Quais os erros que você precisa evitar em treinamentos efetivos

Quais os erros que você precisa evitar em treinamentos efetivos

Capacitar a equipe de vendas é um ponto muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Muitas empresas investem em treinamentos para que cada vendedor se torne um especialista nos seus produtos e serviços, reforçando conhecimentos em diversas áreas do processo de vendas e adquirindo novas habilidades para aumentar sua performance.

Apesar de tudo isso, não é incomum que, mesmo depois de vários dias ou semanas de treinamento, muitos vendedores esqueçam o que foi definido e o que precisa ser feito.

Isso porque nem sempre investir em treinamentos é o mesmo que perceber a melhora na qualidade dos processos.

Para evitar gastos sem retorno, a equipe de vendas deve receber um treinamento eficaz e completo. E, para isso, é necessário que o gestor de vendas saiba quais são os principais erros de treinamentos cometidos, o que fazer para evitá-los e como conseguir que seus vendedores lembrem do que foi passado.

Principais erros que impedem um treinamento de vendas efetivo

1. Vendedores esquecem o que foi passado por não haver customização dos treinamentos

Nem sempre o que é ensinado é colocado em prática pela força de vendas. Um dos motivos é que eles não se sentem interessados o bastante, já que o programa não foi customizado para as suas necessidades. O gestor de vendas deve compreender que cada produto, cliente e processo possui as suas características exclusivas. Assim, formatos de treinamento padronizados e genéricos não podem ser adotados quando se deseja obter um resultado único e efetivo.

2. Desinteresse dos vendedores por excesso de teoria nos treinamentos

Pode ocorrer também uma falta de sintonia entre quem está à frente e as melhores técnicas de ensino e retenção de conhecimento. É imprescindível que fique claro à equipe o que precisa mudar e como fazer isso acontecer, bem como os efeitos ruins que os resultados aquém do esperado acarretam.

Uma possível solução pode ser trocar a metodologia de ensino, a fim de deixar o treinamento mais atrativo e envolvente, motivando a equipe de vendas a se engajar no processo. Devemos compreender o perfil prático da força de vendas. Assim, recursos que se assemelham ao ambiente de vendas deve fazer parte do programa de treinamento, como simulações e acompanhamento de vendedores mais experientes.

3. Treinamentos perdem efetividade quando não são acompanhados constantemente

É essencial entender que o treinamento deve ser um processo para a melhoria, e por isso necessita ser bem acompanhado pelos gestores. Tem que ser deixado claro à equipe a necessidade de que também se esforcem para aprender, tirar dúvidas e participar de modo mais ativo dos programas de treinamento e atualização.

Toda a equipe deve saber que os treinamentos em vendas não são uma ação única e isolada, e sim um trabalho contínuo. O gestor dificilmente conseguirá ter êxito nos resultados se simplesmente permitir que sua equipe continuem sem nenhum tipo de apoio.

Passo a passo para um efetivo treinamento de vendas

Para fazer com que os treinamentos sejam otimizados e entendidos pelos funcionários, esses principais erros devem ser evitados a qualquer custo. Sua equipe deve ser analisada pelo potencial e necessidades de aprofundamento, de modo que cada programa seja único e seu resultado positivo seja garantido. Para isso, existem alguns pontos que devem ser levados em conta quando se planeja um treinamento de vendas efetivo.

1. Analisar a equipe de vendas antes de tudo

Primeiramente, é muito importante que os gestores usem bem o tempo para conhecer todas as características da sua equipe de vendas, para que assim eles tenham clareza do que mais precisa ser aprendido para melhorar a sua performance. Nessas horas, um bom diálogo com a equipe é fundamental. Sabendo quais são as principais dificuldades, o treinamento tem grandes chances de ser eficiente em resolver o problema e fazer com que a equipe não cometa os mesmos erros.

2. Oferecer modelos de treinamentos dinâmicos, com simulações e feedback constante

Os treinamentos em vendas não devem ser encarados como uma série de palestras ou uma simples leitura. Cada profissional, realizando medições sobre o aproveitamento de cada um, deve estar sempre disponível para esclarecer dúvidas e receber um retorno sobre seu processo. O feedback do gestor deve ser mantido em todos os momentos.

Já para conseguir captar mais a atenção da equipe, os treinamentos que não podem ser monótonos e tediosos. Investir em profissionais dinâmicos e que saibam utilizar imagens, vídeos e atividades em grupo ajuda na concentração e aprendizagem. A utilização de simulações presenciais e gamificação permitem oferecer feedbacks de alto nível.

3. Cada membro da equipe é único, dividir o time em diferentes treinamentos pode ajudar

A segmentação pode acontecer de várias maneiras, anos de experiência ou tipos de cliente atendidos. Com a equipe dividida em times de atuação, na hora do treinamento o gestor poderá focar nas necessidades principais de cada funcionário, otimizando o aprendizado de cada. As individualidades e particularidades no processo de cada um não podem ser esquecidas, mas deve se tomar bastante cuidado para não se perder entre as diferentes abordagens.

Curtiu nosso conteúdo?

Então não deixe de **inscrever em nossa newsletter **para receber conteúdos exclusivos.