Mário é vendedor da Hypotetical Sales.

Todos os dias pela manhã ele senta em sua mesa, passa pelos emails, revisa seus contatos e monta sua lista de atividades diárias. Ele ordena suas tarefas num bloco de notas para seguir durante o dia.

Todos no escritório conhecem Mário por sua disciplina e capacidade de organização. Sempre foi um exemplo de como conduzir uma venda profissionalmente.

Os resultados falavam por si só. Era considerado atencioso e o preferido dos clientes. Foi o melhor vendedor da empresa nos últimos 3 anos consecutivos.

Era uma quinta-feira quando Mário acordou meio gripado. A cabeça pesada e a sonolência fizeram o corpo pedir descanso. Apertou o soneca do despertador para dormir mais 10 minutinhos.

Os 10 minutos viraram uma hora. Acordando no susto, vestiu sua roupa rapidamente e chegou a tempo para uma reunião que estava marcada para o meio da manhã. Na correria do desespero, esqueceu de preparar sua lista de atividades.

Após a reunião as demandas foram chegando, seu dia foi seguindo no fluxo do que aparecia. Tudo parecia estar funcionando normalmente.

No dia seguinte, tudo voltaria ao normal. Se não fosse por um email.

Um cliente que estava marcado para o dia anterior, no meio da tarde, se irritou quando Mário não apareceu na ligação marcada. Estava cancelando o pedido, uma das maiores vendas que a empresa já teria feito.

Segundo o cliente, se a empresa não consegue honrar o compromisso de uma simples reunião, como vai honrar o compromisso da entrega?

Não importa quão organizado você seja

Existem muitos níveis de organização. Desde quem nunca fez uma lista de tarefas na vida e está sempre atrasado para os compromissos, até a pessoa rígida que chega antes para garantir que não existirão atrasos.

Mas independente do quanto uma pessoa é organizada, eventos inesperados acontecem e podem bagunçar nossa rotina. Rotina e organização caminham juntos, mas quando algo dá errado, uma avalanche de problemas começam a surgir.

Nossa mente possui limitações, e não podemos depender apenas da memória e de hábitos pessoais para que tudo corra bem.

Um simples dia doente pode representar a perda de uma grande oportunidade. E seja qual for o método que o vendedor utilize para se organizar, ele deve proteger o vendedor dele mesmo. O mundo não pode desmoronar quando algo der errado.

Atividades devem estar no CRM

Vendedores que esquecem de atividades agendadas e enfraquecem oportunidades por não comparecerem aos compromissos são um evento muito comum.

Dentro da metodologia de CRM, o objetivo é blindar que este tipo de erro aconteça. Por entendermos que a memória humana é falha, o sistema deve garantir que tudo aconteça bem.

Por isso repetimos no Moskit um mantra frequente: não existe negócio aberto sem atividade agendada.

Não importa quão simples seja a ação, o CRM exige que exista um agendamento e um prazo e vai garantir que será lembrado dessa atividade. Neste ponto, incidentes pessoais e tarefas paralelas não colocam em risco sua organização e pontualidade.

O sistema é quem fica encarregado de alertar e lembrar seus compromissos, tudo vinculado com o calendário e sincronizado com seus dispositivos móveis.

A necessidade de utilizar papeis para organização desaparece e a memória do vendedor pode se ocupar com outras questões mais importantes.

A satisfação dos clientes aumenta e a produtividade de vendas também.

Não importa se o vendedor está gerenciando 1 ou 30 processos de venda, o CRM funciona como um segundo cérebro para garantir que tudo se desenvolva da melhor forma possível.

Muitos erros acontecem por confiarmos demais na memória. Esquecemos que todos somos passíveis de problemas pessoais ou questões que podem afetar nosso desempenho em algum momento. Mais ainda, confiamos muito que os dias sempre vão acontecer da forma como planejamos, mesmo não sendo verdade.

Quando assumimos que estes tipos de problemas acontecem, fica mais fácil entender a necessidade de um bom sistema que cuide dos agendamentos de venda automaticamente.

Recentemente lançamos um curso rápido para iniciantes em CRM que ensina toda a base necessária para utilizar um CRM com eficiência e proporcionar resultados reais à gestão de vendas.

Estratégias, técnicas e dicas como a que você acabou de ler estão disponíveis no curso. Clique aqui para acessar gratuitamente.