5 princípios fundamentais para vender com sucesso

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

Quando falamos em vender com sucesso, não nos referimos apenas de entregar bons resultados, mas também de vender com qualidade e excelência. 

Para isso é importante se atentar em alguns princípios fundamentais de vendas, isto é, fatores ligados à essência da venda, que além de elevar a qualidade do que você faz, proporcionam maiores oportunidades de fechamento.

Compreender esses princípios fundamentais pode te ajudar a dominar melhor ainda suas vendas, o processo de vendas e a desenvolver habilidades que você pode usar independentemente do tipo de produto/serviços com que você está trabalhando. 

Dentre os inúmeros princípios fundamentais de vendas, separamos 5 que podem fazer toda diferença.

5 princípios fundamentais de vendas

1) A venda deve ser baseada em relacionamentos

Não importa o que você está tentando vender, sua capacidade de vender com sucesso sempre estará ligada a sua capacidade de construir um relacionamento eficaz com seu cliente potencial.

Mesmo no setor de b2b, em que grandes negócios acontecem, o veredito final sempre vem de outras pessoas que representam aquela empresa.

E em um cenário de vendas altamente competitivo, precisamos cada vez mais nos concentrar na nossa capacidade de construir relacionamentos com os clientes e ainda se atentar em criar vínculos mais fortes e resistentes do que o concorrente.

Você deve estar se perguntando como fazer isso, certo? Eis algumas dicas que podem te ajudar:     

  • sua habilidade de construir rapport e empatia;
  • sua capacidade de ouvir para identificar sempre corretamente as necessidades, problemas, desejos ou objetivos do seu cliente;
  • sua capacidade de construir confiança e credibilidade;
  • capacidade de despertar o verdadeiro valor da solução no cliente.

2) A venda não é sobre seu produto, mas sim sobre as dores e desejos do seu cliente

Para vender com sucesso, você precisa considerar tudo sobre o problema, necessidade, desejo e objetivos do seu cliente, já que só assim será possível entender as razões pelas quais eles precisam de você.

A necessidade sempre vem antes do produto, isso significa que você deve sempre saber responder de forma eficaz a um problema, um desejo ou uma meta de seu cliente.

Além disso, a chave para uma venda de sucesso, é a de identificação da dor, ou seja, problemas e dificuldades que eles estão enfrentando.

Os consumidores quase sempre são movidos pela emoção, e acabam tomando suas decisões com base nelas, por isso descobrir a dor dele pode ajudar a despertar as emoções certas para que eles fechem negócios.

Sendo assim, um dos princípios fundamentais para vender com sucesso é ser capaz de identificar a dor, desejo e objetivo do seu cliente potencial, e não só focar em vender uma lista técnica sobre seu produto.

3) Preço e valor caminham lado a lado

Quando você está vendendo algo, raramente o produto ou serviço tem o seu valor alterado, o que geralmente muda é o preço, e o que deve suportar esse preço é o valor que você é capaz de criar e propor.

Isso acontece porque o valor não está ligado ao bolso do cliente, mas sim a visão que ele tem sobre o produto/serviço.

Se o seu cliente acredita que seu produto/serviço é caro, é porque, muitas vezes, você não consegue passar o real valor dele . 

4) Para vender com sucesso, você deve ser capaz perguntar e escutar a resposta do cliente

Você só consegue ter acesso a informações importantes dos clientes, no momento em que pergunta para eles sobre o que você deseja saber.

Mas não basta pedir, é importante escutar o que ele tem a dizer, já que isso ajuda a construir relacionamentos fortes. É só ouvindo que detecta o que pode ser feito pelo cliente.

5) Não há venda se você não sabe como fechar uma venda

É praticamente impossível vender com sucesso se você não souber como fechar uma venda.

Ter mais contatos e mais oportunidades é certamente positivo, mas vender com sucesso não está ligado à capacidade de aumentar contatos e oportunidades, mas, acima de tudo, à sua habilidade

Portanto, não importa o que você venda, onde você venda ou para quem você está vendendo, sua capacidade de vender com sucesso sempre dependerá de sua capacidade de fechar vendas.

Utilize boas ferramentas

Vender com sucesso depende da compreensão de que as habilidades de vendas estão intimamente relacionadas a conhecer, adotar e usar um sistema de vendas profissional.

Um sistema que permite controlar totalmente suas necessidades, e pode te passar as informações certas sobre seus clientes.

Vender é difícil e é necessário aliar a técnica à experiência para atingir um alto nível profissional, e o CRM pode ajudar a otimizar ainda mais.

Com ferramentas como o Moskit, é possível acompanhar seus clientes, identificar pontos que podem ser gargalos em seus processos e contribuir para o aumento da produtividade. Então não perca tempo, clique aqui e comece agora mesmo um teste gratuito no Moskit.

 

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit