Hoje a dica é sobre treinamentos de vendas e a nossa ideia aqui é sempre trazer umas dicas práticas pra gente começar a fazer sem muita firula. Então o negócio é começar pequeno, mas começar agora.

Então eu vou passar algumas dicas de como a gente pode colocar em prática um programa de treinamentos que melhore as coisas pro seu time de vendas e não seja tão difícil de implementar, não precise de um monte de gente e várias horas de planejamento. Beleza?
A primeira coisa que você vai precisar é pegar um papel, pegar uma caneta e anotar uma lista de temas que sejam importantes pra você melhorar aí no seu time de vendas.

Pergunta pro seu time, pega algumas ideias aí, mas coloca uma listinha. Coloca temas pequenos, não coloca um tema que seja muito grande, muito vasto.

Se tiver um tema muito grande, quebra ele em vários pequenos. A ideia é a gente ter temas que não precisem de horas pra gente falar deles.

Depois que a gente tem esses temas colocados a gente precisa pensar em um cronograma. Mas vamos colocar o pé no chão, não vamos colocar uma rotina de treinamentos que a gente não vai conseguir cumprir.

Não adianta a gente falar que vai fazer treinamento duas vezes por semana porque não vai acontecer.

Então planeja que cada tema desses seja trabalhado por semana, uma vez por semana, ou então uma vez a cada quinze dias.

Enfim, acha uma frequência que seja realista, que você vai conseguir colocar isso em prática. Beleza?

Agora você já tem a lista, já tem um cronograma, agora a ideia é como a gente vai realizar esses treinamentos.

Bom, a gente colocar lá “fazer uma palestra de uma hora, duas horas” ou então “reunir o time inteiro em um evento em um resort por três dias” não dá resultado nenhum.

É caro, é difícil de reunir a tua equipe, você não vai ficar reunindo a sua equipe com muita frequência pra fazer isso, então a ideia é que a gente consiga distribuir esse conteúdo de uma forma que seja fácil de ser consumido por sua equipe.

Uma dica que você pode utilizar é gravar um videozinho toda semana com o tema que você escolheu ou então escreve um artigo rápido, um textinho rápido e manda no e-mail do pessoal toda segunda-feira de manhã e coloca que esse tema vai ser trabalhado ao longo da semana.

Vamos dizer que o tema da semana escolhido foi “caprichando na qualificação”, beleza? Aí você grava um vídeo de dois ou três minutos, igual a esse que você tá vendo agora que eu gravei só sobre qualificação e como vocês podem fazer qualificação melhor aí na sua empresa.

O pessoal assiste isso na segunda-feira e ao longo da semana você vai acompanhando isso pra ver como o pessoal vai utilizando e vai dando uns toques: vi que agora você acabou de desligar o telefone de uma qualificação, você viu o vídeo que eu coloquei? Viu as dicas que eu coloquei lá no vídeo?

Podia ter usado dessa forma, ter usado assim. Então vai dando umas dicas durante a semana e trazendo aquele conteúdo pro dia a dia. E na sexta-feira não precisa fazer um treinamento de uma hora.

Você chama o pessoal vinte minutinhos, meia hora e para uma troca de experiência. Perguntar pro pessoal “vocês acham que melhorou?”, “vocês acham que foi legal? Aquelas dicas vocês conseguiram aplicar?”.

Se o pessoal der uma vacilada, não parte pro próximo tema. No próximo tema repete esse. É treinamento, é isso que a gente quer: que melhore.

Eu não quero só ir lá na planilha e marcar que foi dado o treinamento de qualificação. As pessoas veem aquilo, ficam felizes, bate palma, comemora, levanta da cadeira faz massagem um no outro e no final no outro dia não agrega nada, não melhora nada.
O que a gente quer é resultado, é que melhore no dia a dia.

A minha dica é essa: faça pequenas pílulas de conhecimento, uma vez por semana, uma vez a cada quinze dias, da forma que for melhor, pequenos temas, trabalhe com o pessoal na prática, troca essa experiência e vê se melhora.

Na hora que melhorar passa pra frente. Então essa é uma forma de começar a fazer treinamentos de uma forma simples de começar mas que já vai te trazer resultados. Beleza?

Então começa pequeno mas começa amanhã, separa os temas agora e manda ver. Beleza? Boas vendas!