Uma das primeiras coisas que aprendi ao trabalhar no Moskit, foi o valor que os sócios e diretores dão à família.

Acostumado com grandes empresas onde a vida pessoal não pode influenciar no que acontece durante as 8 horas do expediente, ali existia um clima um pouco diferente. Ali, a família importa.

Um dos nossos diretores é um belo exemplo disso. Faz questão de levar o filho para a escola e buscar todos os dias. Não é raro ver conversas sobre a importância de estar presente enquanto as crianças crescem e de ser participativo nessa fase tão crucial para o desenvolvimento.

Saber equilibrar o papel de pai e mãe com a carreira profissional não é fácil, mas existem algumas dicas importantes que podemos extrair para não deixar nenhum dos lados desamparados.

Aborde uma estratégia de tempo

Nem todo mundo tem flexibilidade para isso, mas é uma dica que vale a pena testar. Pais e mães podem se ajustar para cruzar os horários de trabalho. Uma mãe que entra mais cedo pode deixar o pai cuidar da escola e de outras atividades do começo do dia. O pai que entra mais tarde, consequentemente sairá mais tarde, deixando para a mãe assumir as tarefas do fim do dia.

Este é só um exemplo das muitas configurações e dinâmicas que um casal pode assumir, e que podem facilitar para que nada fique sem cuidado.

Profissões que não exigem muito atendimento ao cliente costumam permitir uma flexibilidade maior nesse aspecto, inclusive permitindo utilizar o horário do almoço como compensação para quem precisa de uma hora a mais no começo ou fim do dia.

Leve sua situação para os superiores e tente negociar quando for possível.

Deixe que todos saibam seus horários

Todos na empresa que trabalho sabem que um dos diretores chega 9:15 e sai 17:15, utilizando a hora do almoço para complementar atividades. Faça chuva ou faça sol, ele precisa correr para buscar seu filho e recomeçar a jornada de pai.

Sabendo que existe essa janela de tempo, e que ele não pode deixar o filho esperando na porta da escola, todos trabalham para que nada exceda este horário. Vira uma tarefa de grupo garantir que seus horários sejam respeitados e que suas atribuições como pai sejam cumpridas.

É claro que essa flexibilidade depende da agenda de cada um, mas para os que podem, vale a pena usar este modelo e fazer com que ninguém tenha suas expectativas frustradas. Quando todos sabem dos horários e tudo está combinado, não existe como errar. 

Tire o máximo dos serviços de entrega

Passamos grande parte da vida adulta parados em filas ou fazendo compras. Muita gente ainda não confia na praticidade dos serviços de entrega, mas eles funcionam bem e economizam um tempo precioso.

Listas de compras online pré-definidas e entregas de supermercado podem garantir que nada vai faltar. Fazer compras pela internet do que for possível e se planejar para comprar antes que falte também permitem essa flexibilidade.

Uma vez que a rotina está definida, é só repetir as compras, sem a dor de cabeça de listas ou filas.

Use seu profissionalismo em casa

Profissionais são excelentes em organizar calendários, listas de afazeres e manter todo mundo alinhado e informado do que está acontecendo. Em casa, não precisa ser diferente.

Garanta que em algum lugar da casa exista um calendário visível com todas as atividades dos membros da casa, e que essas informações sejam sempre atualizadas para que não existam furos. Tudo deve estar por lá: visitas ao médico, festas da escola, passeios e viagens. 

Sincronizar listas de compra e afazeres através de um aplicativo como o Trello também pode economizar estresse, e ainda permite que a falta de comunicação não seja um motivo para grandes problemas.

Tenha um bom plano de contingência

As coisas dão errado. A babá acabou faltando, uma viagem de emergência inadiável surgiu e agora você precisa mudar os planos para dar conta de tudo. Tenha sempre uma mochila pronta para a criança passar a noite na casa dos avós, alternativas de babás para ligar quando houver algum contratempo e seu número de telefone com todo mundo que precisar entrar em contato.

Como já falamos por aqui, o verdadeiro planejamento surge quando precisamos lidar com problemas.

Para ter flexibilidade, não peça, venda.

Todo bom vendedor sabe que pedir é o jeito mais difícil de conseguir alguma coisa. Quando precisar negociar uma agenda mais flexível, demonstre alternativas e apresente como essas opções também podem ser vantajosas também para a empresa.

Demonstre como tudo vai ser feito e deixe claro que nada ficará por fazer.

Estar presente no momento da criação dos filhos é muito importante, e gerenciar este momento da vida pode fazer toda diferença para o futuro das crianças. Mais ainda, utilizar estratégias para ser um pai ou mãe presente podem garantir que você continuará no jogo, que não será engolido pelo mercado de trabalho no futuro.