Se você ainda mora no planeta Terra, deve ter ouvido falar sobre o espetacular desempenho do New England Patriots, na edição LI do Super Bowl.

A final da liga nacional de futebol americano foi marcada por uma virada de mesa daquelas que só vemos em filmes. No terceiro quarto do jogo, o Atlanta Falcons liderava a partida num esmagador placar de 28-3, mas o Patriots não se deixou abalar e conseguiu reverter o placar, uma histórica vitória de 34-28. A primeira vez na história que uma virada como estas aconteceu num Super Bowl.

Para quem acompanha o futebol americano um pouco mais de perto, existem algumas lições importantes que podem ser aprendidas com o desempenho de Tom Brady e sua equipe.

Na sequência, selecionei os principais aprendizados que toda equipe de negócios deveria ter em mente para alavancar sua performance e conquistar suas metas.

O líder precisa manter a calma

Dentro de campo os times possuem uma clara figura de líder. No futebol americano o quarterback é o responsável por transmitir a estratégia, definir as jogada e, se necessário, improvisar de acordo com a reação da defesa.

Tom Brady de terno e fone de ouvido em ambiente esportivo

Durante os 3 quartos em que o Falcons dominou a partida, pudemos ver as câmeras buscando captar a reação de Tom Brady, o superstar quarterback do Patriots. Enquanto todos esperavam encontrar alguém desesperado diante de uma diferença tão grande no placar, tudo o que podíamos ver era um profissional firme, focado em seguir a estratégia.

Em qualquer modelo de equipe o líder é a peça estratégica do time, a confiança do grupo e a segurança nos resultados é reflexo da postura que o líder assume diante dos problemas que surgem ao longo do caminho.

Se quando as coisas saem dos trilhos, o líder transparecer que perdeu o controle da situação, essa instabilidade será sentida e reproduzida por todo o time. O que pudemos ver em Tom Brady durante todo o Super Bowl LI foi um exemplo forte de liderança, de como é preciso manter a calma, tranquilizar o time e garantir que todos continuem confiantes na missão.

Seja consistente

Algumas estratégias precisam de tempo para funcionar e ajustes para serem plenamente eficientes.

O New England Patriots passou a maior parte do jogo perdendo por uma gritante diferença mas, mesmo assim, ao longo do jogo, sua estratégia não foi modificada. O time seguiu do início ao fim o que estava planejado.

O que mudou então para a vitória? Cada nova investida do time levantava informações novas sobre o time adversário, detalhes que eram incorporados à estratégia e tornavam a jogada seguinte mais eficiente. Mudar a estratégia no meio do jogo representaria tirar todos os jogadores de sintonia e deixá-los perdidos em campo.

O que pudemos observar foi um time doutrinado, atento aos comandos do líder e seguindo a estratégia de forma consistente. Toda essa combinação de elementos formou um time confiante em virar o jogo, disposto a segurar firme e garantir a vitória no final.

É um trabalho de equipe

jogo de futebol americano, tom brady
Um pouco mais acentuado do que na maioria dos esportes, mas muito similar ao que encontramos nas empresas, o futebol americano é jogo formado por especialistas.

Um time de futebol é composto por até 53 jogadores - contando com reservas - dividido em três equipes distintas, responsáveis por atacar, defender, ou entrar em campo em alguma situações específicas, como retornos de bola ou kickoffs (no início de cada tempo). Cada jogador em campo possui uma função muito específica, cada um sabe exatamente o momento em que deve atuar e até onde vai sua função.

Os jogadores possuem características muito diferentes; desde tamanho e peso, até velocidade e força. Quando comparados entre si, pode parecer que um jogador é mais valioso que o outro. Mas todas as peças são igualmente importantes para o resultado, cobrindo as possíveis vulnerabilidades do time. As jogadas são definidas considerando detalhadamente o movimento de cada uma das peças.

Do que adiantaria Tom Brady fazer lançamentos e marcar pontos, se a defesa não fosse capaz de segurar os avanços do time adversário? Um grande mérito nessa revanche histórica foi segurar novos pontos da equipe rival e não apenas conquistar novos pontos.

Nas empresas, o cenário deve assumir uma construção muito similar. É imprescindível que a importância de cada um dos membros seja reconhecida e que sua especialidade seja respeitada. Os jogadores devem atuar nas posições em que desempenham o seu melhor resultado, sintam-se confiantes com o que fazem e não atrapalhem o resto fazendo algo que não possuem familiaridade.

Experiência conta muito

O quarterback do Patriots tem uma característica ímpar, que o torna diferente de praticamente todos os outros que enfrenta.

Tom Brady já havia participado de 6 Super Bowls, o que dá mais experiência para ele sozinho do que todo o time rival, o Atlanta Falcons. Brady, antes da partida, havia vencido 4 Super Bowls, enquanto o outro time chegava em tal disputa pela segunda vez (tendo perdido a primeira para o Denver Broncos, o maior rival do New England Patriots dos últimos tempos).

Uma equipe experiente, ou até mesmo um líder experiente é capaz de antecipar pontos que os outros adversários não conseguem. No futebol americano, mesmo que o jogo seja o mesmo, a pressão envolvida num evento dessa magnitude afeta diretamente o psicológico dos envolvidos. Saber como controlar a ansiedade, o medo e manter a capacidade de seguir os planos são características decisivas para uma equipe.

No mundo dos negócios, a maturidade traz ainda outros aspectos. Pessoas mais experientes possuem mais responsabilidade, tendem a ser mais dedicados e focados em resultados. Elas também costumam observar mais detalhes e identificar os pontos que realmente importam, adicionando um caráter extra de confiança e eficiência.

De olho no relógio

Todo time eficiente sabe a importância de gerenciar o tempo disponível para alcançar uma meta.

Os Patriots estavam lutando contra o relógio, tentando aproveitar cada momento para avançar jardas e marcar pontos. Os Falcons tinham outro problema, precisavam fazer jogadas que consumissem mais tempo e os segurassem na liderança.

Existia uma meta muito específica que o Patriots precisava alcançar para garantir o empate e levar o jogo para prorrogação.

Um exemplo de como uma má estratégia do Falcons entregou o título ao adversário, foi o momento onde podiam escolher entre um Field Goal - numa distância que seria muito difícil errar - ou executar uma jogada corrida.

A jogada corrida garantiria mais pontos e daria uma vantagem maior. Já o Field Goal teria dado a vantagem suficiente para que o Patriots não tivesse tempo de empatar. Os Falcons optaram pela jogada corrida e o jogo chegou ao empate.

Nas vendas também é preciso estar ligado no tempo. Toda meta tem um prazo definido e a estratégia para alcançar estes prazos deve ser muito bem gerenciada.

Se uma equipe possui três meses para alcançar um determinado faturamento, é possível que não fechem tantos negócios logo no começo, mas gaste grande parte prospectando oportunidades e gerando leads. Os fechamentos vão surgir apenas ao final do período, mas como parte de um planejamento bem executado.

Ter a consciência de construir uma estratégia que utiliza o tempo de forma eficiente é um enorme diferencial para para conseguir alcançar o resultado.

Use seus problemas pessoais como motivação

Por mais de um ano, a mãe de Tom Brady vem lutando contra um câncer. Tem sido pública a preocupação do jogador com sua mãe e toda sua dedicação para oferecer conforto aos seus familiares.

A mãe do jogador estava presente no estádio acompanhando os passos do filho que caminha ao seu lado nessa difícil batalha. Em suas entrevistas, fica claro que todas as adversidades que vem enfrentando servem como um fator motivador para continuar dando o melhor de si.

O jogador dedicou a vitória do jogo à sua mãe e desejou que tenha algum efeito curativo sobre ela.

Quando as coisas estão ruins, o que podemos fazer é dar nosso melhor para que novos problemas não surjam e piorem ainda mais toda a situação.

mãe do tom brady doente

Além da doença de sua mãe, Brady enfrentou uma grave suspensão no início da temporada de 2016. Mesmo negando as acusações, o quarterback cumpriu as regras e seguiu suspenso por quatro partidas. Todo esse escândalo em torno do jogador fez com que ele voltasse com ainda mais força e vontade de provar ao mundo que é o melhor jogador de todos os tempos.

O jogo só acaba quando termina

É fácil perder as esperanças quando tudo está dando errado. É normal querer jogar a toalha e pensar que não existem mais chances.

A lição mais icônica que podemos tirar desse evento histórico é, sem dúvidas, a lembrança de que devemos lutar com todas as forças enquanto o jogo ainda está acontecendo.

Jogo de futebol americano

Todos que assistiam ao evento já haviam perdido as esperanças. As chances de marcar 25 pontos em pouco mais de vinte minutos eram baixas, algo que nunca havia acontecido em outro Super Bowl. Pudemos ver os próprios torcedores do time desistindo de assistir ao jogo, sem sobrar muita fé na partida.

O New England Patriots demonstrou com maestria que é possível recuperar-se de cenários aparentemente perdidos. Se existe tempo, deve existir empenho e esforço.

Quem acompanha futebol americano sabe que grande parte da magia é construída pela forte adoção de novas tecnologias e ferramentas que auxiliam o gerenciamento dos jogos e na composição das estratégias. O Moskit é um CRM é uma ferramenta que vai transformar sua empresa em referência de atendimento ao cliente e turbinar seu processo de vendas.

Faça um teste com o Moskit e transforme sua equipe num time campeão em eficiência.