Qual a importância de construir relacionamentos com seus clientes?

Qual a importância de construir relacionamentos com seus clientes?

Você utiliza o Spotify para ouvir música? Já comprou alguma coisa na Amazon? Sabe o que esses e muitos outros serviços modernos tem em comum? Eles conhecem os clientes deles como ninguém e por isso se destacam e ganham mais e mais clientes a cada dia. Mas o que eles fazem para ter um excelente relacionamento com seus clientes?

Até alguns anos atrás, era comum vendedores tratarem seus clientes de forma impessoal, mecânica e acabavam demonstrando que aquela pessoa era apenas mais um número em sua planilha de vendas e uma ajuda para bater a meta no fim do mês.

Porém, a concorrência aumenta a cada dia e hoje já não é mais aceitável no mercado esse tipo de tratamento. Por isso, o atendimento virou a maior arma que uma equipe de vendas tem para conquistar um consumidor e, mais do que um simples atendimento, o relacionamento que ali pode ser construído, visando inclusive a fidelização desses clientes.

Infelizmente, não são todos profissionais que enxergam essa importância ou seguem o modelo das grandes empresas que citamos e por isso acabam mantendo o mesmo padrão de anos atrás e claro, perdendo venda após venda.

Sabemos que é preciso mudar esse padrão do “antigo atendimento” e hoje viemos falar os 3 principais motivos que você precisa começar a construir relacionamentos com seus clientes o quanto antes!

Destaque-se da concorrência

Como dissemos, o mercado está cada vez mais competitivo e isso significa que é preciso encontrar formas de se destacar da concorrência e captar mais clientes.

Essa tarefa não é tão fácil e por isso deve ser feito um planejamento junto aos gestores e também a equipe de Marketing.

Para isso, esteja sempre atento às novidades do mercado e também analise com atenção as sugestões do seu público: elas podem te indicar um caminho que ainda não havia pensado e de sucesso. Não fique parado! Lembre-se que se você está querendo destaque,  seu concorrente também.

Fidelize seu cliente

Fidelizar alguém com seu produto e empresa é uma etapa decisiva para seu negócio. Existem algumas formas de se fazer esse trabalho, mas o relacionamento é sem dúvidas o mais certeiro deles.

Quando falamos em relacionamento não estamos falando simplesmente de ligações e envio de e-mail. É preciso ir além e para isso sua relação com o cliente deve ser construída atendimento pós atendimento.

Fidelizar é garantir que você será a primeira opção que ele pensará quando precisar do seu produto ou serviço. Além disso, manter um cliente na empresa tem um custo muito menor do que converter um novo. Para entender mais sobre o assunto, leia nosso texto sobre Sucesso do Cliente.  O Sucesso é diferente do pós-vendas, é mostrar atenção e querer entregar o máximo para seu cliente em todas as etapas do processo de compra.

Invista na fidelização e não tenha uma única venda com uma pessoa, ganhe a chance de ter várias.

Ganhe evangelistas da sua marca

Os evangelistas das marcas são aqueles que se identificam com a empresa, receberam um bom tratamento e passam a indicar para conhecidos; são também conhecidos como “defensores” da marca.

Além disso, um evangelista compartilha publicações em suas redes sociais e tem um alto nível de engajamento. Também geram testemunhos que você pode usar a seu favor em campanhas de marketing, por exemplo.

Saiba valorizar esse público, seja com descontos, com pequenos presentes, etc.

Como construir um relacionamento de qualidade com seu cliente

Agora que você já sabe o porquê ter um relacionamento sólido com seus clientes, é hora de saber como fazer isso da melhor forma.

Tenha uma estratégia de CRM

Para iniciar esse tópico, não faz sentido falar em construir um relacionamento no mundo das vendas e não falar em CRM. Customer Relationship Management é exatamente a estratégia que tem como princípio o gerenciamento desses relacionamentos com o cliente. Essa estratégia tem como aliado um software de apoio, como o Moskit.   

Por isso é imprescindível montar uma estratégia em sua empresa que coloque o cliente no foco da negociação.

Vamos exemplificar a importância de um relacionamento sólido com o cliente em uma situação prática como você pode iniciar esse processo de construção de relação com um contato.

Imagine uma empresa que venda materiais para construção. Vamos chamá-la de Depósito do Tião.

O Depósito do Tião já existe há 20 anos e nunca teve grandes problemas para conseguir clientela. A equipe atual é formada por:

Tião – O proprietário e responsável pelo departamento administrativo da loja

Carla – Gerente da loja

João – Vendedor

Paula – Vendedora

Essa pequena equipe não se atentou para as mudanças no perfil dos clientes e nem na dinâmica do mercado e, nos últimos tempos, vem sentindo diferença nas vendas que estão caindo a cada mês que passa.  

Tião e seus colaboradores não notaram que os grandes concorrentes estavam inovando e trazendo táticas mais inteligentes para os atendimentos. Isso acontece porque equipes que estão há muito tempo no mercado criam uma maior resistência ao movimento de mudança do mercado e os prejuízos uma hora acabam aparecendo.

Porém, sabemos que nunca é tarde para mudar o processo de vendas e é isso que a Carla, como gerente, ou o Tião, como proprietário, precisam enxergar.

Entender as preferências dos seus clientes e saber o que oferecer, quando e como oferecer é fundamental para o novo modelo de consumidores que estão no mercado.

Então, a equipe pode – e deve – iniciar um processo de transformação. O primeiro passo é o estudo para entender o que realmente precisa ser alterado e o que ainda traz resultado.

Se o gestor ficar confortável com a situação que a empresa está, há grandes chances de que seja levado pela correnteza que é a concorrência existente em qualquer mercado hoje.  Por isso, a melhor forma de evitar isso é estar atento às novidades e tendências de atendimentos no mundo das vendas.  O que o Depósito que estamos dando como um exemplo fictício poderia fazer para reverter a situação na qual se encontra?  

É aí que uma estratégia de CRM entra como aliada de uma equipe comercial.  Alguns pontos principais que um software de CRM pode entregar são:

#1 Organizar as informações da empresa: *Isso pode não parecer um problema para uma equipe que há tanto tempo trabalha da mesma forma, mas o uso de agendas e papeis soltos é extremamente prejudicial para uma rotina comercial e também para o levantamento de relatórios e acompanhamentos de negociações. Um software como o Moskit traz essa centralização e ainda ajuda a visualizar melhor os números de uma equipe.

#2 Aumentar a produtividade:O tempo é otimizado quando a tecnologia e a organização entram para ajudar nas vendas. Isso acontece porque de uma forma natural seus vendedores deixam trabalhos que ocupavam muito tempo de lado pois tudo está centralizado e muito mais fácil de ser encontrado.

Juntamente a isso também encontram-se as vantagens de não precisar de preocupação em como será feito o atendimento por não lembrar das últimas conversas e últimos dados.

#3 Visualização de um Funil de Vendas: *Poder determinar quais etapas exatamente se encontram dentro do seu processo de vendas e entender como seus clientes percorrem essas etapas e onde você acaba perdendo negócios.

Além disso, você consegue traçar um planejamento melhor se tiver como entender em qual etapa o cliente desiste de comprar.  

#4 Levantamento de dados: *Poder levantar dados para pensar em novas estratégias é algo valioso que o CRM traz para uma equipe. Ter em mãos informações como quais clientes estão há mais de um mês sem nenhum tipo de contato ou qual o motivo de maior perda de negócios por sua equipe, por exemplo, pode te dar noção de como mudar a forma como o trabalho está sendo feito e consequentemente adotar novas táticas para alavancar as vendas.

Esses são os principais pontos que um relacionamento sólido com seu cliente agrega em sua empresa. Seus vendedores devem estar preparados para oferecer um atendimento que seja pessoal. Se você acha que encontrará resistência por parte da sua equipe, confira o material que trouxemos no blog para ajudar quem está nessa situação.

Colocando em prática

Escolher um software que seja simples de usar é um incentivo para que sua equipe realmente adote a estratégia no dia a dia. Além disso, buscar opções nacionais traz pontos positivos quanto aos valores que são cobrados em real e não em dólar, que pode sempre oscilar.

Os softwares de CRM são importantes pois te ajudam a colocar em prática as seguintes tarefas:

Construir uma relação de confiança: O consumidor confia em quem mostra que o conhece. Por isso, cadastre em seu CRM tudo sobre aquele cliente. Com o máximo de informações você consegue construir uma relação de confiança, acaba aquele atendimento frio e quando aquele cliente precisar do seu produto ou serviço certamente lembrará de você.

Mostrar um bom atendimento: Juntamente com o tópico anterior, o bom atendimento é uma forma de personalizar a relação com um cliente e lembrá-lo de sua importância. Por isso, se esforce para expressar simpatia e compreensão. Não esqueça que você está lidando com pessoas e não com máquinas. Isso quer dizer que você pode não ter um dia bom, mas nessa busca por um relacionamento sólido é preciso dedicação para dar o máximo da sua atenção.

Organizar informações: Como entender os hábitos do seu cliente e suas preferências se não tiver suas informações organizadas e de fácil acesso? Pois é com um sistema de CRM que você conseguirá sair das planilhas e ir um passo além em seu processo de vendas.

Com o Moskit, por exemplo, você poderá agendar tarefas, ter todo atendimento registrado, enviar e-mails, enfim… ter tudo o que você precisa sobre seu cliente à mão para quando for necessário.

Quer ver como melhorar o relacionamento com seus clientes? Comece hoje o teste grátis do Moskit por 14 dias! E em caso de dúvidas ou sugestões sobre o tema, deixe seu comentário.

Boas vendas!

<a href="http://moskitcrm.com/teste-crm-gratis/" title="Teste Grátis"target="_blank"/>
alt