Com o crescimento da sua empresa, é natural estipular metas de vendas cada vez maiores.

Você traça os planos, e nessa equação tudo que você precisa são vendedores que vistam a camisa da empresa e lutem com todas as armas para convencer os clientes. Só que nem sempre sua equipe de vendas parece disposta a comprar essa ideia.

E é nessas horas que o desespero bate e a cobrança tende a aumentar.

Chegou a hora de você sentar e relaxar, que hoje vamos te passar 3 dicas para te auxiliar nessa jornada.

1. Converse com sua equipe

Você provavelmente já olhou para a sua equipe de vendas e pensou que eles poderiam se dedicar mais. Mas ao invés de pensar que o que falta é dedicação, você deveria tentar identificar o que está desmotivando sua equipe.

Ter uma conversa franca sobre o andamento da empresa pode ser uma oportunidade para escutar o que seus vendedores têm a dizer. Ao identificar o que está acontecendo, fica mais fácil ajudar, já que um erro muito comum dentro das organizações é a falta de comunicação direta e clara com os funcionários.

O feedback é uma ferramenta a ser utilizada, já que se pode levantar pontos e escutar o que o seu vendedor tem a dizer.

Por isso ao analisar sua empresa você deve sempre a comparar com um ecossistema, todas as funções estão diretamente ligadas. O que nos leva a próxima dica.

2. Certifique que seus vendedores estão tendo o suporte necessário

 

Se os seus vendedores não estão batendo as metas, antes de cobrar por resultados, analise todo o sistema que engloba sua organização.

O desgaste é um fenômeno gradativo, por isso você tem que estar atento a qualquer sinal de que as coisas não andam bem. Muitas vezes o desgaste pode vir de negociações maçantes que estão estagnadas, então é preciso analisar a forma como o seu vendedor está abordando os clientes.

Pois se ele não tem informações suficientes para convencer o cliente, a negociação não chegará à lugar algum.

Assim como um ecossistema, se alguém não estiver executando suas funções de maneira que supra a necessidade de toda uma cadeia, esse sistema eventualmente entrará em colapso. A oferta de palestras, minicursos ou até mesmo dicas, podem fazer com que as engrenagens voltem a funcionar.

Se colocar disponível para eventuais dúvidas, só aumenta a conexão com seus funcionários, encorajando a apresentar um resultado positivo.

3. Crie um ambiente onde seus vendedores se sintam à vontade.

Ninguém gosta de chegar no trabalho e se deparar com um ambiente de tensão logo cedo. Isso só desencoraja ainda mais sua equipe.

Tente criar atividades onde toda a equipe consiga se integrar, se conhecer melhor para que se sintam mais à vontade. Não precisa ser algo muito elaborado, ou que afete o orçamento da empresa. Uma dinâmica ou gincana é um ótimo exercício.

Quando o ambiente é mais leve, seu vendedor se sente mais à vontade e o desejo de colaborar e se dedicar acontece de forma orgânica.

Não tem segredo, a base de tudo está na comunicação. Ouvir o que seu vendedor tem a dizer, e saber expressar o que você precisa de forma leve, pode trazer resultados com muito mais rapidez.

Então que tal começar planejando uma atividade bem legal para seus vendedores? Te garanto que você só tem a ganhar.

Se você gostou das dicas, então se liga pois o Kayuá Freitas e Eduardo Rodrigues trocaram uma ideia super bacana no Toca o Sino das Vendas – quadro fixo no nosso canal no Youtube – dessa semana.

Não deixe de assistir ao vídeo logo abaixo e se inscrever em nosso canal no youtube.

 

E se você ainda não sabe como motivar seus vendedores e medir a produtividade de vendas, faça agora mesmo um teste grátis no Moskit CRM.