Um dos ditados mais comuns no mercado de trabalho, principalmente em áreas voláteis como em vendas, é que ninguém é insubstituível.

É com essa mentalidade que muita gente começa seu dia de trabalho e percebe sua relação com seus gerentes. Para quem sente que o mercado é competitivo e que a expectativa em cima do trabalho é cada vez maior, é muito fácil assumir que a empresa não enxerga seu devido valor, que está sempre perto de ser dispensado.

Por mais que possa ser uma simples percepção, a falta de valorização é uma das principais causas da queda de desempenho de profissionais e da busca por outras oportunidades de trabalho.

O lado bom é que reconhecimento não trata apenas de retorno financeiro, existem formas eficientes de demonstrar o valor de um funcionário sem necessariamente precisar mexer no caixa da empresa.

1. Crie um ambiente desafiador

Nem sempre os seres humanos sentaram em escritórios trabalhando 8 horas por dia. Por mais estranho que possa parecer, esse modelo de trabalho é extremamente recente e bem distante da nossa natureza mais primitiva.

Humanos são animais que se entediam com facilidade e entendem desafios como uma possibilidade de se desenvolver. Diferente de quando fazemos uma tarefa rotineira, uma atividade que traz desafios é abraçada com muito mais vontade, trazendo um forte sentimento de conquista quando o desafio é cumprido com sucesso.

Envolver funcionários em projetos novos, delegar atividades que estejam distante das tarefas rotineiras e criar metas que representem desafios possíveis é uma ótima forma de fazer com que o vendedor sinta que é valioso para a empresa.

2. Reconheça seus vendedores como indivíduos

Criar celebrações que mostrem para todo o time que eles são peças valiosas é importante, mas para realmente demonstrar o valor único de cada vendedor, é preciso criar formas de recompensa individuais.

Essas recompensas individuais nem precisam ser grandes, apenas bem específica para que fique claro que aquele reconhecimento é pessoal. Não precisa também ser dinheiro, mas basta alguns pequenos gestos indicando que o esforço foi reconhecido.

Dar um dia de folga depois de um bom resultado, pequenos presentes ou até deixar o vendedor assumir uma frente que tenha mais interesse. Os tipos de recompensa podem variar bastante, mas ideias simples como dar a tarde de sexta-feira de folga para alguém que se destacou durante semana são bons exemplos de recompensas individuais e que demonstra o apreço pelos bons resultados.

3. Mostre que os outros também enxergam o valor

Além do próprio feedback positivo que deve partir do gestor, é interessante também compartilhar comentários e elogios feito pelo cliente. Dentro da rotina as vezes acabamos esquecendo quem de fato é beneficiado pelo esforço de cada profissional, é interessante relembrar.

Gestão de vendas

Compartilhe com todos os feedbacks dos clientes, mostrando que não apenas a empresa, mas quem e está de fora recebendo os serviços, também reconhece o valor. É importante também que todos sejam encorajados a valorizar os bons resultados uns dos outros, elevando o senso de valor do time.

Reforce que reconhece a dedicação e a qualidade do trabalho

A comunicação diária entre gestores e vendedores pode acabar se tornando um pouco engessada. Pelo convívio diário, muitas vezes acabamos não transparecendo o que estamos pensando, mesmo quando são opiniões positivas.

Ao delegar uma função, fuja do automatismo das demanda rotineiras e converse de verdade, com transparência, explicando porque acredita que seu vendedor é a pessoa certa para aquela ação, e o quanto o projeto vai se beneficiar por ter a pessoa trabalhando nele.

Também precisamos deixar claro que ninguém quer apontar favoritos e esquecer o resto dos funcionários. Cada pessoa tem seu nível de progresso e deve ser reconhecida para que o estímulo siga crescendo. O objetivo não é criar comparações, mas garantir que todos sigam evoluindo em grupo.

Pequenas ações de valorização fazem muita diferença para qualquer empresa, e não observar cada profissional sob esta ótica pode afastar muita gente boa do seu negócio.