Definido como um conjunto de práticas que procura passar para o consumidor uma visão bem apurado da sua empresa, a proposta de valor é uma estratégia valiosa para se posicionar perante ao seu segmento.

Tendo como um dos seus principais objetivos conhecer mais o consumidor e entender as suas principais necessidades, a proposta de valor é muito importante para definir algumas razões pela quais ele pode se interessar pela sua marca. Ela também estabelece para o cliente qual o valor, isto é, as qualidades e benefícios que aquela solução tem.

No mercado existem diversos modelos de proposta de valor, e a escolha de como fazer a sua precisa, claro, ser baseada em alguns fatores e uma pesquisa prévia. Explicamos recentemente aqui no blog como você pode fazer uma, dá uma olhadinha: O que é proposta de valor e como criar uma. Mas é muito importante conhecer alguns modelos para saber como apresentar a sua para seu cliente.

Preparamos um post com 8 modelos de proposta de valor, que vão te ajudar a estruturar melhor a sua.

Conheça 8 modelos de proposta de valor

1 -  Inovação

Por mais que exista uma veia muito forte do tradicionalismo no consumo, alguns consumidores são apaixonados por inovações e mudanças que revolucionam a forma com que eles executam certas atividades.

Muitas empresas, principalmente do segmento eletrônico, procuram trabalhar com a proposta de valor voltada para a inovação, essa é uma excelente maneira de atrair mais público que busca por isso.

Alguns exemplos de marcas que fazem isso: Apple, Samsung e Xiaomi.

2 -  Personalização

Mais do que novidades, o consumidor está sempre preparado para receber atendimento e soluções personalizadas para a realidade dele.

Claro que nem sempre será algo pensado só nele, mas pequenos detalhes fazem com que a proposta de valor fique bem clara para o consumidor.

Empresas como a Starbucks, por exemplo, carregam esse tipo de valor ao personalizar o pedido do cliente com o nome na embalagem e seus sabores, uma marca registrada deles que trabalham diretamente com o afeto de quem consome.

3 - Status

Para muitos, o custo também pode ser um modelo de proposta de valor. Esse cliente acredita que quanto mais caro forem seus itens pessoais, maior status aquilo acarretará para ele.

Esse tipo de proposta de valor é muito utilizado com marcas de luxo, que, além de levarem a exclusividade, ainda tem um peso, levando prestígio para quem a usa.

4 - Redução de riscos

Com o passar do tempo, muitas atividades do nosso cotidiano começam a se tornar perigosas e precisamos recorrer a soluções que nos ajudem a reduzir riscos e levar segurança.

As empresas que trabalham com a proposta de valor de redução de riscos, se colocam no mercado como uma fonte para todos os problemas relacionados a assunto X.

Um grande exemplo são os cartões de créditos que conseguem agregar o valor de redução de riscos ao ser uma alternativa ao dinheiro, que facilmente pode ser perdido ou estragado.

5 - Auxílio e complementação das atividades

Com a correria do dia a dia, muitos consumidores buscam por soluções em suas vidas profissionais e pessoais que possam atender suas necessidades e trabalhar como um braço direito.

No ramo comercial, o CRM é uma dessas ferramentas que se destaca, justamente, por conseguir dar essa mãozinha em organizar as atividades e ainda colaborar para o aumento da produtividade e das vendas.

6 - Redução de custos

Existem clientes que tem como principal objetivo reduzir custos e vão ao encontro de empresas que possam proporcionar isso através de um produto/serviço que substitua ou complemente outros.

Com a era digital, muitas empresas passaram a desenvolver aplicativos e softwares que suprissem necessidades de contato de forma rápida, e mais em conta.

O WhatsApp é um grande exemplo de como isso funciona na prática, já que proporciona ligações de áudio e vídeo gratuitas, reduzindo custos para alguns de seus usuários que utilizam essas funções com frequência.

7 - Preço

Divergindo um pouco do tópico anterior, a proposta de valor de preço busca apresentar para o consumidor preços mais acessíveis, ficando conhecido pelo seu nicho por proporcionar produtos de qualidade com um preço reduzido, ou meios mais viáveis para consumir aquele produto/serviço.

8 - Design

Propor uma imagem diferenciada, isto é, um design diferente, também é uma maneira de realizar uma proposta de valor.

A proposta de valor do design e status andam em conjunto, visto que uma maneira de identificar a marca é através da sua logo, cores etc. Essas ações contribuem para que facilite a identificação, logo um cliente fiel da mesma, pode se sentir prestigiado por usá-la.

modelo de proposta comercial

Fique atento a sua proposta de valor

Sabemos que criar e desenvolver a proposta de valor pode ser difícil, ainda mais quando não se tem a mínima ideia de como seus clientes vão reagir, ou como prever isso.

Para criar seu modelo da sua, é necessário buscar os dados sobre os seus clientes, sem eles dificilmente surgirá algo concreto.

Em situações como essa, é importante ter dentro da sua empresa uma ferramenta gerencial que, além de fornecer informações valiosas para suas estratégias, te auxilia em outros diversos processos.

O Moskit CRM consegue atender ambas demandas e ainda conta com funcionalidades únicas, proporcionando os melhores aspectos de um CRM para o consumidor.

Se você busca inovação, qualidade e alto desempenho, precisa conhecer mais sobre o Moskit CRM, e a melhor forma para fazer isso é realizando um teste gratuito. Então não deixe para amanhã e comece agora mesmo um free trial no Moskit.
Teste grátis