O que é pesquisa mercadológica e para que serve?

O que é pesquisa mercadológica e para que serve?

Cada dia que passa, vai se tornando mais evidente a importância de olhar para a empresa de maneira mais estratégica e científica. Com a grande gama de informações e os investimentos em pesquisas voltadas para a área empresarial, a tendência de analisar e estudar o mercado veio para ficar.

Não importa se você está abrindo um negócio, ou se já está há anos tocando um, ninguém escapa da necessidade de analisar analiticamente sua solução e a percepção do público através de uma pesquisa mercadológica.  

Se antes, quando as formas de consumo eram mais limitadas e existia pouco engajamento, a opinião do consumidor já era crucial para guiar as estratégias de venda, agora, com múltiplas opções e grande aumento de concorrência, ela se faz essencial.

Novas tendências surgem a todo momento, e o consumidor/segmento tendem a se adaptar a elas, logo, empresas que não se atentam em realizar uma pesquisa de mercado, podem estar perdendo, e muito.

Mas, afinal, o que é uma pesquisa mercadológica e qual a sua importância?

Preparamos um post com todas as informações que você precisa saber a respeito do assunto.

O que é pesquisa mercadológica?

Quando vamos viajar, principalmente de carro, sempre analisamos o trajeto, buscando caminhos mais fáceis para chegar ao destino. Para isso utilizamos informações de quem já passou por aquele trajeto e sabe o que funciona e o que pode vir a atrapalhar.

Da mesma forma, a pesquisa de mercado se utiliza de dados para entender melhor o seu segmento e realizar estratégias mais assertivas.

Sendo assim, pesquisa mercadológica pode ser definida como um instrumento utilizado pelas empresas para buscar compreender melhor o mercado em que se está inserido, para então elaborar ações que corresponderão a necessidade e demanda dele.

Muitas pessoas acreditam que ela se resume a entender o que o seu público-alvo quer, mas a verdade é que ela vai muito além disso, já que ela consegue apontar diversos detalhes técnicos importantes para a estruturação da empresa e não só do produto/serviço.

Para que serve a pesquisa mercadológica?

Quando realizamos uma pesquisa, o feedback sempre vem acompanhado com informações referente ao problema central, mas também com alguns dados extras, que não devem ser ignorados.

A pesquisa mercadológica, além de apresentar uma descrição realista do cenário, também colabora para que ocorra desenvolvimento e conclusão dos seguintes itens:

  • Teste de novos produtos: uma das funções mais conhecidas dessa estratégia é a testagem de novos produtos/serviços. Quando a empresa se propõe a lançar algo novo no mercado, ela precisa estar preparada para a repercussão que isso pode causar, mas não só, se aquilo, de fato, irá agregar valor a vida do consumidor.

Muitas marcas utilizam ela como um instrumentos para medir as primeiras impressões do cliente acerca de sua solução, e assim realizar melhorias e adequar a maneira com que ele será lançado.

  • Novo negócio: abrir um novo empreendimento pode ser desafiador, ainda mais quando não se tem a mínima ideia de como será a sua recepção. Através da pesquisa mercadológica é possível ter informações que apontam como será a aceitação e se o momento é propício.
  • Otimização de processos: supondo que ao realizar a pesquisa de mercado, foi apontado que seus produtos têm um custo elevado. A partir dessa afirmação, se torna mais viável a averiguação do que pode ser otimizado para que aconteça uma redução de custos para o consumidor final.
  • Concorrência: analisar a concorrência e o que ela está desenvolvendo é um dos requisitos fundamentais em uma pesquisa, visto que muito dos seu clientes também os enxergam como uma opção para atender às suas necessidades.

Sendo assim, entender o que eles estão fazendo e quais ações estão criando, te ajuda a ter uma visão mais apurada do mercado e até mesmo produzir estratégias para superá-los ou alcançá-los.

Quais erros não devo cometer ao realizar pesquisa mercadológica?

Recentemente explicamos aqui no blog o passo a passo de como uma pesquisa mercadológica pode ser feita internamente. Entretanto, existem muitas empresas que ainda se baseiam, somente, em dados de terceiros e se recusam em fazer a sua. Esse, no entanto, é o maior erro que elas podem cometer.

Apesar de ser recomendando que se analisem algumas informações gerais, realizar uma pesquisa de mercado com base no seu próprio negócio é muito mais vantajoso, já que apresentam informações que condizem com o momento e cenário atual. Algumas pesquisas podem representar dados que não são mais válidos e utilizáveis.

Logo, outro grande erro é não se atentar em criar uma rotina em que a pesquisa mercadológica se torne uma obrigação e seja feita com regularidade.

Ignorar informações do site e CRM também são outro ponto que precisa ser revisto, visto que eles também possuem dados relevantes sobre as preferências do consumidor e como ele se porta, e podem ajudar no desenvolvimento de uma pesquisa bem mais rica e ampla.

É fato que a pesquisa mercadológica é um instrumento rico que além de colaborar para entender melhor o público da empresa, ainda fornece suporte para estratégias mais assertivas que ajudam a alavancar o negócio.

Mas é importante não se esquecer que ela é apenas uma aliada para seu planejamento, e ainda se faz necessário realizar outros tipos de abordagem ao cliente, para complementar ainda mais o seu conhecimento.

O papel do CRM na sua pesquisa mercadológica

Muitas empresas que utilizam CRM podem se beneficiar dele na hora de realizar uma pesquisa mercadológica. Isso porque diversos dados/informações podem ser originados do CRM.

O Moskit CRM, além de ser uma ótima ferramenta para te guiar durante seus processo comerciais, consegue gerir e repassar todos esses dados para o usuário de forma prática e acessível.

Que tal testar isso na prática? Comece agora mesmo um teste gratuito no Moskit CRM e veja como ele pode ajudar a melhorar seus processos internos.