Atitudes que podem fazer com que você perca vendas

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

 Existem diversos conteúdos no nosso blog sobre como não perder vendas, e como conquistar seus clientes. Entretanto hoje quero falar sobre atitudes que podem afastar seus clientes e fazer com que se perca vendas.

A postura do vendedor é algo extremamente importante, já que são as ações e comportamento dele perante ao cliente que vão ajudar a construir a confiança dele 

Entre diversas atitudes que o vendedor toma, e que podem passar essa impressão de descaso ao cliente, separamos 4 que se destacam e precisam ser evitadas, já que são as mais perigosas.

4 atitudes que podem fazer com que você perca vendas

1 - Ser distante e frio com o cliente

Se mostrar distante e frio durante o contato com clientes, pode ser entendido como um claro sinal de arrogância e desprezo.

Quando os clientes chegam na empresa, eles esperam ser tratados da melhor maneira possível, afinal são eles que pode trazer lucro para a organização.

Mas não só, quando o vendedor é frio e distante ele não dá abertura para que os consumidores se expressem e isso pode prejudicar ele a entender quais as necessidades do cliente, o que vai fazer com que ele ofereça algo que não está de acordo com a dor dele.

Sem contar que esse distanciamento e falta de calor, pode deixar os clientes ansiosos e frustrados. 

2 - Se mostrar frustrado ou triste

Não existe nada pior do que mostrar infelicidade e frustração ao se comunicar com o cliente.

A tristeza apresentada para o consumidor pode ser interpretada de duas maneiras: ou o vendedor não confia no que está vendendo e por isso está frustrado, ou está infeliz na sua função.

É importante mostrar animação para os clientes durante os contatos,  já que quanto mais empolgado você ficar, mais ansioso ele se sentirá para experimentar sua solução e resolver as eventuais dores deles.

3 - A insatisfação

Existem muitos vendedores que fazem com que os clientes se sintam culpados por não fecharem negócio. Essa insatisfação por parte dos vendedores pode ser expressa por uma ação, palavras, ou modo de tratar o cliente.

Fazer o cliente se sentir o mais culpado possível por não comprar, não vai causar o efeito desejado, e na verdade vai minar toda e qualquer chance de despertar o interesse novamente ou até mesmo negociar futuramente.

Por mais que não concorde com o cliente, é importante deixar ele falar e se demonstrar aberto para críticas e reclamações. 

4 - Se mostrar ingrato 

A ingratidão pode ser manifestada ao não prestar um bom serviço ao cliente, ou ao não corresponder com as expectativas dele.

Muitas vezes a ingratidão é sentida em pequenos gestos, como, por exemplo, ao não dar atenção a ele depois dele ter escutado o vendedor falando por horas, ou não responder dúvidas após perguntar quais objeções ele tinha.

Para que a venda aconteça, é importante ter uma troca mútua entre a empresa e o consumidor, e a ingratidão não é o caminho.

Como evitar essas atitudes?

A verdade é que por mais que a gente tente, as vezes o nosso cansaço e estresse pode acabar afetando nosso trabalho e se manifestando através dessas atitudes que foram citadas acima.

Nesses momentos é bom se lembrar qual é o seu papel como vendedor é acolher o cliente, escutar mais sobre os problemas dele e prestar um serviço de qualidade para que ele se sinta satisfeito e consiga atingir seus objetivos e resolver sua dor.

A educação e respeito com o cliente devem vir em primeiro lugar, e não só pelo lado financeiro e os lucros que eles podem render, mas também por se estar lidando com pessoas.

O tratamento com o cliente deve ser um reflexo de como você gostaria de ser tratado. A partir do momento e que se entende isso, você já passa a evitar essas atitudes.

Vá atrás de uma boa ferramenta

Você sabia que a maioria dos erros que são cometidos durante o processo de vendas podem ser identificados com antecedência?

Empresas que tem como cultura interna a análise dados, entendem melhor as métricas e os caminhos que os consumidores traçam dentro do funil de vendas. Esse grupo está mais propensos a obter sucesso em suas estratégias, pois entendem exatamente como os consumidores se comportam, logo sabem identificar quando algo não está indo bem.

O CRM é uma dessas ferramentas que, quando implementada dentro das empresas, colabora para que os usuários passem a conhecer mais sobre seus clientes e a jornada deles.

Além de fornecer funcionalidades como o histórico de negociações, que permite você consiga entender o padrão de compras dos seus clientes, e os motivo de perda, que podem ser personalizados de acordo com as perdas que acontecem no seu segmento e contribuem para se compreenda o porque cada negócio foi perdido, e se existe um padrão entre eles.

Se você ainda não conhece um CRM e gostaria de entender mais sobre essa ferramenta, clique aqui e comece agora mesmo um teste gratuito no Moskit.

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit