Guia para definir boas metas de vendas

Guia para definir boas metas de vendas

Saber onde queremos chegar é muito importante para nos manter motivados e definir estratégias de trabalho mais precisas.

O problema é que nem sempre sabemos como definir boas metas, o que acaba causando desânimo e atrapalhando os resultados.

Definir metas vai além de estipular um objetivo abstrato para alcançar: a meta deve agir no psicológico e incentivar o esforço em direção do resultado.

Criando metas possíveis

Quando definimos uma nova meta é importante poder visualizar a possibilidade do objetivo ser alcançado.

Não adianta simplesmente definir uma meta de crescimento 300% acima dos números atuais para um intervalo de algumas semanas. Ao perceber uma meta como impossível, tendemos a descartá-la e seguir atuando como antes. A meta se torna inútil.

É interessante que uma meta não seja fácil demais, que não exija dedicação, mas que também não seja muito distante para que não desmotive. O ideal é criar metas alcançáveis e que vão se tornando mais desafiadoras com o tempo.

Metas de curto prazo

Temos o costume de perder o foco quando as metas estão distantes demais, criando o famoso efeito de deixar as coisas para última hora.

É importante que exista um objetivo maior de longo prazo, mas que este objetivo seja dividido em pequenas metas de curto prazo.

Metas devem ser S.M.A.R.T

  • Specific (Específicas): Suas metas devem demonstrar exatamente o que você ou sua equipe devem alcançar, da forma mais clara o possível.

  • Measurable (Mensurável): É muito importante para uma meta que seja possível mensurar os resultados e compará-los com números anteriores, permitindo também projeções futuras mais realistas.

  • Actionable (Passíveis de ação): Toda meta deve ser formulada como ação (vender, alcançar, ligar, escrever, publicar) para que seja claro o que precisa ser feito. Exemplo: Vender 200 planos de assinatura.

  • Realistic (Realista): Uma meta distante da realidade não pode ser alcançada. Mantenha seus números plausíveis e reais, evitando metas que sirvam apenas para impressionar e que são impossíveis de serem concluídas.

  • Time-Bound (com prazo determinado): Tenha um prazo para executar suas metas, lembrando da ideia de quebrar metas de longo prazo em pequenas metas de curto prazo.

Prestação de contas

Um dos mecanismos mais importantes para que uma meta seja alcançada é a revisão constante dos números definidos em relação aos resultados alcançados.

Reunir com frequência a equipe para revisar metas e os resultados estimula a responsabilidade do time e demonstra que aqueles números são realmente importantes, que existe um movimento consistente para que todos alcancem seus resultados.

Compartilhe com o time

Tornar metas públicas para todo o grupo gera um forte efeito psicológico em cada um dos membros envolvidos.

Quando nos comprometemos publicamente com um objetivo, o sentimento de falhar com as pessoas que dividimos a responsabilidade gera o incentivo de aumentar a dedicação, ampliando o esforço e melhorando os resultados.

--

A definição de metas é um passo imprescindível para alcançar maiores resultados. É pensando no aumento das vendas que o Moskit CRM está lançando sua nova funcionalidade de Metas, aumentando ainda mais a produtividade de sua equipe de vendas.

Se você ainda não conhece o Moskit CRM clique aqui e faça um teste grátis. Se deseja saber como funciona a definição de metas dentro do Moskit CRM clique aqui e saiba mais.

<a href="http://moskitcrm.com/teste-crm-gratis/" title="Teste Grátis"target="_blank"/>
alt