Você sabe como o dashboard produtividade impacta na empresa? 

Quando estamos falando de produtividade em softwares, este pode ser um dos requisitos importantes para a identificação rápida  e estratégica de elementos fundamentais de gestão dentro de um painel de informações.

Um dashboard é um painel visual que contém, de maneira centralizada, um conjunto informações que podem ser indicadores, números, dados e métricas dentro de um software.

Ter um painel claro, limpo e dedutível é fundamental para o rendimento de um usuário de CRM. Ele tem que entregar usabilidade, leitura clara de informações e ser esteticamente agradável para seu processo diário, mas principalmente fornecer aos usuários a clareza no tipo de informação que ele precisa.

Quer saber mais? Desenvolvemos um conteúdo completo para vocês sobre o assunto. Confiram: 

A importância de usar o Dashboard 

Cada usuários precisa saber, de maneira rápida, medir o que estava acontecendo com seu processo comercial, com o mercado e com a sua empresa para ter de maneira intuitiva um orientação sobre como agir referente a quantidade de clientes ativos, o tempo da sua jornada de venda, onde colocar mais esforços e onde fica comprometido faltar.

Assista também:

Com a alta competitividade e a velocidade do mercado é preciso saber quase que em tempo real essas e outras informações mais críticas e pontuais. Esta com certeza é uma peça chave neste grande quebra-cabeça de vendas e para que uma equipe possa diagnosticar problemas e avançar com progressos ela precisa ter um CRM que preenche completamente as necessidades personalizadas.

Antes mesmo de comentar sobre dashboard, precisamos garantir que entendemos o propósito deles em relação à produtividade em fechamentos dos negócios.

Uma das missões fundamentais de um CRM é justamente oferecer rapidamente a um usuário, seja ele gestor ou vendedor, uma breve e imediata visão geral dos seus principais indicadores.

Além disso, temos que ter a maturidade de utilizar ferramentas que se encaixem perfeitamente na realidade existente da empresa. Não adianta ter um CRM gigante se a quantidade de dados que precisa não tem essa demanda.

Entender que nem todos os componentes de um dashboard são necessários para todos, faz com que cada nível e alçada de gestão trabalhe com o que realmente interessa a sua demanda.

Pode ser bonito um dashboard lotado de informação, mas para trabalhar de maneira mais produtiva, é preciso escolher as informações necessárias.

Como uma solução corporativa, seu CRM tem que ser flexível e adaptável o suficiente para permitir com que cada usuário construa um painel eficiente. Isso chama prioridade de informação. É assim que alcançamos a produtividade.

Como um dashboard ajuda na produtividade? 

Tá, mas como um dashboard ajuda na produtividade? Separamos alguns ponto a serem considerados:

Análise diária de dados

O dashboard pode ser considerado um relatório de dados que é atualizado em tempo real.

Por ter esses dados organizados visualmente, torna-se mais fácil o acompanhamento do que está acontecendo diariamente no setor de vendas, fazendo análises e ajustando a sua estratégia e metas de vendas conforme os resultados apresentados

Assista também:

Pense, se você esperar até o final da semana ou do mês para puxar um relatório, qualquer risco se espalhar por todo processo, dificultando a reversão do mesmo, prejudicando os resultados e a produtividade. 

Com esse entendimento e organização, erros são minimizados, o processo é acelerado e, consequentemente, o fluxo de produtividade sobe.

Insights em tempo real

Já mencionamos que as informações em tempo real podem fazer diferença no dia, mas é importante citarmos a importância delas em tempo real.

Quando você tem acesso a um dashboard com informações, dados e relatórios em tempo real, você consegue tomar decisões conforme as coisas estão acontecendo, ou seja, se adaptar às mudanças e tendências que estão sendo apresentadas.

Isso ajuda muito na produtividade, pois, por exemplo, se o seu dashboard mostrou uma queda no número de fechamentos, você pode desenvolver algumas ações de nível diário para retomar o poder e contornar essa situação.

Relatórios personalizados 

Só o dashboard de vendas não faz milagre. 

Você pode ter um ótimo modelo de dashboard para produtividade, mas como não sabe quais dados apresentar ou a maneira correta de executá-los, todos os seus esforços podem ser desperdiçados. 

Além do das informações que devem ser acompanhados, e selecionadas para construção do dashboard, que devem apresentar os itens certos, inclusive, uma boa dica é tentar lembrar os tipos de dashboards que podem ser criados e tente atender às suas necessidades, para entender quais dados são importantes para criar seu dashboard de vendas, é importante também gerar relatórios personalizados.

Esses relatórios conseguem dar mais controle para o gestor sobre o que está acontecendo com o seu time. Usando esse recurso da melhor maneira, é possível extrair informações relevantes que ajudam a construir uma equipe comercial com um grande potencial. 

O dashboard prático do vendedor

O vendedor deve se atentar para as questões de produtividade, de rendimento e de organização. Uma boa rotina de CRM pode oferecer ao vendedor não só mais agilidade, mas mais precisa em uma busca por informações facilmente detectáveis.

A começar, o dashboard ideal do vendedor precisa ter lembretes e indicadores que apontem para o que ele realmente precisa ver no dia a dia. Especialmente aqueles que servem para agilizar a rotina.

Alguns bons exemplos são:

Ter sempre a vista as atividades do dia e atrasadas para poder saber o que é prioridade, ter evidente os negócios fechados, os ganhos e abertos para que possa realmente acompanhar as metas e saber onde deve focar mais suas abordagens e seus fechamentos e sempre ter os dados com o filtro trazendo ele próprio como responsável, exceto as metas em equipe, apenas se houver necessidade.

O vendedor sem CRM é apenas um negociador falido. O vendedor sem registro é apenas uma pessoa contando com o improviso, que nem sempre funciona. Quando você tem dados certos na mão, cada passo fica mais tranquilo e seguro.

A pergunta que deve se fazer é: O que é mais importante eu como vendedor saber que pode mudar minha realidade sobre uma venda? É isso que tem que estar no seu dashboard.

O destemido dashboard do gestor 

O que será que não pode faltar no painel do responsável por gerir, identificar e organizar um processo comercial?

O painel do gestor de vendas pode conter até mais informações do que a dos vendedores. Claramente os seus relatórios precisam ser mais robustos e  completos, mas tudo precisa estar bem organizado para não sobrar informação desnecessária.

Em alguns casos é comum um dashboard para cada vendedor, mas geralmente um painel para uma equipe de até 5 pessoas já dá condições de realizar uma boa gestão.

No caso do gestor, ele precisa filtrar todos simultaneamente: os negócios abertos e fechados, novos negócios do mês, meta, algum serviço específico ou produto que tenha um campo personalizável e tantos outros.

É por isso que é fundamental que o seu dashboard seja um painel não somente cheio de números que não vão dar a visão completa da situação comercial, mas ele tem que cercar-se de informações e saber ler esses números para deduzir o que eles significam.

Acesse o melhor Dashboard de produtividade 

Não há como negar, o dashboard de vendas hoje em dia é indispensável para os profissionais de vendas. Então se você ainda não tem uma ferramenta que possa te dar suporte para construir o seu dashboard de vendas, você precisa conhecer o Moskit CRM

Além de funcionalidades, também é possível ter acesso a relatórios de produtividade, como esse aqui:

 

O Moskit CRM, além de contar com dashboard personalizáveis, dá suporte ao usuário em todas as etapas da vendas, possibilitando ao vendedor ter mais tempo para focar nos seus clientes, e ao gestor a capacidade de gerenciar com mais precisão o seu setor. 

Quer saber mais? Clique no link a seguir saiba tudo sobre Dashboard de Vendas. dashboard de vendas