento de uma carta de apresentação comercial precisa resumir tudo o que foi dito, para o receptor fixar bem todas as informações concedidas.

Não se esqueça de fazer um call to action, ou seja, chamá-lo para se inscrever no teste grátis do seu serviço.

2 modelos de carta de apresentação comercial para qualquer empresa

Para você sair daqui craque e fazer sua carta de apresentação comercial sem enrosco algum, que tal alguns modelos para te inspirar?

Uma observação importante, esses ideias de carta comercial são mais recomendados para e-mail ou correspondência, mas podem ser facilmente adaptados dependendo de como você deseja apresentá-la.

MODELO 1

[Seu nome]

[Sua função]

[Empresa]

[Endereço]

Caro, [nome do cliente],

Analisando nossa rede de contatos, identificamos que o seu perfil bate perfeitamente com o do tipo de consumidor que consome os produtos/serviços da [nome da empresa].

Caso você ainda não conheça nossa empresa, me deixe apresentá-la.

Com o intuito de [inserir missão da empresa], a/o [nome da empresa] abriu as portas em [ano] e desde então trabalha para que [objetivo].

Nosso grande diferencial está na forma como tratamos nossos cliente e consumidores, sempre com muito respeito e zelando pelo bem-estar de cada um.

Aqui na [nome da empresa] trabalhamos com [segmento de mercado]. Um dos nossos produtos/serviços mais consumidos, e que acredito que vá te interessar, é o [produto/serviço].

Esse [produto/serviço] é muito procurado, porque [características técnicas]. Mas o que chama mesmo a atenção é o [valor "emocional" do produto].

Uma de nossas consumidoras mais antigas e fiéis é a [nome da pessoa], que diz:

"[Depoimento]".

Agora que você já conhece mais sobre a [empresa] e como ela [funcionalidades e vantagens] seus consumidores, que tal a gente agendarmos uma data para conversarmos e discutirmos melhor nossa proposta para você?

Aguardo seu contato!

Atenciosamente,

[Seu nome], [sua função].

MODELO 2

Prazer, [nome do cliente],

Me chamo [seu nome] e venho em nome da [empresa] para conversarmos um pouco mais sobre [principal serviço e/ou produto que oferecem]. Mas antes de mais nada, vou te falar um pouco sobre quem, somos.

Criada em [data], a [nome da empresa] surgiu para relacionar a forma com que [comunicamos/vendemos/gerenciamos.]. Um dos nossos maiores desafios é [objetivo], além de, claro, satisfazer todos os nossos clientes.

Hoje, eu quero falar com você sobre uma oportunidade de [funcionalidade do produto/serviço, por exemplo, o CRM aumenta as vendas e gerencia processo comercial]. Tudo isso é possível através do [produto/serviço].

O [nome do produto/serviço] é altamente recomendado por diversas empresas, tais como, [citar empresas que já deram depoimentos e podem ser encontrados facilmente em seu site]. E você, um dos melhores no segmento, certamente não pode ficar de fora.

O que você acha de agendarmos uma reunião para conversarmos melhor?

Desde já, agradeço.

[Seu nome]

[Sua função]

[Empresa]

[Endereço]

Importante ressaltar...

A carta de apresentação comercial é uma excelente ferramenta e pode ser utilizada nas mais diversas áreas, mas, para que essa estratégia funcione, os processos internos precisam estar alinhados, já que muitos deles são requeridos como informações, e para não correr risco de desencontro de informações, é sempre bom definir os objetivos, metas e público-alvo.

Uma maneira bem eficaz de adquirir essas informações é através de uma ferramenta gerencial, como, o Moskit CRM.

Armazenando todos os dados de todas as suas negociações, o Moskit consegue gerar uma gama de informações que colaboram para o desenvolvimento de suas estratégias. Ficou curioso? Comece agora mesmo um teste totalmente gratuito no Moskit CRM, e saiba como podemos te ajudar nisso e muito mais.

Teste grátis