5 vantagens para aplicar o Outbound Marketing na sua empresa

5 vantagens para aplicar o Outbound Marketing na sua empresa


O outbound marketing é uma estratégia focada em chegar até o consumidor ativamente e se inserir em seu cotidiano de forma que eles passem a conhecer mais sobre a empresa e a solução.

Saiba mais em: O que é Outbound Marketing?

Por ter sido muito utilizada durante anos, o outbound marketing também é conhecido como marketing tradicional, já que ele é comumente atrelado a propaganda de tv, rádio, outdoors e merchandisings.

Apesar do inbound, aparentemente, estar dominando o cenário atualmente, o outbound marketing continua sendo uma excelente maneira para prospectar os clientes, contando com inúmeras vantagens que só ele pode proporcionar.

Não acredita?

Preparamos um post com alguns desses benefícios que só o outbound tem. Vamos conhecê-los!

5 vantagens de aplicar o Outbound Marketing

1 - Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é um indicador que apresenta o resultado real do investimento realizado nas campanhas de marketing da empresa. Esses dados são obtidos através de um cálculo realizado em que a receita e o custo são levados em consideração.

Por se tratar de uma estratégia em que é feito um contato massivo e ativo com um grande número de possíveis consumidores, o retorno tende a ser mais rápido do que outras estratégias, como o inbound, que é preciso que primeiro o cliente se nutra para depois o resultado começar a aparecer.

Desta forma, a entrega acelerada do ROI é uma das maiores vantagens do Outbound Marketing.

Importante salientar que o ROI pode se expressar através do processo de vendas, com o aumento de vendas.

2 - Precisão e rapidez de solução

Por ter um processo mais acelerado, os resultados do outbound marketing aparecem quase que de imediato e, como vimos no tópico anterior, isso é extremamente oportuno para a do ROI.

Só que essa agilidade não se limita a esse benefício, já que outra grande utilidade está no fato das informações serem mais precisas e mensuráveis.

Como as ações têm efeito rápido, se algo não estiver funcionando, é muito mais fácil corrigir e ver em que lugar o erro pode estar, e, assim como a visualização da falha, sua correção também é ágil.

3 - Diversidade de canais e mídias

Enquanto o Inbound foca muito nas redes sociais e internet, o Outbound marketing trabalha com uma gama de mídias imensamente maior e que também possuem ampla disseminação, são alguns exemplos:

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Internet;
  • Revistas;
  • Outdoors;
  • Eventos;
  • Panfletos.

4 - Validação de persona

Ao desenvolver sua buyer-persona, é necessário que uma das etapas para que ela se concretize seja feita, e esta é: validação.

Com o outbound marketing e o retorno rápido das ações e estratégias, se torna bem mais rápido para validar e lapidar a persona, adequando-a cada dia mais ao perfil da sua empresa e focando em quem realmente possa trazer resultados.

Essa validação permite que a empresa passe a focar mais no que funciona, aumentando os resultados.

Sem contar que existe um tipo de consumidor, geralmente aquele com ticket médio alto, que precisa ser prospectados ativamente, visto que é um cliente bem concorrido, logo, essa assertividade e maneira ativa de ir até ele, pode ser um diferencial que rende mais vendas.

5 -  Economia de tempo e produtividade

Como já citamos ao longo de todas as dicas, a característica mais forte do outbound marketing é sua rapidez. Mas o que será que ela pode proporcionar?

Um dos grandes destaques é a produtividade da equipe responsável por administrar essa estratégia, ela passam a ter tempo para desenvolver novas campanhas e ações, cada vez mais assertivas, que elevam cada vez mais o retorno.

Exemplos de aplicações do outbound marketing

O outbound marketing não se resume apenas aquelas estratégias que citamos anteriormente, você sabia que ela também é uma ação possível de ser realizada em eventos e até mesmo através dos seus consumidores?

  • Eventos: a divulgação pode ocorrer de forma ativa através do seu stand ou de terceiros em que você ativamente vai atrás do seu lead, apresentando sua solução.
  • Indicações: o sistema de indicações ou clube de vantagens, é considerado como uma ação de outbound marketing, visto que o seu consumidor não tomará posição passiva ao ofertar a amigos e familiares.
  • Parcerias: supondo que você consome produtos de uma marca específica de shampoo, ela, ao se relacionar com um estabelecimento que utiliza somente suas soluções, estaria divulgando e incentivando de forma ativa seus consumidores a também irem até lá. O sistema de parceria, sendo assim, também pode ser considerado como uma estratégia de outbound marketing.

Acompanhamento do outbound marketing

Justamente por ter esse caráter rápido, é necessário que o acompanhamento da estratégia seja realizado constantemente, visto que seu impacto pode ser facilmente mensurável.

Uma maneira de acompanhar essa evolução é através de um software comercial, como o Moskit CRM, que aponta como as negociações estão correndo.

O Moskit CRM, além de proporcionar essa comodidade, também colabora para o aumento da produtividade.

Ficou curioso?

Comece o teste gratuito no Moskit CRM e descubra o que mais podemos fazer por você.