Proposta comercial, não é um bicho de sete cabeças

Proposta comercial, não é um bicho de sete cabeças


O mercado está ficando competitivo. Com o crescimento da necessidade dos clientes, cresce também a oferta de serviços e profissionais autônomos.

Então, ao receber um lead interessado em seus serviços é extremamente importante trabalhá-lo em sua totalidade:  quais as necessidades que esse lead apresenta? Como, de fato, você pode resolver um problema que ele trouxe?

Trabalhando bem as etapas com seus contatos, você caminhará para chegar em um momento muito esperado e decisivo na jornada de compra: a proposta comercial.

O que é proposta comercial?

Apesar de ser um passo tão importante, muitas agências ainda pecam justamente na hora de enviar a proposta para ser analisada pelo cliente.

Mas, afinal, o que é proposta comercial?

A proposta comercial é um documento que contém todas as informações necessárias sobre a negociação, ou seja, quais serviços estão sendo oferecidos, termos que a empresa e o cliente precisam cumprir e a validade.

Esse documento é extremamente importante, pois nele fica explícito quais são as reais intenções da empresa e o que ela tem a agregar ao cliente.

Sabemos que, se um ponto estiver mal colocado neste documento, as chances de negativa por parte do cliente aumentam.

O que é necessário para elaborar uma boa proposta comercial?

Se o intuito é que o cliente aceite aquela proposta comercial que lhe foi enviada, a empresa precisa se organizar e ficar focada em alguns itens.

O que está sendo oferecido e seu objetivo

Ao ler a proposta, o cliente precisa ter bem claro o que está sendo oferecido para ele.

Por exemplo, se a proposta comercial enviada para o cliente é sobre canetas, o recomendável é que todos os aspectos físicos do produto estejam detalhados. Neste caso, um objeto hexagonal de 10 centímetros, em material de plástico transparente e fosco, com orifício para entrada de ar ao longo do seu corpo, com uma ponta de 8 milímetros, da qual sai um material capaz de tingir [...] seu principal objetivo é auxiliar no dia a dia do mais variado grupo de pessoas, os ajudando no registro de informações importantes de forma permanente em folhas de papéis

Entendeu?

Quando o cliente visualiza o que realmente está sendo oferecido para ele, as chances de futuras objeções são bem menores. 

Processo de implementação

O cliente precisa saber como a  solução que está sendo proposta para ele, vai se adaptar a empresa dele.

A forma como será implementado dentro da empresa é capaz de dar uma visão futura ao cliente.

Descrever a metodologia escolhida e quais  ferramentas serão utilizadas para que o processo funcione é essencial para que o cliente entenda os motivos pelos quais a proposta vale seu investimento.

Os  prazos da venda precisam estar bem definidos.

Ainda utilizando o exemplo das canetas, a empresa precisa definir qual o prazo para que todos os setores já estejam fazendo o uso do objeto e em quanto tempo será possível notar a diferença e o investimento gerar frutos.

Lista de parceiros

Quem te ajudou a chegar até ali?

Deixar todo o processo bem claro não gera dúvidas sobre a credibilidade do que está sendo proposto.

Listar os parceiros ou fornecedores que contribuíram para que tudo se efetivasse é um detalhe opcional, mas que faz muita diferença dentro de uma proposta comercial. 

O problema do cliente

dor do clienteo que precisa ser solucionado, deve estar bem claro. Desta forma, é possível criar uma narrativa para a solução do problema dele.

Lembra da empresa que recebeu a proposta das canetas? 

O maior problema deles era a eficiência de escrita e a durabilidade do produto que estavam utilizando. Na proposta enviada para eles, essa dificuldade foi exposta e as características técnicas do produto foram ressaltadas, fazendo uma conexão direta com o que eles reclamaram anteriormente

Informações de contato

Parece até inútil ressaltar esse ponto, mas ele é muito importante e muitas pessoas esquecem de anexar formas de contato.

Sem as informações de contato o cliente fica impossibilitado de dar um feedback ou até mesmo sanar eventuais dúvidas.

Essas informações podem estar no começo ou no final da proposta, o importante é estar destacado e bem claro.

Como elaborar uma proposta comercial

Leva algum tempo para começar a pegar o feeling da coisa e elaborar propostas excelentes e a única forma de alcançar essa habilidade é praticando.

Por isso, em parceria com a Resultados Digitais, montamos um modelo de proposta comercial completo para você enviar ao seu cliente e arrematar com sucesso todo trabalho que já tem sido feito!

Você pode baixá-lo e editá-lo gratuitamente:  Modelo de Proposta Comercial de Sucesso

Coletando alguns dados para elaborar a proposta comercial

Você sabia que um bom CRM é capaz de registrar as informações de toda a negociação?

O cliente, durante toda a negociação, expressa quais suas dificuldades, dores e o que ele precisa que você solucione.

No entanto, nossa memória nem sempre é capaz de armazenar todas essas informações. Por isso, ter uma plataforma capaz desse registro auxilia na hora de montar uma proposta bem estruturada.

Moskit CRM é capaz disso e muito mais! Conheça o que essa plataforma pode fazer por você e  comece hoje mesmo um teste gratuito.