Receber atenção especial de sua marca preferida, passa uma sensação muito boa de que você está sendo observado e que sua opinião está sendo levada em consideração.

Essa ação é utilizada por muitas empresas que visam fidelizar o consumidor, acelerar o processo de vendas e até mesmo conhecer mais seus clientes.

Saiba agora o que é marketing personalizado e como você pode aplicar em seu negócio.

O que é marketing é personalizado?

Quando falamos em marketing personalizado, estamos indo muito além de apenas adequar uma mensagem massiva para os dados do consumidor, apesar de isso também ser uma ação feita a partir do marketing.

Ele pode ser definido como a estratégia que busca atrair, fidelizar e incentivar o consumo dos produtos da empresa através de ações voltadas única e exclusivamente para os gostos e necessidades do consumidor, o enxergando como um indivíduo e não um grupo.

Esse tipo de tática não se limita a conteúdos online visto que ela já era muito utilizada antes mesmo da internet se tornar um canal para comunicação mercadológica.

Um das características mais fortes dessa estratégia está no fato dele não se parecer com uma ação de marketing, isto é, não apresentar características típicas que fazem com que o consumidor identifique que aquilo se trata de uma maneira para fazê-lo comprar.

O marketing personalizado vai realmente trabalhar os conteúdos de maneira com que o cliente se sinta confortável e querido, mas, ainda assim, sem quebrar a relação empresa-consumidor.

Como usar o marketing personalizado?

O marketing personalizado consiste em criar táticas mais pessoais através do entendimento que se tem sobre o cliente. Você, provavelmente, deve estar se perguntando que tipo de ação pode ser realizada utilizando esse e conhecimento.

A verdade é que, diferentemente do que pode parecer, as estratégias de marketing personalizado podem ser bem mais simples e de fácil execução do que você pode imaginar, tudo vai depender do que você sabe sobre a pessoa.

Vamos conhecer algumas delas agora!

1 - Recomendação de produtos e serviços

Muitas empresas costumam enviar para seus consumidores e-mails e mensagens com produtos que eles já se interessaram, táticas como essa são feitas para despertar o interesse dele novamente, entretanto, essas estratégias quase nunca funcionam, visto que, ele pode não ter gostado daquilo ou até mesmo já ter adquirido.

No marketing personalizado, uma maneira de contornar esse problema, e ainda conseguir atrair o cliente, é enviando um conteúdo mais personalizado com base no que ele viu em seu site.

Por exemplo, você tem um e-commerce de roupas infantis, e a Camila, sua cliente, busca e compra muitos vestidos para crianças de 3 a 4 anos logo, forma de incentivar que ela consuma mais através de uma recomendação voltada para a mesma, é criando uma seleção com base na procura dela.

A mensagem também é importante, no caso da Mariana, a empresa poderia optar pela seguinte abordagem:

"Camila, tudo bem? Chegaram algumas novidades no nosso site, e achamos que você pode gostar desses daqui. Gostou?"

Esse tipo de recomendação também pode ser feito durante uma negociação, mostrando outras opções e serviços complementares que casam perfeitamente com a situação do lead.

2 - Encontre oportunidades

Ações, como a anterior, conseguem ser feitas com todo o seu público, já outras, surgem através de pequenas oportunidades.

Algumas situações ou problemas que surgem são ótimas oportunidades para aplicar o marketing personalizado, visto que podem ser chances únicas de fazer um tipo de abordagem diferente.

As oportunidades surgem de um produto quebrado por uma criança, alguma falha na execução de serviços etc. O importante é pensar em algo que, além de atender a necessidade daquele consumidor, ainda pode se tornar uma maneira de atraí-lo com a ideia de que aquilo foi pensado para a realidade dele.

Muitas marcas costumam fazer isso escrevendo mensagens à mão na hora de enviar alguma troca, além de acrescentar um brinde ou mimo.

3 - Mostre o valor ao consumidor

Existe uma grande diferença entre o valor e o custo, sendo o primeiro a carga emocional e afetiva com que o cliente percebe a sua solução.

Mostrar o valor para o lead também é uma forma de aplicar o marketing personalizado.

Algumas empresas utilizam o clube de fidelidade para realizar esse tipo de ação, já que essa estratégia busca apresentar soluções únicas, para quem está inserido nela, sendo estas baseadas no seu consumo.

O que é necessário para realizar o marketing personalizado

Para que a sua estratégia de marketing personalizado seja um sucesso, é necessário que um aspecto esteja bem definido, pois é através dele que outras informações podem ser agregadas para realizar as ações necessárias.

Ok, mas qual é ele? A definição de buyer-persona e público-alvo da empresa.

A partir desse conhecimento obtido em um âmbito geral, se torna mais fácil compreender determinadas atitudes que o seu cliente toma, facilitando a elaboração de planos para atraí-lo e fidelizá-lo.

Claro que, só isso não é suficiente para que o marketing personalizado saia do papel, ter algumas ferramentas, como o Moskit CRM, também colaboram com dados importantes.

Dentro do seu próprio CRM existe a possibilidade de realizar integração com algumas ferramentas de marketing que vão colaborar para a sua pesquisa sobre o cliente.

O marketing personalizado não se faz sozinho, por isso é importante investir nessas ferramentas que podem te ajudar. Então se você, busca por software que pode dar uma mãozinha em suas estratégias de marketing e ainda colaborar para o aumento da sua produtividade e vendas, indicamos que conheça mais sobre o Moskit CRM, e nada melhor do que um teste gratuito para mostrar o que ele pode fazer por você. Clique aqui e faça já a sua inscrição para um free trial.