Como finalizar um e-mail pós-vendas

Como finalizar um e-mail pós-vendas

Quando a negociação se aproxima do fim, chega a hora do pós-vendas entrar em ação e acompanhar esse cliente com o intuito de fidelizá-lo e/ou fazer com que ele volte a comprar novamente no futuro. Uma das maneiras mais utilizadas para esse acompanhamento é o e-mail.

Muitos vendedores enfrentam dificuldade na maneira de encerrar o e-mail formal de pós-vendas sem ser rude e fechar todas as oportunidades de novos contatos.

Até mesmo aqueles que já estão acostumados a fazer esse tipo de função, podem acabar pecando em um detalhe ou outro e deixando de fidelizar consumidores por falta de atenção na finalização.

O papel do pós vendas

Não estou aqui hoje para falar sobre o funcionamento do pós-vendas, apesar dele ser o tema central do nosso papo. Então, se você está meio perdido, indico que visite nossa postagem entenda como um pós venda bem estruturado pode fidelizar clientes para ficar por dentro do assunto.

Mas, mesmo assim, é importante deixar claro qual o seu papel, caso contrário, você não entenderá a importância de finalizar um e-mail formal.

O pós-vendas tem como objetivo priorizar a retenção e fidelização de consumidores através de estratégias que buscam acompanhar e se aproximar ainda mais deles. Sendo portanto, o principal vínculo entre a empresa e o cliente após a negociação.

É a partir do pós-vendas que canais para dúvidas, reclamações e auxílio são criados e disponibilizados.

A importância de um e-mail no pós-vendas

Você já foi a uma festa e saiu sem se despedir do anfitrião e sentiu que passou a impressão errada?

O e-mail no pós-vendas é o mesmo que uma despedida após uma festa, é o momento que você marca sua presença e mostra que estava ali totalmente a disposição para seu cliente.

O consumidor precisa ter a certeza de que todos os laços criados foram realmente verdadeiros e que a empresa se importa com ele, e que estava visando apenas a compra.

Esquecê-lo pode passar a impressão de que a sua experiência não está sendo válida e de que ele foi totalmente ignorado. Esse contato, após a negociação chegar ao fim, tem justamente essa função, fazer com que o cliente se sinta abraçado e valorizado, mesmo depois de ter investido seu dinheiro.

Dependendo do segmento e produto/serviço que você trabalha, essa falta de relacionamento pode ocasionar cancelamentos e graves prejuízos para a empresa.

Sendo assim, o e-mail pós-vendas te ajuda a medir a temperatura do grau de satisfação do cliente, abrir portas para fidelização, solucionar dúvidas e manter contato.

Logo, sair sem se despedir do cliente e/ou não saber a melhor forma de fazer isso, pode ser extremamente prejudicial e arruinar todo o trabalho que foi imposto naquela negociação.

Cuidados importantes antes da finalização de um e-mail pós vendas

Como todo e-mail, antes da finalização, é preciso se atentar a alguns pontos para que tudo tenha coerência.

Por mais que você queira manter um relacionamento flexível com seu cliente, a linguagem e a forma com que você o aborda é extremamente importante. Ele não é seu amigo, é seu consumidor e deve ser tratado como qual.

Evite abreviações e gírias, elas não passam credibilidade e pode fazer com que todo conteúdo se anule, assim como erros gramaticais.

Tenha a certeza de que está falando com o cliente certo, não cometa o equívoco de trocar nomes e/ou tratá-los com impessoalidade. E não se esqueça de comunicar sobre anexos, informações extras e quaisquer outros adendos importantes para que seu e-mail tenha lógica e clareza para quem está lendo.

Outro ponto muito importante, é a forma com informações negativas serão passadas, busque sempre mostrar alternativas para aqueles possíveis problemas.

Como finalizar um e-mail de pós-vendas

Temos a impressão de que quando chegamos ao final do e-mail tudo o que precisava ser dito já foi expresso ao decorrer dele, certo?

Só que nem sempre é bem assim, muitas pessoas não sabem como finalizar um e-mail formal.

Cada e-mail que você envia, é uma história que você conta, logo, é necessário recapitular tudo o que foi dito, para reforçar aquilo na mente do cliente.

No caso do pós-vendas, as vantagens podem ser revisadas para alimentar o valor da solução para o consumidor. Até porque um dos objetivos é justamente fortalecer isso para que haja uma fidelização.

E vai além, já que, no pós-vendas, não só as informações precisam ser relembradas, os canais de contato também. Por mais que você coloque-as no rodapé do e-mail, é importante apontar que elas estão lá.

Por exemplo: qualquer dúvida, ou se precisar falar comigo, meus dados de contato estão ao final desse e-mail. Estou sempre disponível, não hesite em me chamar, estou sempre aqui para atender você.

A disponibilidade é o canal principal para esse laço após a venda, é o que vai incentivar o consumidor a continuar a comprar e divulgar mais seus produtos/serviços para o outro.

Desta forma, a melhor maneira de finalizar um e-mail formal de pós-vendas é recapitulando as informações do e-mail, dando brechas para futuros contatos, abrindo espaço para dúvidas e conversas e apontando como o cliente pode entrar em contato caso precise.

Como acompanhar a pós vendas?

Se engana quem pensa que o pós-vendas não necessita de acompanhamento e até mesmo uma ferramenta capaz de realizar esse tipo de ação.

O Moskit CRM, pensando sempre na praticidade e necessidade de seus usuários, desenvolveu funcionalidades que conseguem dar esse tipo de suporte para os usuários de forma detalhada, não deixando quaisquer dados passar em branco. Ficou curioso? Saiba mais em: Moskit Board: A venda não acaba quando termina

E você, que preza por inovação e está em busca de uma ferramenta que consiga te acompanhar em todas as etapas da venda, não pode ficar de fora e precisa se inscrever agora mesmo no teste gratuito do Moskit CRM e ter um gostinho do que um bom sistema gerencial pode fazer por você.