Lidar com situações de conflitos ou pressão são inevitáveis dentro da área comercial. Quando estamos na posição de gestor, a todo tempo temos que estar preparados para lidar com a tensão entre pessoas e as expectativas positivas sobre os possíveis resultados.

Não é novidade que grande parte do dia de um gestor ocupa-se de gerenciar conflitos em todos os níveis. Isto é, para, saber aproveitar melhor seu tempo produtivamente e criar soluções saudáveis para os conflitos, ele precisa criar jeitos eficientes de evitar uma cultura tóxica em que os conflitos desnecessários sejam rotina.

Gestão de vendas

Gestores têm que aprender a conduzir equipes olhando também para a parte emocional envolvida, ter uma dinâmica que seja focada em processos e estratégias que considerem uma real resolução aos problemas.

Aprenda a conversar mais e melhor

Sem dúvida, o centro de todo conflito é a falha na comunicação. E este cenário só é possível porque é resultado das expectativas criadas erroneamente e das intenções mal interpretadas que geram ações mal organizadas.

É possível preparar uma equipe para enfrentar futuros conflitos sem criar uma atmosfera emocional carregada de má comunicação, criando um espaço seguro para melhorar as linhas de comunicação internas e externas.

Garantimos assim, que quando o conflito inevitavelmente surgir, as nossas equipes estejam alinhadas e  mais preparadas para elaborar de maneira colaborativa uma resolução imediata.

A comunicação eficiente é a prioridade na hora de amenizar situações que possam estar gerando pressões, e, por sua vez, ampliando os conflitos. Aprenda a documentar e registrar tudo que acontece para que não tenha mais perda de qualidade da comunicação entre gestores, pessoas e clientes.

Elimine a mentalidade de competição a todo custo

Algumas situações de pressão surgem porque criou-se uma mentalidade de competição sem fim. Precisamos entender que o único objetivo viável no trabalho é a conquista mútua.

A mentalidade de que precisamos estar unidos dentro de um objetivo é aquela em que resulta no melhor cenário possível para todos. Criar uma cultura de oponentes dentro do ambiente de trabalho acaba justamente fazendo com que pessoas se tornem permanentemente adversárias, aumentando a pressão e favorecendo os embates.

O gestor que opta por incentivar uma cultura de competição insalubre visando apenas a rivalidade e concorrência entre pessoas e equipes, mais para frente precisará gastar boa parte do seu tempo sendo mediador de problemas se quiser almejar resultado mutuamente benéficos.

Manter a ideia de colaboração pode ser difícil em algumas situações, mas é eficiente para evitar conflitos repetidos. Alguns conflitos e pressões, seja qual for o seu tamanho, não podem ser descartadas, mas podem ser usadas para  trazer melhores insights sobre as expectativas da sua equipe ou do cliente, elaborar estilo de comunicação viável fornecendo as melhores informações para encontrar uma solução ideal para o cliente, a equipe e o projeto.

Busque focar na solução verdadeira e não somente na causa raiz

Evidentemente que erros nunca se esgotaram em qualquer processo que seja. O gestor não deve ser aquele membro da equipe que está sempre na captura de pessoas para punir ou culpar.

Isso não quer dizer que ele não deva responsabilizar e atribuir obrigações, mas sim que deveria concentrar-se mais em como realmente buscar ferramentas que evite situações de erros.

A melhor forma de não deixar os erros acontecerem é ser preditivo e estar sempre olhando o processo comercial tentando encontrar que tipo de erro é mais cometido. Se não tiver informações certas e suficientes para fazer seu trabalho certamente equipe não poderão atingir o seu melhor resultado.

É preciso saber qual é o melhor caminho a partir da construção de um processo comercial maduro, conhecer os tipos de perda, os contextos do mercado, e obter as informações de desempenho de equipe bem claras nas mãos.

Não adianta apenas concentrar-se no processo de vendas sem que ajude sua equipe a evitar erros que podem no futuro gerar estresse. Dar ferramentas certas para sua equipe e os treinar para ler melhor sua realidade comercial, os torna mais confiantes. Uma equipe que não tem medo de errar pode ser uma equipe com os melhores resultados.

Se você precisa que sua equipe saiba lidar com possíveis problemas de maneiras assertiva com mais velocidade e organização de informações, ganhando autonomia e tendo uma leitura completa de como solucionar problemas reais de clientes, faça um teste no Moskit CRM e descubra como aprender novos insights e treinar sua equipe comercial de um jeito eficiente diminuindo as dores de cabeça convencionais no mundo das vendas