Provavelmente durante a sua vida, você já deve ter escutado que você ou alguém tem olhos para negócio. Apesar de ser um elogio formidável, vai além disso.

A retina comercial ou olhos para o negócio, é a forma como sua empresa é vista pela analogia de um olho. Alguns paralelos dessa teoria seguem a risca funcionamento de um olho, outras nem tanto. Por exemplo, a pupila dilatada.

Gestão de vendas

Dizem por aí que a pupila dilatada e sinal de prazer ou felicidade, mas se no seu negócio sua pupila se encontra dilatada, isso não é um bom sinal.
Uma pupila dilatada, significa que você não está conseguindo ver com clareza o que está acontecendo. Já um ambiente de clareza, tende com que ela diminua, se tornando mais fácil de ter uma visão do que está ocorrendo na empresa. Uma visão nítida, te possibilita ter uma visão de onde o lead está.

Da mesma forma que é possível identificar a clareza da empresa, a retina comercial te proporciona uma visão sobre a maturidade comercial e onde a mesma se encontra. Essa visão pode ter feita em 4 níveis:

Nível 0: É o seu ponto de partida, sem ele você não consegue começar. Você não sabe para onde ir, e está sozinho. Deve ir atrás de pessoas que somem ideias e te ajuda a alcançar o próximo nível.

Nível 1: Quando se chega nessa etapa, as pessoas estão começando a entrar e já é possível traçar uma meta lógica. A meta lógica existe para alcançar um objetivo ou por uma razão específica. O controle de vendas também se torna possível.

Nível 2: Os leads começam a aparecer com mais frequência, e nessa hora você pode escolher ir a frente ou nao. Com o crescimento da empresa e a experiência, se torna mais fácil de identificar se uma oportunidade é boa ou não. A vivência vale igualmente para conversão de clientes. Neste ponto você já vai ter recebido tantos não, que seus argumentos se fortalecerão.

Nível 3: Conhecendo os leads cada dia mais, vai te dar a visão clara do perfil ideal e qual característica te faz vender mais rápido. Além da possibilidades de integrar sistemas para ter um resultado mais satisfatório. O forecast de vendas começa ter mais precisão.

Nível 4: Alcançar esse nível é praticamente, chegar no topo. Todas as suas áreas podem ser integradas e se torna mais fácil cruzar dados de estoque com vendedores e o número de vendas.

Apesar do desejo de estar no topo, nem sempre sua empresa se adequa a um nível superior. É preciso checar se sua empresa já está consolidada no nível atual antes de tentar subir. A troca de nível deve ser orgânica, acontecer naturalmente. Mas você pode dar um empurrãozinho.

Por exemplo arrumando processos, que estão usando e traçando as melhores forma para usar esses processos.

No entanto tudo isso só funcionará se você olhar para sua empresa como um conglomerado de pessoas, não de número. Quanto mais você ampliar sua visão a forma como você olha se torna humana.

Uma última dica que deixo é o Moskit CRM. Nossa ferramenta de possibilita consolidar diariamente suas vendas, além de ser um grande auxílio para seus vendedores.

Comece hoje mesmo o seu teste gratuito no Moskit CRM.