Whatsapp: Um guia rápido para vendedores

Whatsapp: Um guia rápido para vendedores

O Whatsapp é, sem dúvida, uma das maneiras mais pessoais de contato com uma pessoa hoje. Além de trazer essa aproximação humana, é uma ferramenta extremamente útil para criar relacionamento com clientes, realizar gestão de atendimento e impulsionar vendas.

Infelizmente, nem todos sabem utilizar o aplicativo de maneira proveitosa quando se trata de vendas. Ter os clientes na palma da mão hoje não se trata mais de uma vantagem comercial, mas sim de uma nova demanda.

Dependendo do ramo de atuação, já é bastante comum realizar fechamento de vendas e personalizar o suporte ao cliente diretamente via Whatsapp. Não é à toa que, recentemente, o aplicativo faz parte do planejamento de vendas de muitas empresas.

Que tal aprimorar a utilização dessa tecnologia em favor das suas vendas e atender melhor os clientes? Vamos trazer aqui algumas dicas importantes para quem deseja integrar este serviço a sua empresa e colher bons resultados.

Faça uma conta no Whatsapp Business

O WhatsApp Business (WhatsApp para negócios) é a plataforma do aplicativo específico para fim comercial. Ela envia mensagens gratuitamente para contatos e pode manter conversas em grupo. Foi criado para atender necessidades de melhorar a comunicação entre empresas, clientes e fornecedores.

Além de facilitar a interação com o cliente, a ferramenta pode automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens que tenham sido enviadas. É, inclusive, uma maneira de mostrar que sua empresa está inserida nas novidades e preocupada em manter um perfil comercial para facilitar as demandas da sua clientela. É ainda possível adicionar informações úteis como endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail e website.

Uma grande novidade é a possibilidade de organizar informações, contatos e conversas por meio de etiquetas, assim, você pode encontrar o que precisa de maneira muito rápida e ordenada.

Você pode também criar uma mensagem de saudação para apresentar-se, mensagens padronizadas que costuma enviar com frequência para reutilizá-las quando necessárias e responder perguntas mais comuns sem demora. Além disso, definir uma mensagem de ausência para quando não for possível responder de imediato e, com isso, gerar um feedback mais positivo.

Não dê seu número pessoal para cliente

Isso mesmo. Nunca dê seu telefone pessoal. Muitos acabam confundindo o espaço pessoal com o profissional. Ninguém quer receber um cliente pedindo orçamento na hora que passeia com os filhos. Faça o possível para providenciar um contato que seja estritamente comercial.

É importante ter em mente que seu trabalho é apenas uma parte da sua vida. Fazer essa separação de mensagens de trabalho com as pessoais evitar cometer engano  ou enviar mensagens a grupos e pessoas erradas. Saber dividir bem estas duas realidades te fará ter mais tranquilidade fora do trabalho e mais foco durante seu expediente.

Divulgue nas redes sociais e no seu site

Acredite, se você colocar seu número em seus canais como sites e redes sociais, pode  ser que aumente sua demanda de atendimento, mas também pode ser uma grande oportunidade para implantar um método eficiente de diminuição de insatisfação dos seus clientes. Tudo depende da prioridade que dará a isso.

Alguns tipos de mercado, têm investido menos em formulários de contatos ou abertura de protocolos padronizados. Lembre-se que clientes gostam mesmo é de serem atendidos com rapidez, e preferencialmente, de maneira humanizada. Por isso, certifique-se que sua equipe está devidamente treinada e preparada para receber esta demanda antes expor-se a este novo canal.

Não demore para responder o cliente

Agilidade é o que fará a diferença no uso dessa ferramenta. Já que pretende abrir mais este canal de comunicação com o cliente, é bom que esteja realmente disposto a dar conta dessa demanda de maneira rápida. Em casos de empresas que tem um volume alto de atendimentos, produtos ou serviços, será importante providenciar ainda um telefone para cada demanda para não gerar uma fila enorme de espera e prejudicar ainda mais o atendimento.

O suporte ao cliente precisa ser realizado com um certa prioridade para que esta arma não se volte contra você. Fique atento a isso.

Aproveite o Whatsapp para otimizar sua comunicação

Estima-se que a taxa de abertura para mensagens do WhatsApp é superior a 90%. Imagine só as possibilidades de sucesso que poderá obter na comunicação. Além de ser muito popular, o WhatsApp pode ser acessado em dispositivos móveis facilitando para que você possa conversar abertamente com seus clientes a qualquer momento e lugar. É uma ótima oportunidade para medir feedbacks, gerenciar crises com ofertas especiais, cupons, e reduzir danos futuros ou até mesmo aumentar sua taxa de retenção de clientes.

Segmente e crie grupos

Você sabe que nem todos os seus clientes são iguais e gostam dos mesmos produtos e serviços, não é? O aplicativo permite segmentar grupos, criar listas, nomear contatos, então tente se organizar o máximo para classificá-los como achar melhor, mas personalize o atendimento para evitar que ele saiba que é um mecanismo automático.

Estabeleça um horário de atendimento

Apesar de termos falado sobre prontidão nas respostas, é bastante importante deixar claro para clientes que você estará disponível apenas em determinado horário. Divulgue sempre um horário de atendimento. Será difícil fazer o cliente entender no começo, mas com o tempo ele acostumará com seu tempo disponível.

Fale com a linguagem do seu cliente

Se você tem uma loja de roupas para jovens, não adianta falar com eles com a maior formalidade do mundo. Para que eles sintam-se a vontade é importante que comunique-se bem na linguagem adequada. Se o cliente percebe que está o tratando de uma maneira robotizada ou impessoal, ele com certeza criará barreira para lhe ouvir. É importante preocupar-se sempre com os erros ortográficos. Apenas utilize linguagem da internet como gírias, abreviações e memes se fizer sentido para seu público. Lembre-se sempre de evitar formalidades excessivas também.

Não seja chato! Nada de correntes, promoções e spam

Parece óbvio, mas é uma prática completamente comum de estabelecimentos, vendedores e marcas enviar imagens ou vídeos promocionais que irritam seus clientes. O marketing tem mudado cada vez mais sua maneira de lidar com o cliente. E pelo WhatsApp a coisa não é diferente. Só envie conteúdo se seu cliente realmente autorizar.

E o mais importante: JAMAIS o inclua em uma lista que ele não concordou em fazer parte. Não tem coisa mais desagradável que receber conteúdo que não assinou. Além disso, é uma prática muito mal vista pelo cliente cada vez mais exigente. Além disso, preocupe-se com frequência. Não seja inconveniente. Se você envia uma mensagem todo dia para alguém que não deseja receber, logo você terá seu número bloqueado e perderá o canal de comunicação com ele.

Acho que ficou claro como algumas dessas dicas podem lhe ajudar a melhorar suas vendas e atendimento, certo? Então, não perca mais essa oportunidade de aproximar seus clientes e vender mais.