Faça amigos e não apenas clientes

Faça amigos e não apenas clientes


Conforme o tempo vai passando e o vendedor vai tomando familiaridade com o processo de vendas da empresa que trabalha, suas ações tendem a se tornar mais mecânicas e programadas, já que ele sabe como tudo funciona.

Por mais que seguir uma ordem padronizada seja excelente para o aumento da produtividade, esse tipo de conduta, quando não bem organizada, pode deixar – e muito – a desejar no relacionamento com o consumidor. Quando não se abre oportunidades para conhecer melhor o seu público, a chance de se tornar amigo do cliente e explorar diversas vantagens é perdida.

A amizade entre a empresa e o consumidor é extremamente importante para os negócios.

Relação com o cliente: o que é e qual sua importância

Em nossa vida pessoal, muitas vezes precisamos aconselhar algum amigo que está passando por uma situação crítica, ou que precisa de uma opinião. E sabemos que quando não temos conhecimento sobre o assunto, o conselho pode ser muito vago e até mesmo não agregar nada a ele.

Na vida profissional isso também pode ocorrer, já que quando o vendedor não sabe nada sobre o  cliente, tudo o que ele fala pode não surtir efeito, pois nada daquilo foi pensado especificamente para a situação dele.

Sendo assim, ser amigo do cliente pode ser definido como a criação de um relacionamento pautado não só nos interesses profissionais, mas também nos pessoais, já que é a partir dessas trocas que os valores e ideias do consumidor se expressam, assim como as suas reais dificuldades.

Ser amigo do cliente significa muito mais do que ter um facilitador na venda, essa amizade proporciona experiência para lidar com diversas situações futuras.

Todo consumidor que você atende é diferente do anterior, o interesse dele pode até ser o mesmo, mas as razões pelas quais ele busca a sua solução quase sempre são bem divergentes. Mas conforme você vai conhecendo-o, mais fácil é para ajudá-lo. Isso se, claro, você tiver um repertório, ou seja, prática em realizar esse tipo de abordagem.

A relação com o cliente não é importante apenas para conhecê-lo melhor e explorar suas dores, quando o consumidor se sente satisfeito e ligado a empresa, ele tende a ser um propagador, ajudando a atrair novas oportunidades para ela.

Como se tornar amigo do cliente

A amizade é algo que surge com o tempo, mas nem sempre a negociação pode esperar para que isso aconteça. Tomar algumas ações e potencializar essa conexão é uma ótima saída. Conheça 5 atitudes que podem ajudar você a se tornar amigo do cliente:

1 - Seja honesto

Todo mundo já se sentiu enganado por algum vendedor em certo ponto da vida. Esse sentimento é horrível e certamente não passa confiança, um dos principais elos para qualquer relacionamento.

Ser honesto com o cliente é muito importante, pois quando ele sente que estão dizendo a verdade, sua percepção sobre a pessoa, e consequentemente sobre a empresa, muda e se torna positiva.

Sem contar que todos nós somos compostos por valores e preferências, demonstrar honestidade e transparência facilita o consumidor a se relacionar com quem está falando com ele.

2 - Mostre que é compreensivo

As dificuldades do seu consumidor atual podem ser totalmente diferentes do anterior. Por isso, entender  a realidade dele e e cenário em que ele se encontra, te ajuda a ter uma visão mais clara sobre o que ele está sentindo.

Escute o que o cliente tem a dizer e se coloque no lugar dele. Todos temos dores e apreciamos quando somos tratados com respeito e compreensão, ainda mais quando essa ação é verdadeira.

3 - Crie vínculos

Depois que o consumidor começa a confiar no que você diz e percebe o quão aberto para conhecê-lo e ajudá-lo você está, a aproximação para a criação vínculos se torna mais fácil.

O legal sobre essas conexões é que nem sempre elas precisam se resumir ao ambiente profissional, por exemplo, você e seu cliente podem ser fãs de uma mesma pessoa e a partir dessa similaridade é que se criam vínculos mais fortes.

4 - Aconselhe e ajude

Como todo amigo, é provável que ele chegue até você pedindo por conselhos ou ajuda para resolver alguma situação. Conhecendo-o melhor, você já consegue falar com mais propriedade sobre a dificuldade dele e aconselhá-lo sobre o que fazer.

Ser ajudado em momentos de tensão conta muitos pontos, já que os amigos estão presentes em todas as circunstâncias da nossa vida.

5 - Apoie o consumidor

O apoio ao cliente não se limita ao encorajamento a realizar determinadas atitudes. Mostrar que se importa com ele através de ações que o valoriza, também pode ser uma maneira de apoiá-lo.

Aqui no blog temos um post em que falamos sobre algumas ações de marketing que ajudam na vendas, que tal dar uma olhadinha? Algumas podem te dar uma luz: Saiba como aumentar suas vendas utilizando 15 ações de Marketing.

Onde começa o relacionamento com o cliente

A base de todo relacionamento está na forma com que ambas as partes se expressam, a partir do momento em que isso flui bem, os clientes começam a te olhar com outros olhos.

Entretanto, o relacionamento começa dentro da empresa, na forma como os processos se alinham e a convivência é estabelecida.

Algo que colabora para que haja um clima harmonioso dentro da empresa, é a organização dos processos. E o Moskit CRM, uma das melhores ferramentas gerenciais do Brasil, pode dar uma mãozinha nesse caso.

Contando com um design de fácil compreensão, o Moskit é essencial para que seus processos gerenciais rodem com perfeição, permitindo que o usuário acompanhe e gerando informações extremamente importantes para o setor de Marketing. Faça um teste gratuito agora mesmo.