Quer expandir sua base de clientes? A gente te ensina como

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

Em um mercado tão instável e mutável como o que muitas vezes vivenciamos, a melhor estratégia para sobreviver e continuar vendendo, é cultivando uma base de clientes.    

A base de clientes, isto é, um conjunto de pessoas ou empresas que mantém um relacionamento próximo e ativo com a empresa, pode fazer toda a diferença quando o cenário de vendas não é o dos melhores, já que eles tendem a ser fiéis e recorrentes.

A empresa que foca na sua base de clientes, tem uma tendência a ter resultados mais satisfatórios e aumento progressivo de vendas

Quer saber como? A gente te ajuda.

Preparamos uma postagem abordando alguns pontos e dicas para você que quer expandir sua base de clientes.

Qual a importância de ter uma base de clientes?

Ter uma boa base de clientes pode fazer toda a diferença dentro do seu setor de vendas.

Além de colaborar para ter sempre vendas, e bons negócios rodando, a base de clientes te ajuda a entender melhor quais as demandas do seu mercado e público-alvo, possibilitando que as estratégias gerais e de fidelização sejam mais direcionadas para a base de clientes que a empresa busca alimentar, e isso pode fazer toda a diferença.

Uma base de cliente fiel pode ser mais eficaz que muita publicidade que você ou sua empresa faz para divulgar seus produtos/serviços, uma vez que a experiência de compra deles é capaz de influenciar pessoas próximas a eles.

Essa base de clientes também pode ser uma segurança para momentos em que o mercado não parece promissor e que a conquista de novos negócios está difícil.

Como expandir sua base de clientes?

Expandir e/ou aumentar a base de clientes é um sonho de muitas empresas, só que muitas acabam fazendo isso errado ou desistindo por não entender por onde começar, ou por achar que é um bicho de sete cabeças.

Mas a verdade é que com pequenos ajustes, um pouco de pesquisa e mudança de atitude, é possível cultivar e expandir a base de clientes

Separamos algumas dicas que vão te ajudar com essa missão.

Identifique a persona da sua empresa

Para conseguir atrair os consumidores certos, aqueles que podem vir fazer parte da sua base, é importante em primeiro lugar identificar quem são eles.

De nada adianta criar estratégias e ações para um público que não está qualificado para receber sua solução.

A partir dessa identificação é possível se concentrar em locais em que essas pessoas podem estar e começar a criar táticas para procurá-lo. E por locais não me refiro a pontos apenas, mas canais em que eles se concentram, como, por exemplo, redes sociais.

Crie conteúdos para atrair a persona

A criação de conteúdos é atualmente uma das ferramentas mais poderosas quando o assunto é atração, visto que é a partir do que ele consome que ele ganha conhecimento sobre a solução e passa a se interessar mais e mais.

Newsletter, e-books e postagens em blog são formas eficazes de conectar as pessoas com sua empresa e construir um relacionamento familiar que as transformará em seus clientes.

Peça a opinião dos seus clientes

A experiência do cliente e seus serviços/produtos são dois quesitos que pesam muito para atrair a sua persona e fazer com que ele se torne parte da sua base de clientes.

E não existe ninguém melhor do que seus clientes atuais para lhe dar conselhos valiosos sobre como melhorar esses dois pontos.

Faça pesquisas ou peça feedback sempre que achar conveniente, convide seus cases de sucesso para contar sobre a experiência deles com a sua empresa, e o mais importante de tudo, meça o grau de satisfação dos seus clientes. 

Acompanhe o seus resultados de venda

O crescimento da sua base de clientes também depende de estar ciente do estado atual em que a empresa se encontra.

Analisar os resultados é uma das partes fundamentais para quem almeja expansão, pois é através desse acompanhamento que se entende pontos que podem ser modificados para atrair ainda mais seu público e o que pode ser transformado para manter os clientes que estão na base.

Utilize ferramentas

É necessário que você aproveite todas as oportunidades oferecidas pelo mercado, inclusive as inovações tecnológicas, para otimizar as técnicas de vendas e a gestão do seu negócio.

Estar sempre atento no que é atual e que está gerando resultados pode fazer toda a diferença na hora de administrar sua base de clientes.

Os clientes buscam por rapidez e organização e ficar insistindo em ferramentas ultrapassadas pode enfraquecer a base de clientes ao invés de expandi-la.

O Moskit CRM é uma dessas ferramentas que vieram para inovar e ajudar o usuário. Utilizando o Moskit é possível organizar melhor todo o seu processo de vendas, analisar e acompanhar suas vendas para entender quem são os seus clientes e o que eles precisam.

Comece agora mesmo um teste gratuito no Moskit CRM e conheça todas as funcionalidades que podem te ajudar a expandir sua base de clientes. 

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit