Quando foi a última vez que você parou para observar sua rotina? Talvez, você conseguiria ganhar muito mais dinheiro se soubesse como tem atuado no seu dia a dia.

Uma das maiores dificuldades que enfrentamos nos dias de hoje é conseguir adequar todas as atividades dentro da 8 horas de trabalho. Quantas vezes acabamos deixando coisas para o outro dia, levamos relatórios para casa e ao invés de descansar, curtir a família ou simplesmente focarmos em nós, mas não. A coisa fica tão atrasada nas horas “úteis” do dia, que precisamos usar momentos de lazer para trabalhar e garantir prazos.

Não precisa ser sempre assim. Claro que, uma vez ou outra, para deixar os dias mais leves, levar algo para concluir em casa, em um ambiente menos caótico, é uma excelente opção.

Porém, se você souber exatamente como construir seu dia e gerenciar seu tempo com qualidade, estipulando momentos certos para agir, não só sua produtividade vai aumentar, mas seus ganhos.

É fato, quando você se sente bem e tem o controle do seu dia, tudo acaba fluindo com uma maior qualidade e desenvoltura.

Tem uma frase de Appolinaire, um poeta francês, que diz:

Quand on a le temps on a la liberté
Quando temos tempo, temos liberdade.

Essa frase faz todo sentido não só para nossa vida pessoal, mas sobre nossa organização no aspecto profissional. Quando temos controle da nossa rotina, garantimos que todas as tarefas sejam executadas em tempo hábil, deixando janelas, onde podemos nos dedicar a outras áreas, não apenas no trabalho, mas para ampliação de conhecimento ou criação de novas estratégias para serem aplicadas.

Um CRM, além de facilitar a vida do vendedor em interagir com o cliente, pode ser um grande aliado na gestão do seu tempo. Como faz isso? Simples, basta descobrir como está trabalhando.

Gerencie melhor seus compromissos

Há um tempo atrás eu havia falado da necessidade de você se preparar para uma reunião. Se você chega sempre em cima da hora, não se programa para realizar suas tarefas, certamente terá muita dor de cabeça.

Sua agenda é algo que pode ser utilizado sempre para você programar alguma tarefa, não apenas ações com clientes. Criar uma agenda de atividades internas melhora seu fluxo de trabalho, garantindo uma aumento na qualidade de tudo que for executar.

Quer um exemplo?
Programe seu tempo durante a semana para fazer várias ações, como: escrever feedbacks, olhar relatórios, pausas e cafézinhos durante o trabalho. Isso pode tornar sua rotina muito mais eficiente.

Lembro que quando comecei a trabalhar tudo era muito corrido. A rotina se limitava em apagar incêndios e atender clientes. Inúmeras vezes ficava sem descansar, não me alimentava bem, nem dava um espaço para minha cabeça esfriar. Com isso, vi que minha produtividade ia diminuindo. Foi quando parei tudo que estava acostumado a fazer e comecei a olhar para a minha rotina de fora.

Notei que em na maior parte do tempo eu fazia várias coisas ao mesmo tempo, e nenhuma delas era concluída com eficácia. Com essa ideia, passei a separar as tarefas por prioridade baixa e média em horários específicos na minha semana. Deixando os intervalos mais livres para atividades de alta prioridade e urgências que aparecerem sem avisar.

Ao seguir por esse ritmo, acabei notando que meu dia ficava bem mais leve.

Criar rotinas semanais, podem facilitar sua vida. Ao usar um CRM, você pode criar tipos de atividades específicas, para garantir que conseguirá seguir à risca as novas atividades.

teste-moskit-crm

Não perca seu tempo em atividades inúteis

Você se dedica loucamente para fechar negócios mas não se programa direito. No final do mês, percebe que as vendas continuam estagnadas, tudo segue na mesma média. Ao parar e rever suas estratégias do último trimestre, perceberá que existe algo faltando ou melhor, existe algo que deveria ter focado mais.

Eu também já passei muito por isso, principalmente quando iniciei nas vendas. Sempre perdia tempo ligando para clientes com perfis ruins, ou realizando abordagens fora do padrão. Sempre tratava todos os clientes da mesma forma, sendo que cada um deles tinha seu perfil e precisa de um tipo de abordagem diferente.

Seu CRM te ajuda a identificar quais atividades valem a pena com cada cliente. Ao analisar sua produtividade, é possível criar novas estratégias, deixando de lado aquilo que não gerou um resultado satisfatório.

Com o tempo, você percebe que a estratégia de CRM, não é só aliada das suas vendas, mas também da sua vida como um todo. Tendo em mente que você pode dedicar seu tempo à coisas mais importantes do que apenas vender.

Seu tempo é precioso demais para ser perdido com estratégias erradas. Foque naquilo que realmente tem sentido e tenha qualidade de vida e ganho de produtividade.

Se ainda não conhece o Moskit, faça agora mesmo um teste grátis e conheça o CRM que mais cresce no Brasil.