A importância do CRM fica mais evidente à medida que a concorrência cresce e a necessidade de personalizar a experiência do cliente se torna ainda mais forte.

Nesse cenário, é preciso fazer uso inteligente dos dados, organizando todas as informações dos clientes, acompanhando as negociações de perto e mensurando indicadores de vendas para avaliar o desempenho do processo comercial.

Gerenciar um departamento tão dinâmico e crucial para os negócios em planilhas confusas e trabalhosas exige muito tempo, esforço manual e paciência. 

Então, por que colocar tudo isso em jogo quando existem soluções tecnológicas que permitem uma gestão mais eficiente e estratégica?

Nós, do Moskit, sabemos o quanto o CRM pode ser decisivo para o sucesso dos negócios, e é por essa razão que acreditamos tanto em nossa solução. 

Por isso, neste conteúdo, vamos apresentar 3 motivos que representam a importância do CRM, para que você enxergue um novo aliado no crescimento da sua empresa.

Boa leitura!

O que é CRM na empresa?

Você ainda enxerga o CRM como uma simples ferramenta?

Bom, chegou a hora de mudar essa visão. 

Na realidade, o CRM é uma estratégia de vendas que tem como objetivo construir relacionamentos duradouros com os clientes. 

Portanto, mais do que uma simples ferramenta, o CRM representa uma abordagem que busca compreender, atender e antecipar as necessidades dos clientes de forma assertiva.

Para esse fim, a estratégia de CRM se concentra em coletar dados e utilizá-los de forma inteligente, melhorando a experiência do cliente e impulsionando o crescimento das vendas.

Nesse sentido, o sistema de CRM para empresas é uma ferramenta que ajuda a colocar em prática a estratégia de CRM, oferecendo recursos como:

  • armazenamento centralizado de dados;
  • registro das interações com os clientes;
  • segmentação de clientes;
  • automação de atividades de vendas;
  • geração de relatórios com os principais KPIs de vendas;
  • gestão de tarefas;
  • integração de sistemas.

Ficou claro o que é CRM na empresa? Percebe que, na verdade, trata-se de uma estratégia de negócios?

Se sim, você está no caminho certo. Agora, vamos entender os motivos-chave que explicam a importância do CRM.

Moskit_recursos

Qual a importância do CRM para as empresas?

Existem 3 razões que explicam a importância do CRM para empresas. São elas:

Otimização do trabalho

O CRM para empresas permite que o trabalho seja otimizado, e com isso, os vendedores possuem mais tempo para se dedicar a seus negócios.

Tendo em vista que 64% do tempo dos vendedores é gasto com tarefas que não estão ligadas à venda, a produtividade se apresenta como um ponto importantíssimo para demonstrar a importância do CRM.

Afinal, sem a ferramenta adequada, os vendedores desperdiçam muito tempo com tarefas pouco estratégicas, enquanto poderiam estar direcionando seus esforços para o que realmente importa: vender. 

Essa otimização ocorre por meio do registro de históricos, do acompanhamento de negociações e da coleta de informações valiosas para que os vendedores possam ter maior controle de cada cliente de forma personalizada.

Para ter dimensão dessa importância, basta refletir sobre como o trabalho e as atividades de vendas são feitas atualmente, e o que precisa ser melhorado.

Se seus vendedores deixam de preencher planilhas com os dados dos clientes, por exemplo, talvez seja porque as planilhas são longas e confusas. 

Parece um erro pequeno, mas não se engane. A falta de informações e de continuidade nas negociações é fatal, ocasionando a perda de vendas realmente valiosas.

E isso pouco tem a ver com a competência do vendedor. Isso está diretamente ligado à falta de recursos apropriados para trabalhar. 

ROI – Retorno sobre investimento

Estudos recentes estimam que o ROI do CRM seja de US$ 30,48 para cada dólar gasto. Você sabia disso?

Então, se o seu medo é realizar um investimento arriscado, pode deixar essa ideia para trás. 

O CRM indica, por exemplo, quantos negócios foram perdidos por falta de atendimento, e quais poderiam ser ganhos se a empresa já contasse com um bom software.

Com essa informação, você pode fazer ajustes em seu processo de vendas para aprimorar as ações dos vendedores e, assim, evitar que negócios sejam perdidos por falta de continuidade no processo. 

Como consequência, os vendedores passam a fechar mais negócios, o que acaba “pagando” o investimento no CRM e, mais do que isso, gerando mais lucros para a empresa.

Você pode fazer esse cálculo usando a fórmula (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. Depois, o resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%).

Se quiser provas reais da importância do CRM para um desempenho comercial mais eficiente, basta acessar a nossa página de cases de sucesso e conferir os depoimentos de quem usa o Moskit CRM.

Contudo, se você preferir e conhecer alguém que já é cliente de um sistema de CRM para empresas, peça um feedback. Na hora de uma escolha, conta muito conhecer quem realmente está usando o sistema que você está analisando, para apontar pontos positivos e pontos negativos que serão pontuados no momento da decisão final.

Implantação fácil 

Muitos gestores acreditam que a implantação de um CRM é um processo burocrático e pouco eficiente, que mais atrapalha a rotina do que os incentiva. 

Nesse ponto, temos que concordar. Muitas vezes as equipes estão tão acostumadas às rotinas que encontram dificuldades em aderir aos novos processos. No entanto, o CRM é especialmente importante para os vendedores, uma vez que é capaz de otimizar e automatizar atividades que antes eram empecilhos em sua rotina de trabalho. 

Como gestor, seu papel é mostrá-los a importância do CRM na prática. Mesmo que isso inclua alguns dias de resistência, é vital ter em mente que, muito em breve, eles irão se habituar à ferramenta. E quando você escolhe alternativas amigáveis aos usuários e que oferecem uma boa experiência e suporte, isso será ainda mais descomplicado.

O que é um CRM e qual sua importância para as empresas?

Um CRM é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente. Esta ferramenta permite que as empresas controlem melhor os dados do cliente e, assim, utilize-os de forma mais inteligente. 

Na prática, o CRM fornece insights sobre o comportamento dos clientes e sobre o desempenho das estratégias de vendas, além de facilitar a organização das atividades de vendas. Com isso, gestores podem aprimorar o processo comercial e os vendedores ganham mais produtividade em seu dia a dia. 

Sabemos que investir em mudanças na forma de gestão e no trabalho que está sendo feito pode ser complicado e trazer receio, mas se você enxergou essa necessidade, é muito válido buscar com aprimoramento. Afinal, você já possui motivos suficientes para isso. 

E aí, já está convencido sobre a importância do CRM? Ficou com alguma dúvida ou tem outras sugestões? Já passou por essa insegurança? Queremos saber! Nos conte nos comentários e se quiser conhecer melhor o Moskit CRM, faça um teste gratuito na nossa ferramenta. 

Teste grátis Moskit