Vale investir em um CRM para uma empresa de pequeno porte?

Vale investir em um CRM para uma empresa de pequeno porte?


Cada dia mais as grandes empresas do mercado tem optado pelo CRM. Essa escolha se dá pela sua capacidade de otimizar, automatizar e estruturar processos internos. Claro, esses não são os únicos benefícios por optar por uma ferramenta de gerenciamento de clientes, mas para elas, esse é o grande objetivo.

Com uma imensidade de funcionalidades e contribuições para a estruturação de um processo de vendas assertivo, o CRM vem se destacando no cenário comercial como uma solução inovadora. Tanto que, diversas empresas de pequeno porte desejam adotar a estratégia, mas ainda não se sentem qualificadas.

Mas será que esse receio é justificável? Empresas de pequeno porte não devem investir em um CRM?

Para que você compreenda e a gente possa te dar a resposta, é preciso ir a fundo e entender o que um CRM pode fazer.

O que é CRM e quais suas vantagens

O CRM – Customer Relationship Managementé um sistema informatizado que contribui na automatização de diversas funções relacionadas ao atendimento, venda e negociação com o cliente.

Ajudando a criar e manter um bom relacionamento com o consumidor, essa ferramenta é muito mais do que apenas uma agenda virtual, ela consegue, através do mapeamento de clientes, organizar, armazenar e cruzar todos dados referentes a vendas.

O acompanhamento das vendas é outro ponto forte desse sistema gerencial.

Com o CRM é capaz de saber em que fase do processo seu cliente está e, até mesmo, como suas estratégias estão se portando, isso a partir da observação do fluxo de leads no seu funil.

Por exemplo, se o volume de perdas em uma fase específica de seu funil está alta, é possível concluir que algo está dando errado ou que precisa ser repensado.

Todos os dados provenientes do CRM são capazes de comunicar a situação real da empresa, dessa forma é bem claro o motivo de muitas empresas estarem apostando nessa ferramenta.

No entanto, dentre todas essas, o grande diferencial do CRM, para outras ferramentas que podem ajudar no processo comercial, é a sua multiplicidade que atende diferentes demandas, não ficando preso a uma só forma de uso.

Operacional: colabora para que haja uma estruturação nos processos internos da empresa, definição de funções, fortalecimento dos canais de comunicação com o cliente e ajuda na identificação de falhas e apontamento para melhorias que podem ser feitas tanto no processo quanto nos produtos/serviços.

Analitica: tem o propósito de obter relatórios detalhados que contribuem para estratégias das mais diversas áreas da empresa, no aprimoramento das abordagens, na maneira de lidar com o cliente e no fortalecimento da relação cliente-vendedor.

Colaborativa: foco no relacionamento com o cliente e na forma com que as informações são repassadas através do processo, fazendo com que a abordagem se torne mais pessoal/humana.

Estratégica: busca integrar as estratégias citadas anteriormente de forma que o resultado final atenda as necessidades da empresa. É uma abordagem mais prática e dependente da habilidade de quem vai aplicá-la.

Por que uma empresa pequena deve investir em um CRM

Uma empresa pequena, que está começando agora no mercado, não gosta de se arriscar, pois isso pode colocar todos os seus esforços no lixo. Ela precisa que qualquer mudança, independentemente do tamanho, facilite sua vida.

O CRM, além de ter um custo baixíssimo de implementação, é bem didático e não demanda grandes investimentos em treinamento. Só isso já é uma grande vantagem para empresas de pequeno porte que buscam aprimorar seus processos, mas ainda tem medo de investir.

Fora o custo baixo de investimento, o CRM ainda é uma ferramenta SaaS, ou seja, ele é um serviço que fica online, facilitando o acesso onde quer que você esteja.

E falando ainda em praticidade, diferentemente de programas que precisam ser atualizados com frequência e interrompem a rotina de trabalho da empresa, o CRM não necessita ser atualizado por terceiros, já que a própria plataforma se encarrega de fazer essas atualizações automaticamente, sem causar danos.

Esse ponto é extremamente importante, ainda mais quando você está começando e qualquer lugar pode ser uma oportunidade de conhecer clientes, o CRM te deixa sempre preparado para qualquer eventualidade e permite que as informações daquele lead sejam anotados de maneira bem prática.

No tópico anterior foi apresentado também algumas formas de utilizar o CRM, as abordagens que ele pode fazer.

Essa gama de funcionalidades e caminhos diferentes para escolha, podem fazer a diferença. Ele ainda oferece a opção de migrar para planos mais amplos conforme a necessidade, não comprometendo sua renda com algo que talvez não seja funcional para você no momento.

Toda inovação que você insere em sua empresa precisa ser pensada da seguinte maneira: ela vai me auxiliar daqui x tempo? Caso a resposta seja não, é provável que você esteja utilizando um quebra galho.

O CRM parte do princípio de realmente acompanhar o usuário, independentemente das proporções que suas demandas estão tomando e consegue se mostrar útil em perspectivas de 10, 20 e 30 anos.

Na parte de vendas, ele nao te deixa perder nenhuma oportunidade e emite lembretes sobre negociações em andamento, aumentando a possibilidade de fechamento.

Após tudo que vimos, será que realmente vale a pena investir em um CRM em uma empresa de pequeno porte?

Se você busca automatização, agilidade, praticidade, baixo investimento, processos mais assertivos e melhoria no relacionamento com o cliente, a resposta é sim.

Ainda mais quando se é pequeno e depende dos clientes para dar andamento nas suas estratégias, eles são uma porta para que seu trabalho seja divulgado e isso só ocorre quando se tem uma boa experiência, e um CRM pode te garantir isso.

Qual CRM escolher?

No mercado existem diversos CRM e às vezes fica até difícil escolher o que mais se encaixa com sua empresa, por isso que hoje queremos te indicar o Moskit CRM, um CRM 100% brasileiro que se destaca pela suas inovações e processos assertivos que atendem a demanda dos usuários.

Atendendo do pequeno ao grande empreendedor, o Moskit CRM consegue te dar um suporte que permite que suas estratégias se tornem mais eficazes e que suas vendas decolem de vez.

Se você busca um CRM que dê um boom no seu sistema gerencial e seja o seu melhor amigo, o Moskit CRM é a melhor opção. Comece um teste gratuito em nossa plataforma e desfrute de vantagens que só o Moskit pode proporcionar.