A importância de ser positivo quando se trabalha com vendas

A importância de ser positivo quando se trabalha com vendas

O dia de um vendedor pode ser bem complicado, já que esses profissionais lidam diariamente com situações extremamente estressantes. O que já é bem complicado pode ficar insustentável quando essa rotina é encarada com negatividade.

É muito importante se manter positivo quando se trabalha com vendas, pois a positividade é um dos fatores que vão contribuir para que todas as atividades e ações não se tornem insuportáveis e ainda mais difíceis de serem executadas.

Sem contar que essa atitude positiva pode contribuir para que se obtenha sucesso na carreira de vendas. Esse comportamento é sentido pelos clientes, colegas e o líder de vendas.

Quando você encara as situações da rotina de maneira positiva, as pessoas com quem você interage vão querer continuar a trabalhar com você, aumentando seu sucesso de vendas em todos os níveis.

Quer saber como ser positivo pode impactar o seu trabalho em vendas? Separamos algumas vantagens que podem te ajudar a entender.

A importância de ser positivo quando se trabalha com vendas

Uma das maiores vantagens de adotar uma postura positiva em vendas, é o impacto que isso tem no estresse pessoal que você sente.

Quando você encara as situações com uma posição mais otimista, a tendência é que o estresse diminua porque você não deixa com que a negatividade tome conta.

Ao encarar suas função de maneira negativa, tudo pode se tornar um problema e a sua capacidade pode ser colocada em dúvida. Esse tipo de posicionamento contribui para que problemas sérios de saúde sejam desencadeados, como o estresse.

Outro ponto negativo em não ser otimista em vendas, é a falta de visão estratégica que isso pode causar, visto que quando você está tão engajado em encarar seu trabalho em vendas de forma pessimista, não consegue perceber novidades do mercado e aprender maneiras de se inovar.

Uma atitude positiva muda sua percepção sobre o cenário de vendas, tornando bem mais fácil  pra você coordenar e priorizar seu trabalho e se concentrar nas tarefas de vendas que realmente precisam se atenção e que você deve realizar, diminuindo ainda mais a influência do estresse.

Sem contar, é claro, que você consegue executar suas tarefas de maneira bem mais precisa, entendendo o que deve ser feito e como pode ser melhorado.

A positividade colabora para que você acredite que o seu próximo cliente em potencial vai fechar negócio, dando você confiança o suficiente para você acreditar na solução que está vendendo e conseguir passar para o seu consumidor o valor dela.

Ser positivo permite que você use seus recursos para superar obstáculos.

Como ser mais positivo em vendas?

Assim como uma mudança de atitude pode mudar hábitos que estão enraizados, para se tornar uma pessoa mais positiva, é necessário treinar-se novamente para encarar o cenário de vendas de de outra maneira.

Essa transformação pode exigir muito tempo e dedicação, só que como vimos ela vale a pena.

Geralmente essa mudança começa com uma oportunidade, ou o entendimento da necessidade de se tornar uma pessoa mais otimista no trabalho.

Essa necessidade, geralmente, é desencadeada quando se compreende que ser positivo pode trazer diversas oportunidades de crescimento.

Diferente do otimismo cego, o otimismo intencional é construído, derivado de alguma estratégia e sustentado por pessoas com bons recursos que são capazes de buscar oportunidades e fazer algo significativo para outras pessoas.

Para se tornar uma pessoa mais positiva em vendas é necessário acreditar no seu trabalho, se você não acreditar no que está fazendo e nos resultados que podem surgir dele, nem a maior onda de otimismo do mundo fará com que você vá para frente.

Mas afinal, como se tornar mais positivo no ambiente de vendas? Separamos algumas dicas valiosas para você:

  • Concentre-se e seja pontual: a pontualidade é algo positivo que pode influenciar o seu humor. Você tem uma reunião? Não se atrase e, quando chegar lá, concentre-se ao máximo no que está fazendo. Participe, não se distraia com o seu celular e mantenha contato visual com seus clientes o tempo todo.
  • Tenha espírito de equipe: parabenize seus colegas pelo trabalho bem executado e, quando for a hora de receber os parabéns, não deixe de mencionar os membros da equipe que contribuíram para o seu sucesso.
  • Saiba lidar com críticas: as críticas são muitas vezes inevitáveis ​​e todos nós temos que lidar com comentários que não gostamos sobre nosso trabalho. Aprenda a aceitar críticas e responder de forma assertiva. Ficar na defensiva e lançar ataques não é recomendado e pode criar conflitos, o que não colabora e nada para um ambiente positivo.
  • Aprenda a se adaptar a mudanças: adapte-se às mudanças, as coisas mudam e, se você não aceitar e se adaptar, você está perdido.
  • Interaja com os seus colegas: passar algum tempo com seus colegas, conversar ajuda a aliviar a pressão do dia a dia e encarar sua rotina de vendas de maneira mais positiva.

Suas vendas não podem contar só com otimismo

Claro que otimismo nas vendas é essencial, porém só ele sozinho ele não fecha vendas.

Para que suas vendas aumentem e você tenha um grande crescimento, é preciso unir sua atitude otimista com um ótimo CRM.

O Moskit CRM, além de ser uma excelente ferramenta gerencial, consegue dar o auxílio que o vendedor otimista necessita para averiguar os negócios com facilidade e dar andamento em negociações.

E se você procura um sistema que te ajude com isso e muito mais, precisa conhecer mais sobre o Moskit CRM. Que tal começar um teste gratuito e ficar por dentro de tudo o que ele pode te proporcionar?

Até a próxima.