Tudo o que não te contam sobre Startups

Tudo o que não te contam sobre Startups

Para quem não está familiarizado, Startups são empresas novas no mercado que buscam inovar em seu cenário. O número de empresas do gênero está em um crescimento acentuado, sendo um dos fatores para esse aumento o desenvolvimento tecnológico.

Por se tratar de pessoas relativamente jovens, os donos de startups tendem a focar mais no produto ou serviço do que a sua solução pode causar. Tanto que o mercado já está se atualizando para esse novo tipo de empreendedor, e as consultorias estão ficando cada vez mais frequentes.

Se você faz parte de uma startup e esta em duvida de como um CRM pode te auxiliar, fizemos um material apontando os benefícios do CRM dentro de uma startup, que vale a pena dar uma lida.

Em nosso mais recente vídeo conversamos com Michael Stahelin, do Inovativa, sobre Startups e vendas. O InovAtiva é um programa de aceleração comercial, lançado em 2013 pelo Ministério da Economia. O programa conta com profissionais das mais diversas áreas, que trabalha mentorando empreendedores de startups.

Analisando mais de perto essa esfera, pode se concluir que muitos destes profissionais possuem habilidades e conhecimentos técnicos, mas existe uma lacuna quando se fala de negócios.

No entanto, nem tudo está perdido e existem medidas que podem ser tomadas para que essa visão seja ampliada:

  • Não pensar só no produto: A solução lançada pode ser revolucionária, mas a partir do momento que o cliente não é colocado como parte dessa equação, e sua opinião sobre também não é levada em conta, alguns pontos e ajustes necessários podem passar em branco. É necessário escutar o que ele tem a dizer, e considerar os fatores que o farão escolher a sua solução.

  • Planejar formas de inserir o produto no mercado: Aqui também envolve clientes, assim como planejamento de Marketing. Conhecer a solução que está vendendo é o passo inicial. Traçar o perfil do consumidor que se interessa pelo produto e o local de vendas são as próximas etapas. Para que o cliente ache o preço do produto justo, ele tem que reconhecer o valor que ele emprega. Sem duvidas conhecimento em marketing e suas ferramentas, é essencial para todo empreendedor.

  • Adequar a linguagem ao lead: Características do produto é uma arma interessante para utilizar, isso é irrefutável. Mas o cliente quer saber como aquilo vai agregar valor a sua vida, logo a linguagem tem que ser menos técnica. As características são um adicional de todo o pacote que ele está comprando.

A mentoria pode ser extremamente útil para uma startup, afinal por ser uma empresa pequena e muitas vezes com recursos escassos, a equipe se resume a duas ou três pessoas, que não dominam todas as áreas que uma empresa precisa ter para se estruturar.

Criatividade se torna uma das maiores ferramentas que uma startup vai ter em suas mãos, pois precisará lidar com desafios que grandes empresas enfrentam, mas com recursos inferiores. Saber trabalhar com formas criativas de contornar essas situações, são habilidades que se adquire com o tempo, mas que certamente a mentoria pode dar um empurrãozinho.

Pra começar e preciso vender, então é importante fazer tudo que está ao alcance desde a primeira a compra, isso inclui nota fiscal e acompanhamento com o cliente.

Um bom CRM também impacta muito as vendas.

Quer descobrir o poder de um CRM? Comece hoje mesmo um teste gratuito no Moskit CRM.