Como manter-se motivado nas vendas

Como manter-se motivado nas vendas

Manter-se motivado quando o mercado está extremamente competitivo, a concorrência está com um preço inferior e as leads que chegam até você são frias pode ser um desafio.

Você faz ligações o dia todo, não consegue contato com o cliente, encontra leads desqualificadas e, com dezenas de objeções, sente que não está saindo do lugar.

E agora?

A carreira nas vendas pode ser esgotante, sendo difícil manter o ânimo e seguir motivado no cotidiano. Manter-se no pique é um verdadeiro desafio e é comum sentir que está patinando sem sair do lugar. Por isso motivação é um assunto sério para quem tem uma rotina tão intensa.

Encontre um propósito no que faz

Quando você chega no seu escritório pela manhã, abre seu CRM e vê 50 atividades pendentes logo no começo do dia, já sente um desânimo?

Deparar-se com esta situação, sem saber por onde começar ou sem entender o que você ou sua empresa pode tirar de tudo isso é um reflexo de que você não compreende seu processo de vendas ou não vê um propósito no papel que desempenha.

Ao vender nosso produto ou serviço, primeiramente devemos passar confiança naquilo que entregamos. Essa confiança surge no momento que entendemos a importância das vendas na empresa e também o benefício que estamos entregando ao cliente.

Entenda melhor seu processo de vendas e organize-se. Nada mais motivador do que saber que está impactando positivamente a vida das pessoas pra quem vende, o crescimento da sua empresa, e logo, o seu.

Analise sua rotina

Mesmo gostando muito do seu trabalho, levar o stress do dia-a-dia de vendas para fora do seu escritório pode ser desgastante. Ao ficar pensando em como será o dia seguinte, se vai conseguir fechar aquela venda ou bater suas metas, não nos damos o tempo necessário para descansar a mente e corpo.

Invista em hobbies e atividades que funcionam como uma válvula de escape. Praticar algum esporte, ler ou cozinhar são atividades que podem aliviar a tensão da rotina. E como todo hobby exige um certo esforço, estes acabam trazendo aprendizados importantes, como disciplina e perseverança. Os aprendizados vindos do seu hobby podem influenciar diretamente seu desempenho profissional.

Todo dia, é dia de melhorar

Buscar pessoas que são referência na área também é um método muito eficiente para se manter motivado. Leia artigos, busque conhecer mais sobre a visão dos maiores ícones do seu ramo e coloque sempre em prática.

Inove. Faça perguntas para si mesmo. Questionamentos como: Como posso melhorar o que venho fazendo? Quem o maior especialista neste assunto, e como posso aprender mais com essa pessoa?

Todos temos algo a aprender, seja com um famoso palestrante, o líder de um time, ou mesmo nossos colegas de profissão. Buscar novos conhecimentos e diferentes soluções para um mesmo problema pode ser um grande aliado na hora de buscar motivação profissional.

Faca na caveira!

Agora que você já entende seu papel, sabe como aliviar a tensão e está sempre atualizado é hora de colocar em prática e fazer seu melhor. Nada mais motivador para um vendedor, do que fechar uma venda. Coloque uma música que te deixa empolgado e comece a discar.

Gosto muito de uma citação do Jordan Belfort, no filme “Lobo de Wall Street”, onde ele motiva sua equipe, dizendo:

“Estão vendo estas caixas pretas aqui? Elas chamam telefone, e vou ensinar um segredo sobres elas. Eles não discam sozinhos, ok? Sem vocês eles são inúteis pedaços de plástico, como uma M16 sem um perito para puxar o gatilho. E no caso do telefone, depende de cada um de vocês [...]”