Saiba como você pode prevenir cancelamentos na sua empresa

Saiba como você pode prevenir cancelamentos na sua empresa

É comum pensarmos que após a aquisição de um cliente nosso trabalho está finalizado, só que o pós-vendas é um dos momentos mais cruciais, visto que é a hora que ele testará a sua solução na prática e decidirá se deve ou não continuar investindo nela.

Muitas vezes o serviço é tudo o que aquele consumidor precisa, mas ele acaba cancelando por falta de prática e orientação de algum profissional qualificado. Logo, ter dentro das empresas um setor que trabalha com esse pós-vendas e ajuda na retenção dos consumidores se faz essencial.

Uma organização preparada, possui estratégias que buscam reter e evitar com que esses clientes que não se sentem satisfeitos cancelem, criando ações que os atendem e os guiem da melhor maneira.

Existem diversas maneiras de ofertar esse suporte personalizado para o seu consumidor, por isso preparamos um conteúdo com 6 exemplos de como implementar essa ação em sua empresa.

Vamos lá!

6 ações que ajudam prevenir o cancelamento

1 - Treinamento personalizado

Como já adiantamos anteriormente, muitos clientes acabam desistindo da sua solução por simplesmente não compreender como utilizá-la da forma correta.

Aplicar um treinamento padronizado é uma boa estratégia para evitar esse tipo de problema, certo?

Mesmo sendo uma boa opção bem prática, ela não é a mais adequada nesses casos, já que muitas vezes existem necessidades pontuais em um consumidor que não tem no outro, logo aplicar o mesmo conteúdo para toda a sua rede, pode acarretar mais dúvidas do que a resolução delas.

O treinamento personalizado, além de ser uma maneira de guiá-los, também permite que as informações sejam passadas de acordo com a necessidade daquela pessoa.

2 - Comunicação constante

Outra maneira de realizar esse acompanhamento e evitar que com que seu consumidor cancele, é realizando contatos periódicos com o mesmo e avaliando como está a sua adaptação ao produto/serviço.

Essa ação é uma excelente forma de prevenir cancelamentos inesperados.

Ela também é uma boa opção para demonstrar quem está respondendo bem e quem não está, apontando em quais consumidores precisam de mais atenção no momento.

3 - Programas de fidelização

Por mais que seja muito importante focar nos clientes que correm o risco de dar churn, deixar os outros de lado não é muito legal e pode fazer com que eles se sintam abandonados.

Quando se foca muito em apenas um problema pode se acabar criando outros, sendo assim criar um programa de fidelização para atender aquele público que tem uma visão/ideia mais clara sobre a empresa evita que o ânimo em relação a empresa diminua.

Criar um programa de fidelidade, além de promover um fortalecimento no vínculo com cliente, colabora para que ele continue vendo ela como sua primeira opção, aquela que está atendendo suas necessidades aumentando as chances dele investir ainda mais.

Existem diversas maneiras de realizar essa ação seja ela com brindes, ofertas e benefícios. Aqui no blog nós já falamos sobre a alternativa de fidelização através de conteúdo. Saiba mais: 4 estratégias para fidelizar clientes com Marketing de Conteúdo.

4 - Feedbacks

Saber o que os seus consumidores estão pensando sobre a sua solução é muito importante pois, é através dos seus depoimentos e relatos que é possível traçar novas estratégias para melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados.

A empresa que tirar um tempo e/ou cria um canal para ouvir o que os seus clientes tem a dizer, consegue sair na frente e perceber quando algo não está agradando, tendo tempo hábil para corrigir e evitar que uma leva de cancelamentos ocorram por esse motivo.

Mas fique atento: apenas ter um local para que depositem o feedback e não tirar um tempo para lê-los, não traz resultado algum.

5 - Canais para atendimento

Muitas vezes seus clientes tem dúvidas pontuais e precisam de orientação, e acabam perdendo mais tempo procurando por eles do que resolvendo suas dificuldades.

Esses pequenos detalhes contam ponto sobre como seu atendimento e comprometimento com o cliente é percebido. Consumidores que não têm suas demandas atendidas são bem mais propensos a cancelarem, então preste muito atenção nesse detalhe.

6 - Newsletter

A newsletter é um tipo de conteúdo semanal ou quinzenal que busca levar materiais relevantes sobre a empresa e seu segmento para os assinantes dela.

Um dos maiores objetivos dessa ferramenta é atrair mais o público e fazer com que eles engajem, só que ela também colabora para que uma proximidade seja criada, fazendo com que o consumidor lembre que aquela empresa é importante e resolve a sua dor.

O conteúdo é uma das melhores maneiras de nutrir o cliente e diminuir os riscos de cancelamento.

Aqui no Moskit CRM nós trabalhamos com esse tipo de ação, enviando semanalmente novidades exclusivas para os assinantes. Se você não quer ficar de fora não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de várias novidades e inovações do Moskit CRM.