8 técnicas de venda que você precisa aprender

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

Vender não é uma tarefa fácil, e às vezes é necessário se utilizar de algumas técnicas para aumentar as chances de converter negócios.

As técnicas de vendas podem ser aplicadas em diversos momentos da venda, já que elas são utilizadas pelos vendedores para criar receita e ajudar a vender com mais eficácia.

Existem diversos tipos de técnicas de vendas, como, por exemplo, para fechar negócios mais rapidamente ou vender com mais eficácia. Você não precisa necessariamente escolher apenas uma, visto que é possível experimentar diversas durante o processo de vendas, e até mesmo aplicar várias delas ao mesmo tempo.

Quer saber mais? Separamos 8 técnicas de vendas indispensáveis para os vendedores.

8 técnicas de venda que todo vendedor precisa aprender

Primeiro contato

1- Tom sério e formal

A maioria dos clientes não conhecem muito sobre a empresa quando o vendedor liga para estabelecer o primeiro contato, sendo assim é importante prestar muita atenção ao tom de voz, pois acredite se quiser ele pode ser uma técnica de vendas para atrair o cliente.

Ser direto, amigável e gentil chamam bem mais a atenção do que um tom de voz tenso e desanimado.

Perguntar o nome do cliente, e tentar manter uma conversa formal passa confiança e credibilidade.

2 - Faça que os clientes perguntem

Quando o vendedor está conversando com o cliente, um dos principais objetivos dele deve ser gerar interesse.

Por isso é importante falar as informações certas para que eles fiquem curiosos e façam perguntas.

3 - Cause a melhor primeira impressão

Já falamos sobre isso nos tópicos anteriores, mas é importante reforçar que os primeiros momentos são fundamentais para causar uma boa primeira impressão.

No entanto, existem três ações que você deve fazer durante o primeiro encontro com seu lead:

  • Sorrir sinceramente;
  • Olhar nos olhos dele durante toda a conversar;
  • Se mostre feliz em ver o cliente.

4 - Faça o cliente dizer SIM várias vezes

Fazer o cliente dizer sim várias vezes é meio caminho andado, visto que se ele se sente confortável em dizer sim uma vez, futuramente ele não se mostrará tão resistente em aceitar propostas.

Mas como fazer isso?

É interessante pensar em perguntas que sempre vão resultar em respostas positivas. Como, por exemplo:

  • então você é o responsável por esse setor?
  • você está com essa dor?
  • está interessado em nossa solução?
  • gostaria de saber mais sobre a solução?

Durante os encontros

5 - Resuma em menos de 1 minuto quem você é o que você faz

Nem sempre o cliente tem tempo sobrando para ouvir mais sobre você e sua empresa, e ele pode até mesmo se sentir entediado quando a conversa se resume apenas a isso.

Por isso uma das técnicas de vendas mais conhecidas para se conectar com o cliente e fazer com que ele fale mais é resumir ao máximo a apresentação inicial.

Preparar um discurso com 5 / 6 fatores que fazem da solução única, é um bom começo e vai atrair logo de cara a atenção do consumidor pela objetividade e gama de informações claras e específicas.

6- Faça perguntas depois de se apresentar

É importante que o consumidor sinta que está no controle, logo ele precisa falar mais do que qualquer outro durante a reunião.

As vezes ele pode mostrar algum tipo de resistência, por isso que uma das técnicas de vendas para o primeiro encontro com o cliente é fazer perguntas que ele tenha que responder, como, por exemplo:

  • o que você deseja ao adquirir nossa solução?
  • quais são suas maiores dificuldades?
  • já teve alguma experiência com soluções similares?

8 - Acompanhe o pensamento do cliente

Algo muito interessante de se fazer para atrair a atenção do cliente, é usar afirmações que confirmem o que ele acabou de dizer, por exemplo:

"Então, se você pudesse melhorar a produtividade da sua equipe de vendas consideraria a utilização de um CRM?"

Depois de enviar uma oferta

8 - Gerencie sua atitude em relação às objeções

Estar preparado para quando as objeções também pode ser uma excelente técnica de vendas, visto que é a oportunidade perfeita para esclarecer dúvidas e não deixar nenhuma brecha.

Quando o cliente perceber que a objeção dele foi bem recebida, ele pode passar a repensar na escolha que ele fez, e até mesmo reconsiderar a empresa/solução num futuro próximo.

O segredo para que suas técnicas de vendas sejam infalíveis

Para que qualquer uma das dicas que foram apresentadas anteriormente funcione, você, em primeiro lugar precisa ficar muito atento nos sinais que o cliente te passa diariamente, em cada palavra que ele diz existe um argumento propício para ser utilizado.

Seja paciente e tente sanar todas as dúvidas que ele possa ter e, o mais importante, estude a fundo seu público-alvo e persona, eles te darão munição para  prosseguir e obter sucesso.

Uma ferramenta que pode te ajudar a entender mais sobre seus clientes e como eles se comportam durante as etapas da venda é o CRM.

O Moskit CRM é uma dessas ferramentas, ajudando o usuário a visualizar os estágios da venda e o comportamento do cliente, podendo ajudar o vendedor a estabelecer técnicas de vendas ainda mais eficazes.

Clique aqui e comece agora mesmo um teste gratuito em nossa ferramenta.

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit