O responsável pela área comercial de uma indústria chega todos os dias e abre uma planilha para atualizar os números das vendas de sua equipe.

No fim do mês ele encontrou um problema: um número não está batendo com o que um vendedor afirma ter vendido nos últimos 30 dias.

Voltando na planilha, ele não consegue encontrar o que está errado e precisa confiar que seu vendedor está entregando um número que é real. Mas ele precisa encontrar uma solução para organizar essa rotina comercial e tentar assim também aumentar as vendas.

Existe uma solução simples e é sobre isso que vim falar hoje.

Como o Moskit pode ser usado em uma indústria?

Indústrias costumam ter um trabalho diferente dos outros modelos de empresas, geralmente trabalham com produção e venda em escalas maiores e por isso é importante que a gente pense na forma como você realmente trabalha para enxergar como um CRM será aplicado em sua rotina comercial. Perder o controle não é uma opção.

O primeiro ponto que devemos pensar ao adotar essa estratégia é a mudança que será feita na atual forma de gestão de clientes/vendas que está sendo feita por sua equipe. O controle é feito por planilhas, em papéis, mentalmente?

Gestão de contatos e empresas

Planilhas não constroem relacionamentos. Essa é a grande diferença de um software CRM para um método tradicional de controle de vendas.

O Moskit traz funcionalidades que são vitais para construir relacionamentos com seus clientes, entender de cada negociação, não se perder nos atendimentos e claro, vender mais.

Como isso acontece?

O volume de atendimentos é grande, sua equipe acaba ficando perdida entre os clientes e por isso acaba entregando um atendimento padrão independente em todas as vendas?

Isso é um problema e pode significar números abaixo das metas.

Com o CRM você vai cadastrar não só os negócios abertos, mas os contatos e empresas que você está trabalhando.

Vendendo algo para uma empresa? Cadastre, mas lembre-se que você está lidando com uma pessoa e por isso é importante criar vínculos com ela. No exemplo abaixo, mostro como cadastrar uma empresa e vincular um contato.

Caso você não tenha o contato já cadastrado para vincular, é possível criá-lo na própria tela de Empresas.

Assim, ao abrir um negócio para aquela empresa, já terá todos os dados vinculados.

Empresa e contato cadastrados, é suficiente, certo? Errado!

cadastro de empresas

Para a negociação ir para frente é preciso estar sempre em contato com seu cliente. Para isso, mantenha sempre atividades agendadas para os contatos e assim não deixe nenhuma oportunidade passar.

Os tipos de atividade também podem ser configurados e personalizados de acordo com seu modelo de negócio, por dentro do Moskit.

Além de te ajudar a não perder o timing da negociação, essa atividade quando concluída estará na timeline do contato ou negócio, te ajudando a visualizar tudo o que já foi trabalhado e conversado.

Outra coisa muito interessante é que você também pode adiar atividades ou marcar tentativas. Ligou para o cliente e ele não atendeu? Marque que foi feita uma tentativa e coloque uma observação do porquê não conseguiu realizar aquele atendimento.

Tentativa de contato

Marcando tentativa de atividade

Quando conseguir, é só marcar como realizada e já agendar um follow-up! Assim, você não se perde no que já foi feito e também não corre o risco de cometer um dos piores erros na venda: esquecer de dar um retorno ao seu cliente.

Follow-up

Follow-up

Mas não são só as atividades os benefícios que o Moskit traz para sua indústria. Sabemos que as etapas podem acabar sendo muito próximas, muitos clientes para atender, pedidos parecidos e é difícil lembrar o que cada cliente já comprou de você.

Com o CRM fica fácil ter esse histórico. É só vincular cada negócio aberto ao contato e ao ganhar, colocar qual produto foi vendido e valor. Simples!

Assine newsletter moskit

Configurando as etapas do seu Funil de Vendas

O primeiro passo para começar a acompanhar suas vendas de perto é contar com um Funil de Vendas personalizado com as etapas que realmente fazem sentido para seu processo de negociação.

Dentro do Moskit você tem total autonomia para customizar essas etapas. Veja como é simples:

Funil

Cadastro de fases de negócio

Motivos de perda:

Por que as vendas não estão sendo como você gostaria? O que precisa mudar?

Os motivos de perda conseguem te oferecer informações que ajudam a identificar esses pontos. Por isso, cadastre também os motivos dentro do seu Moskit e cada vez que perder um negócio, marque qual foi a razão.

Motivos de perda
Cadastro de motivo de perda

No fim do mês, faça uma análise e a partir daí trace estratégias para contornar as maiores dificuldades que sua equipe está encontrando.

Filtros poderosos:

Se as planilhas te trazem números confusos no fim do mês, o CRM te traz números exatos. Isso acontece porque cada novo negócio será aberto no Moskit e as informações ali registradas te trarão os dados que você pode buscar.

Como? Aplicando nossos filtros.

Vamos colocar, por exemplo, que você precisa ter uma ideia de quantos negócios abertos com valor acima de mil reais estão em seu funil de vendas. É só fazer uma busca rápida.

Filtro negociação

Aplicando filtro

Outra busca muito interessante para as indústrias é o que te mostra há quanto tempos eu cliente não compra com você. Com esse filtro você consegue prever quando é o momento do seu cliente fazer um novo pedido e antecipar, entrando em contato antes que seu concorrente faça. Além disso, se você tem um cliente que compra a cada 20 dias e já faz 25 que ele não compra, é hora de entrar em contato para evitar que ele escape. Pergunte se houve algum problema, se você pode fazer o pedido, etc.

Filtro-empresa

Segmentação de clientes

De uma forma geral indústrias trabalham com pedidos de valores altos e por isso é tão importante poder segmentar os níveis de faturamento. Você precisa atender um cliente que compra 2 mil reais tão bem quanto atende um que compra 500.000, mas é preciso dar uma atenção maior para aquele que está trazendo mais lucro para a empresa.

Por isso, aplique o filtro que te mostra quais negócios são acima de XX reais e faça campanhas voltadas especialmente para esses clientes!

Documentação para cadastro

Esse ponto é uma mão na roda e é capaz de te ajudar muito. Sempre que fecha uma venda precisa pedir os mesmos documentos para gerar uma proposta, um contrato, etc?

No Moskit você pode anexar dentro do contato os documentos do cliente e usar para pedidos futuros

Anexo de documento

Sabemos do potencial da sua indústria e também sabemos que pode ser muito difícil organizar uma área comercial com uma rotina corrida e tantas responsabilidades.

Por isso, comece seu teste grátis do Moskit hoje e deixe nossa equipe te ajudar a alcançar mais resultados!

Teste grátis Moskit