Como a reputação da sua empresa impacta nas vendas

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

Ter uma reputação boa e positiva no mercado pode fazer toda a diferença na sua estratégia de atração de novos clientes.

Isso porque a reputação é entendida como a sua empresa ou seus produtos/serviços são percebidos pelos consumidores e o mercado no geral. Sendo assim ela transmite o valor e o nível de confiança embutidos na solução. 

Em outras palavras, a reputação é o resultado das suas ações e estratégias e como elas são vistas pelas perspectivas dos consumidores.  

Uma boa reputação pode melhorar ou até mesmo aumentar o seu nível de autoridade no mercado e, consequentemente, o nível de confiança do consumidor em você aumenta.

Você será a primeira empresa que vira a cabeça deles quando pensarem no produto/serviço do seu segmento, e será a você que eles recorreram caso eles precisem de algo.

Sem contar que uma boa reputação consegue realçar ainda mais o valor da solução, e o custo vai cada vez mais se tornando algo secundário no critério de escolha do cliente. 

O mercado mudou muito nos últimos anos e contar com uma vantagem como essa pode ser o grande diferencial na hora que os clientes estão escolhendo uma empresa que fornece a solução que eles precisam.

Manter uma boa reputação pode ser um grande desafio, que demanda comprometimento e muita atenção. Pensando nisso, preparamos um artigo abordando os principais pontos dos quais você deve saber sobre a reputação da sua empresa, algumas dicas para melhorá-la e o seu impacto nas vendas.

Como melhorar a reputação da sua empresa

Cada empresa tem sua própria essência e é isso que faz com que ela se destaque e se diferencie das outras. Para que ela seja bem reconhecida e tenha uma boa fama, é importante pautar quem ela é na reputação que você deseja que ela adquira. 

Muitas vezes o que está atrapalhando a reputação da sua empresa é tentar colocá-la dentro de um molde que funcionou para empresa X ou Y, quando na verdade o que deve ser feito é o contrário. 

Pode parecer muito complicado, mas a verdade é que são etapas e ajustes simples que devem ser seguidos. Essas mudanças além de ajudarem na reputação influenciam diretamente na satisfação do consumidor, na estratégia de vendas e na comunicação, o que sem dúvidas tem um impacto significativo no resultado final.

Vamos conhecer alguns desses ajustes/mudanças: 

Desenvolva uma comunicação fluida 

Uma boa comunicação é essencial, pois ela é a maneira mais eficaz de transmitir as idéias, valores e conhecimento para seus consumidores.

É essencial que você estabeleça uma comunicação eficaz para ser compreendido por seus clientes e para estabelecer um diálogo com eles.

Os consumidores passam por diversas etapas durante o processo de vendas, e sem uma boa comunicação eles podem ficar perdidos e até mesmo desistirem. 

Portanto, a maneira com que se fala com o consumidor pode fazer toda a diferença e refletir na reputação da empresa, uma vez que ao se mostrar disposto a escutar o que eles têm a dizer e a solucionar problemas durante o processo de vendas isso causará uma boa impressão, e consequentemente uma reputação positiva.

Enviar mensagens, acompanhar as solicitações e se mostrar disponível é outro ponto essencial para que a comunicação seja fluida e um dos pontos fortes da empresa. 

Trabalhe com a satisfação dos clientes

Clientes satisfeitos permanecem fiéis à sua empresa por mais tempo e estão mais propensos a fazerem negócios novamente.

Só que comumente pensamos na satisfação do cliente apenas como a chave para o desenvolvimento da empresa, só que ela também afeta diretamente na reputação da sua empresa, já que clientes satisfeitos tendem a falar bem de você para seu círculo pessoal. 

O boca a boca ainda é muito eficaz, e as pessoas antes de comprarem antes de querem ouvir a opinião de quem já teve uma experiência com a empresa. Quando elas encontram apenas relatos positivos, a reputação faz toda diferença,

Concentre-se na experiência do cliente

Para influenciar as percepções e o comportamento do consumidor, você deve primeiro fazer um esforço para compreendê-los.

Ouvir seu cliente e entender sua situação permite que você se relacione e estabeleça uma conexão.

Na verdade, se você compreender o seu cliente e realmente souber o problema que ele deseja resolver, será mais fácil fazer sua proposta.

Hoje, a experiência do cliente é uma das variáveis ​​mais importantes nas decisões de compra do consumidor e na reputação da empresa. Se você conhece as necessidades do seu cliente e oferece a ele uma ótima experiência de compra, ele não sentirá a necessidade de ir para a concorrência.

Preste um bom atendimento

Certifique-se de que seu cliente não se sinta abandonado.

Cada um deles precisa de garantias, principalmente quando surgem problemas com a compra realizada.

Esteja presente para os seus clientes e minimize os tempos de resposta, eles irão apreciar e fazer com que se sintam mais confiantes. Quanto mais tempo tiverem de esperar por uma resposta, mais frustrados e de mau humor ficarão. Tudo isso afetará negativamente a reputação da sua empresa.

Faça com que seus clientes falem apenas bem de você e de seus produtos.

Personalize as interações

As vendas personalizadas são fundamentais para o seu negócio, já que isso está intimamente relacionado ao quanto você sabe sobre seu cliente.

Se você entende quem ele é, quais são seus objetivos e dores, pode fazer-lhe ofertas específicas dedicadas a ele. 

Esta é uma grande vantagem em sua estratégia de vendas e você também obterá um retorno significativo em reputação

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. A divulgação de mensagens ou ofertas personalizadas farão com que se sintam clientes valorizados, e que sempre se sintam mais ligados à sua marca.

Como a reputação da empresa impacta nas vendas? 

Quanto mais clientes fiéis você tem, e pessoas que apoiam seus trabalho, mais você se beneficiará dela, tanto em termos de lucros quanto de reputação da empresa. 

A reputação da sua empresa pode ser uma estratégia eficaz para promover o aumento vendas e aumento de receita, já que quanto mais eu publico-alvo conhece sobre ela, mais propensos eles ficam a conhecer mais.

Sem contar que a reputação pode ser um fator decisivo para quem está em dúvida  entre os seus produtos/serviços e os do concorrente.

Ferramentas que podem ajudar a construir uma boa reputação

Para construir uma boa reputação e seguir todas as dicas que passamos nos tópicos anteriores, é importante adotar ferramentas que vão agregar valor ao processo, e o CRM é uma delas.

Capaz de acompanhar o cliente, entender as necessidades dele e apontar quais estratégias podem ser implementadas.

Sem contar que como a reputação depende de um bom relacionamento, nada melhor do que ter uma ferramenta focada no gerenciamento do relacionamento com os clientes.

Ficou curioso? Conheça essa e muitas outras vantagens de um dos melhores CRM do Brasil. Faça um teste gratuito agora mesmo

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit