Existem meses que tudo que pode dar errado acontece e nossa confiança vai lá pra baixo. Infelizmente ainda não inventaram uma fórmula mágica que transforme um péssimo mês em um dos seus melhores, entretanto algumas ações que tomamos diariamente nos ajudam a seguir em frente.

Independentemente do segmento ou tipo de cliente com que você trabalha, para trabalhar com vendas é preciso aprender a ser resiliente, isto é, ter a capacidade de se adaptar a mudanças, obstáculos e fracassos.

Não vou romantizar e dizer que se reerguer após um mês ruim é fácil pois não é, mas esses empecilhos e erros te ajudam a ganhar mais experiências, te ajudando a crescer como profissional e pessoa.

Ok, mas eu tive um péssimo mês e eu não faço ideia de como me reerguer. O que eu faço?

Primeiro passo: ter um pensamento positivo.

Ter um resultado desagradável não significa que somos péssimos profissionais, já que existem diversos fatores que podem influenciar no resultado final. Ao fixar essa ideia de que tudo vai dar errado, estamos apenas adicionando mais um motivo para todo esse pacote.

Quando fixamos a ideia de que vamos fracassar, o estresse e a ansiedade tomam conta e nossa saúde sai prejudicada.

Se manter no pessimismo, é uma contri para que continuemos na mesmice. A partir do momento em que passamos a olhar para nossos objetivos com otimismo, novas possibilidades surgem.

Ao inserir o pensamento positivo na sua vida, a pressão em que colocamos em nós mesmos diminui, e isso não quer dizer que folgamos, mas que nos permitimos a ter mais liberdade e não nos cobrarmos tanto. Ambientes em que a pressão e cobrança reinam, não é saudável e impactam no seu resultado.

Segundo passo: deixe de lado o que você não consegue controlar

Como citado anteriormente, a negociação depende de diversos fatores e muitos deles estão fora do seu controle.

Fazemos tudo para que o cliente diga sim, mas nem sempre aquele é o melhor momento para ele, e quando não paramos e analisar o que pode ter feito com que ele recusasse, acabamos insistindo e tentando controlar aquilo que está fora de nossas mãos.

Saiba mais: Contornando objeções de vendas: como reverter desculpas

Sempre que houver uma recusa ou problema, faça tudo que está ao seu alcance e não se martirize pelo que não pode ser feito.

Terceiro passo: trabalhe bem suas oportunidades

O pessimismo e a sensação de impotência nos cega e faz com que não vejamos boas oportunidades de dar a volta por cima.

Esse processo pode ser definido como o movimento contrário do tópico anterior, ou seja, olhar para o que podemos controlar e desenvolver bem cada uma dessas possibilidades.

Muitas vezes focamos tanto no que não conseguimos realizar que acabamos se esquecendo que é apenas um detalhe entre diversos outros.

Quando pintar uma oportunidade a agarre e tente utilizá-la a seu favor.

Quarto passo: utilize sua experiência e crie uma nova abordagem

Tudo o que deu errado no mês passado pode ser utilizado como um aprendizado do que não fazer. No momento em que somos expostos a situações que podem vir a prejudicar nosso rendimento, entendemos que devemos fugir delas e fazer o oposto para atrair mais resultados.

Mas para que essa estratégia funcione, precisamos primeiramente admitir que erramos por mais difícil que seja pois, ao admitir a falha nos permitimos a analisar melhor o que fizemos de errado.

Quinto passo: monitore seus resultados

Todo resultado, seja ele positivo ou negativo, precisa ser levado em consideração e estudado.

Quando ignoramos as informações negativas e focamos só nas nossas vitórias, estão deixando de lado tudo aquilo que pode vir afetar nosso desempenho. Um campeão de vendas entende que ter uma ferramenta que o auxilia durante as suas atividades rotineiras, consegue potencializar o seu trabalho e mostrar para ele quais os melhores caminhos para se tomar.

Sem contar que ao adotar um software gerencial, esse vendedor consegue aumentar a sua produtividade e bater mais metas.

Uma das ferramentas escolhidas por vendedores que buscam melhorar sua performance, é o CRM.

O CRM consegue entregar tudo o que um representante de vendas precisa: aumento de produtividade, acompanhamento de tarefas, agendamento e relatório de informações sobre as negociações.

E se você não sabe qual CRM escolher, que tal realizar um teste gratuito no Moskit CRM? Clique aqui para mais informações.