Vender mais é um dos principais objetivos da grande maioria dos vendedores.
No entanto, para que esse objetivo seja alcançado é importante aprender como vender melhor, uma vez que ao aumentar a qualidade de vendas, os resultados tendem a subir também.
Então se você, assim como outros diversos vendedores, se perguntam diariamente quais medidas podem ser tomadas para aumentar suas vendas e como fazer isso, esse texto é para você.
20 dicas para vender melhor e potencializar suas vendas
1. Tenha uma abordagem cuidadosa
A abordagem é um dos primeiros momentos, senão o primeiro, que o cliente tem contato direto com a empresa, e a impressão inicial é a que permanece com o consumidor.
Seja cuidadoso e jamais chegue pressionando. Abordagens invasivas, são prejudiciais.
2. Mostre interesse pelos seus clientes
As pessoas gostam de falar sobre si mesmas e ficam felizes quando a outra pessoa está realmente interessada nelas. Portanto, tente sempre mostrar que realmente está interessado no que o que seu cliente está relatando.
Lembre-se que ter empatia e entender a dor dele é o pontapé inicial para se interessar e compreender como ajudá-lo.
3. Questione quando necessário
Muitos vendedores acabam deixando passar muitas oportunidades de vendas por não entenderem algo e ficarem com vergonha de perguntar novamente.
É por isso que os melhores vendedores não devem ter medo e questionarem quando não entenderem. Adotar uma linguagem mais simples e informal pode ajudar também, dessa forma todos vão estar mais relaxados e se compreenderão com mais facilidade.
4. Não pense pelo cliente, pense com ele
Nem tudo que você pensa para o cliente é bem recebido. É por isso que nenhum vendedor pode saber o que o cliente realmente deseja e precisa sem conversar com ele primeiro e, juntos, chegarem na raiz do problema.
Os vendedores precisam ajudar os clientes a encontrarem a melhor solução e isso só é possível se escutar o que ele tem a dizer e questionar sempre que possível.
5. Ofereça sempre o melhor
Para conseguir mais vendas ou fechar negócios mais rapidamente, os vendedores muitas vezes não oferecem a melhor solução para o cliente.
Mas a questão é que se os vendedores precisam fazer isso, talvez o cliente ainda não entendeu o real valor da solução.
Reforce o valor emocional e ofereça sempre a melhor opção disponível.
6. Não aborreça seus clientes
Muitas vezes, os clientes não gostam de comprar porque se sentem aborrecidos com a forma com que são atendidos, dando a impressão para eles que não passam de um número.
Tenha paciência, e os trate como se fossem únicos.
7. Seja honesto
Os vendedores que se preocupam apenas com a sua comissão e carreira não estão preocupados em ser honesto com seus clientes, eles são capazes de inventar qualquer coisa apenas para fechar uma venda.
No entanto isso tem o efeito contrário, pois aquele cliente além de não voltar a fazer negócio pode fazer com que a reputação da empresa caia.
Seja honesto, o consumidor gosta de honestidade.
8. Ajude o cliente a se decidirem, mas não os apresse
Para um vendedor, sua oferta costuma ser óbvia, mas para alguns clientes essa é uma decisão altamente complexa.
Você pode dar todos os fatos e vantagens para os clientes e, ainda assim, eles ficarão confusos e pediram um tempo para pensar.
Não apresse a decisão dele, faça sim os follow-ups, mas jamais o pressione para fechar, isso pode espantar.
9. Não ignore questões não resolvidas
Se o cliente solicitar algo do qual você ainda não conseguiu uma resposta, por exemplo, não ignore essa solicitação e sempre reforça que apesar de ainda não ter conseguido resolver seja quer queira o que ele pediu, a solicitação dele está sendo administrada.
10. Utilize as objeções como porta de crescimento
Se você anda ouvindo muitas objeções, esse pode ser um grande sinal de alerta de que algo não está certo.
Algumas objeções, são perfeitamente normais, mas a partir do momento em que começa a se tornar uma constante, é momento de sentar e analisar alguns pontos.
Os clientes não dizem isso para aborrecer os vendedores, mas porque querem ter certeza de que estão gastando o dinheiro na coisa certa, então olhe novamente para elas e tente entender o que pode ser melhorado.
11. Foque no valor do que você está vendendo, não no preço
Claro, os clientes ficam felizes quando podem economizar dinheiro. No entanto, não é função do vendedor oferecer-lhes a solução mais barata, mas a melhor para o cliente. O dinheiro é apenas um mero detalhe se o cliente atingir seus objetivos com mais segurança e facilidade com a compra da oferta.
12. Não faça falsas promessas
Jamais ofereça algo para o seu cliente da qual você não será capaz de cumprir.
As falsas promessas apenas prejudicam o desempenho do time e fazem com que os clientes se tornem insatisfeitos, e clientes insatisfeitos podem custar muito caro.
13. Ajude o cliente a ter sucesso com sua solução
Após o fechamento do contrato, o cliente ainda continua precisando de ajuda e suporte. Entre em contato sempre que possível e verifique se existe algo em que você possa estar ajudando.
Apesar de ser uma função de pós-vendas, nem todas empresas contam com essa função, logo fica a cargo do vendedor.
14. Mantenha contato com seus leads
Muitos negócios fracassam porque os clientes em potencial esquecem que entraram em contato com a empresa.
É de extrema importância realizar alguns contatos com esses leads e relembrá-los de que a dor deles ainda existe e precisa ser solucionada.
15. Divirta-se vendendo
Quem você vê as vendas como um fardo, ou algo chato, você não está fazendo favor a ninguém. Nem sua qualidade de vida, nem seu patrão, que depende de vendedores ativos, nem seus clientes, que precisam de vendedores dispostos a atendê-los.
Ame o que você faz, dessa forma tudo se encaminha de maneira bem mais rápida e fácil.
16. Esteja aberto a coisas novas e aprenda
Os vendedores querem que seus clientes se abram e experimentem algo novo. Mas os próprios vendedores às vezes são tão fechados que não se dão a chance de aprender novas técnicas e estratégias.
Aqueles que estão regularmente em busca de novidades alcançam seus objetivos com mais facilidades, uma vez que estão mais preparados.
17. Apenas venda algo que você acredita
Às vezes, há dias em que simplesmente nada funciona. Infelizmente, isso pode afetar a sua visão sobre a solução.
Mas se você vende algo que não acredita, nunca terá sucesso em uma carreira de vendas.
Você deve ser o primeiro a entender o valor da solução.
18. Saiba quando desistir
Apesar de todos os esforços, nem sempre o resultado é o esperado: a venda.
É preciso reconhecer que quando o negócio está perdido, isso dá liberdade para focar no que realmente pode funcionar.
19. Sempre aproveite novas oportunidades
Oportunidades são dadas apenas para aqueles que dão uma chance às oportunidades - e então as usam. É por isso que os vendedores estão sempre em busca de novos clientes e ideias interessantes sobre como eles podem moldar melhor não apenas suas próprias vidas, mas também a de seus parceiros de negócios.
20. Utilize um CRM
Vender com qualidade depende muito de suas estratégias, abordagens e experiência. Mas isso não significa que você deve ignorar as ferramentas de vendas que estão disponíveis para serem utilizadas.
Todo processo comercial precisa de um CRM.
O CRM é uma ferramenta que possibilita organizar seu processo comercial e acompanhar de perto cada etapa dele.
E por ser tão poderosa, ela consegue te sinalizar quando algo não está de acordo com o planejado e quais pontos do seu processo comercial precisam ser mudado.
Se você está em busca do sucesso comercial, você precisa investir em um CRM. Comece hoje mesmo um teste grátis no Moskit CRM e conheça essas e outras funções que só o Moskit pode te proporcionar.