3 frases para contornar dificuldades de comunicação com clientes

3 frases para contornar dificuldades de comunicação com clientes

Nem todo mundo sabe se comunicar com muita eficiência.

Na rotina do vendedor é comum encontrar clientes que apresentam uma certa dificuldade em transmitir suas ideias. Seja por não saber encaixar as palavras no contexto certo, ou por não conseguir organizar os pensamentos para se fazer entender.

Existem casos que é simples desviar das falhas de comunicação, mas quando falamos de vendas complexas o problema fica um pouco mais sensível.

Quando o vendedor não entende corretamente uma necessidade, a venda pode ser um fracasso completo.

Já que não podemos esperar uma comunicação excelente de todo mundo, trago três dicas bem eficientes para garantir que ambos os lados se fizeram entender ao final da conversa.

Deixa eu ver se entendi direito…

A maioria das pessoas que não sabem se expressar direito também não sabem que sofrem desse problema.

É comum que essas dificuldades sejam ignoradas e que as outras pessoas simplesmente passem por cima da situação, causando alguns conflitos no caminho.

O vendedor não pode se dar ao luxo de ignorar uma informação vinda de seu cliente. Na maior parte dos casos, um detalhe pode trazer um gancho importante para emplacar uma venda, ou até mesmo comprometer o processo de implantação e entrega de algum produto ou serviço.

O primeiro passo para que a comunicação se torne clara, é certificar-se que a mensagem foi recebida com clareza.

Quando existir alguma dúvida, pare toda conversa e pergunte se o seu entendimento do que foi dito está correto:

Só para evitar enganos, deixa eu ver se entendi direito seu problema…

…é isso que você precisa?

Depois que tudo o que foi dito pelo cliente está esclarecido e todos estão falando a mesma língua, chega a hora de explicar como o problema será solucionado.

É normal que a apresentação de uma solução seja padronizada, e que neste momento o cliente fique em silêncio ouvindo o que está sendo proposto. No entanto, não é sempre que podemos ter certeza que tudo foi compreendo da maneira certa.

Um dos grandes causadores de conflitos é assumir que o outro tem o mesmo entendimento que você.

Para evitar confusões na hora de explicar uma proposta, tente utilizar o seguinte mecanismo.

Após sua – normalmente longa – apresentação, sumarize tudo o que você quis dizer em uma sentença mais simples, confirmando com o cliente que é aquilo que ele precisa.

“…Então, nossa solução fornece um funil de vendas inteligente e organiza com eficiência os clientes da sua carteira.

É isso que você precisa?”

Faz sentido para você?

Com o problema estabelecido e a proposta de solução apresentada, o que resta agora é trabalhar com as objeções.

É possível que, um cliente que já tenha tropeçado na hora de apresentar seu cenário, também encontre dificuldades na hora de explicar o restante de suas dúvidas.

As duas perguntas inicias podem se repetir para entender dúvidas e explicar soluções para as objeções, mas existe um cuidado a ser tomado.

As pessoas, de forma geral, não gostam muito de ficar perguntando e tirando dúvidas. **A impressão que temos é que quando apresentamos muitas dúvidas as pessoas nos tratam mal. **

O pior pecado para o vendedor é deixar que o cliente saia de uma conversa com dúvidas, devendo agir de forma convidativa para apresentação destes questionamentos.

Uma frase que funciona muito bem, e que pode ser utilizada para abrir o diálogo após uma explicação é a simples: “Faz sentido para você?”

“E é assim que resolvemos essa questão. Ficou alguma dúvida? O que disse faz sentido para você?”

Comunicação é um ponto muito importante em todas as áreas, mas para o vendedor é a ferramenta principal do seu resultado.

Se você ainda não entende a importância da comunicação e gostaria de aprender uma forma mais precisa de transmitir suas ideias, temos outro texto incrível sobre comunicação aqui no Moskit CRM.

Confira aqui.