Por que a Gamificação vai acelerar seu desempenho de vendas?

Por que a Gamificação vai acelerar seu desempenho de vendas?

Os games fazem sucesso entre quem é apaixonado por tecnologia, principalmente para a geração Y. Atualmente, os “jogos sérios” também podem ser utilizados na gestão de vendas.

A gamificação tem uma importante função: gerenciar equipes e manter as pessoas engajadas nos indicadores, tarefas, comunicação e resultados da empresa. Quer entender melhor os motivos para usá-la? Confira no post!

#1 Amplia a competição entre os vendedores para que eles consigam mais vendas

Os vendedores devem ser competitivos por natureza: fazer com que eles corram atrás dos objetivos comerciais permite que o gerente da área possa incentivar a ambição do seu time. Muitas vezes, não é um prêmio que incentiva o vendedor, mas o reconhecimento pelo gestor e pelos os colegas de trabalho. Para facilitar, conte também com um sistema que seja capaz de estimular o foco nos indicadores, tarefas e campanhas de incentivo.

#2 Redução do desgaste gerencial no acompanhamento

Por meio da gamificação são explorados pontos, níveis, recompensas e regras, de forma a incentivar sua equipe de vendas de maneira lúdica, reduzindo o desgaste natural da cobrança de resultados e aumentando a produtividade das equipes comerciais, graças ao estímulo de comportamentos que fazem com que ganhem “pontos”, exatamente como em um jogo.

#3 Reconhecimento sistemático dos melhores vendedores

Além disso, pode ser usada para inspirar a colaboração e imprimir um melhor trabalho em equipe, com a ideia de ganhar um prêmio pelos esforços e resultados obtidos.

Tal feito pode mostrar ao gestor não apenas quais os talentos mais importantes da empresa, mas também quais as ações e atitudes operacionais que merecem ser incentivadas mais e mais nos outros colaboradores, de sorte que exista uma melhora mais abrangente no time.

#4 Oferece mais proximidade com o gestor e possibilita a realização de feedbacks

Baseado no conceito de colaboração proporcionado pelas competições do time comercial, haverá mais oportunidades para o diálogo entre gestor e subordinados, facilitando o processo de feedbacks individuais e coletivos. Isso ocorrerá normalmente, porque o colaborador poderá ver as suas forças e fraquezas, de acordo com as suas classificações em cada tipo de competição promovida pela empresa. Isso pode inspirar colaboradores que tenham um fluxo mais baixo de vendas a vender mais.

#5 Cria um ambiente de trabalho envolvente e facilita a realização de tarefas

Desafios na carreira de vendas costumam ser gratificantes, ainda mais quando atingimos os nossos objetivos pessoais e profissionais. No ambiente corporativo, temos dois fatores impulsionadores para essa motivação: a remuneração e as oportunidades de crescimento profissional. Com um ambiente agradável, as pessoas tendem a se esforçar mais para realizar todas as tarefas da área, incluindo a realização de relatórios e demais tarefas administrativas pertencentes à área comercial.

Definitivamente, a gamificação é uma técnica que estimula a criação de um ambiente de trabalho mais envolvente e motivador. As empresas que aplicaram esse novo conceito têm equipes de vendas mais produtivas e eficazes, com uma melhor dinâmica de trabalho.

Curtiu nosso conteúdo? Não deixe de se inscrever na nossa newsletter e receber novidades exclusivas.