Como mostrar a importância de um CRM para seu chefe?

Como mostrar a importância de um CRM para seu chefe?

Você, pesquisou, avaliou e encontrou a ferramenta perfeita para vender mais. As funcionalidades são as que você – e toda sua equipe de vendas – precisa para acelerar os negócios e trazer mais resultados para dentro.

Mas, como em toda contratação, existe uma barreira entre descobrir o que precisa e contratar de fato: a autorização da empresa.

Mostrar a importância de algo e principalmente o que trará de benefícios para a empresa pode não ser uma missão fácil, mas não é impossível.

Sabemos disso e quando falamos de iniciar o uso de um CRM ainda devemos lembrar que muitos gestores não entendem como isso pode mudar os números da empresa. Então trouxemos os principais pontos que você deve expor ao seu superior na hora dessa conversa. Confira!

O que é CRM?

Caso o responsável pela aprovação dessa nova ferramenta não conheça CRM, o primeiro passo é explicar o que significa. Você pode contar com a ajuda dos materiais que trouxemos sobre o assunto, que explicam de forma simples o que é a estratégia e como um software de apoio é fundamental para aplicá-la.

Foque então na importância do relacionamento com o cliente para se destacar da concorrência e que é exatamente isso que um CRM proporciona para uma equipe comercial.

Quais pontos você deve abordar?

Otimização do trabalho

Mostrar que o trabalho será otimizado e portanto haverá tempo para mais negócios é um ponto importantíssimo para demostrar a importância do CRM.

O CRM otimiza o trabalho com o registro de históricos, acompanhamento de negociações e informações valiosas para que você, como vendedor, possa ter um maior controle de cada cliente de forma personalizada.

Então, para expor como o trabalho precisa ser melhorado, você pode começar mostrando como o trabalho é realizado atualmente e como poderá ser feito caso a estratégia de CRM seja aplicada em sua equipe.

Para isso, tenha em mãos dados importantes como números de produtividade, de negócios fechados, Funil de Vendas, etc. Tudo isso é necessário para ter uma boa argumentação do que precisa ser melhorado e pode ser atendido com a mudança que está propondo.  

ROI – Retorno sobre investimento

Para um gestor, nada melhor do que saber qual o real retorno que ele terá ao fazer um investimento. Por isso é tão importante focar no ROI que o CRM trará para a empresa ao conversar com seu chefe. Então, mostre quantos negócios foram perdidos por falta de atendimento, por exemplo, poderiam ser ganhos se a empresa já contasse com um bom software.

Você pode fazer esse cálculo usando a fórmula  (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. Depois, o resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%).

Se possível e se conhecer alguém que já é cliente desse sistema, peça um feedback para poder repassar ao responsável pela palavra final. Na hora de uma escolha, conta muito conhecer quem realmente está usando o sistema que você está analisando, para apontar pontos positivos e pontos negativos que serão pontuados no momento da decisão final.

Plano de implantação

Muita gente esquece de estudar como o CRM será implantado na empresa, quem precisará estar disponível para isso e quais serão os principais pontos que serão alterados na rotina de trabalho para que a estratégia seja aplicada da forma como deve. Muitas vezes as equipes estão tão acostumadas às rotinas que encontram dificuldades em aderir aos novos processos. Se esse for o caso da sua empresa, leia as dicas que trouxemos para te ajudar a transpor essa barreira!

Depois de já ter tudo isso resolvido, mostre para seu diretor/gerente que você sabe que pode não ser fácil conseguir implantar o novo CRM, mas que os resultados valerão a pena. Além disso, ao escolher um sistema com uma interface amigável e em português, as chances de sua equipe aderir aumentam consideravelmente.

Em um primeiro momento é normal encontrar resistência dos superiores quanto às novas ferramentas que estão no mercado. Por isso, essas dicas são muito valiosas se você precisa de materiais para argumentação.

Sei que chegar com um pedido de mudança na forma de gestão e trabalho que está sendo feita pode ser complicado e trazer receio, mas se você enxergou essa necessidade, é muito válido expor, sempre buscando os motivos certos. Seu superior com certeza valorizará sua preocupação com os resultados da empresa!

Ficou com alguma dúvida ou tem outras sugestões? Já passou por essa situação? Queremos saber! Nos conte nos comentários.