Não consegue vender tanto quanto gostaria? Saiba mais

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

Um dos piores pesadelos de todo vendedor é não alcançar os resultados esperados. Todo mês o vendedor se esforça para ser melhor do que o mês anterior, mas a verdade é que nem sempre as situações parecem estar a favor para que isso se concretize.

Se você é um desses vendedores que está enfrentando o problema de não conseguir vender tanto quanto gostaria, deve entender que o sucesso em vendas depende não apenas da sua atitude e das técnicas de vendas, mas também do domínio de alguns conceitos muito básicos. 

Sendo assim, para entender o que pode estar te atrapalhando é importante revisar alguns conceitos básicos de vendas.

Separamos 5 conceitos que podem te ajudar a compreender o que está impactando negativamente sua performance de vendas. 

Capacidade de solucionar problemas

Algo que muitos vendedores acabam esquecendo é que a maioria dos negócios não são fechados quando você tenta vender, mas sim quando você consegue resolver um problema ou satisfazer uma necessidade e exigência específica de um determinado cliente.

Muitas vezes durante a venda, é comum cometer o erro de concentrar mais em si mesmo, na empresa ou nos serviços/produtos que se está oferecendo, quando na verdade o que deve ser feito é totalmente o contrário.

O que o cliente quer é que você se concentre nele e fale sobre as vantagens, benefícios e resultados específicos que ele pode obter e em como isso impactará na resolução do seu problema. 

Se você não tem a capacidade de oferecer a solução do problema para o cliente, é provável que não consiga conquistá-lo e consequentemente fechar negócios, o que sem dúvida reflete no resultado final. 

Habilidade de fazer as perguntas certas ao cliente

Como já evidenciado no tópico anterior, é importante identificar o problema do cliente e vender a solução para eles. No entanto você deve estar se perguntando: como posso saber se meu cliente tem um ou mais problemas que posso resolver?

A resposta é simples: pergunte a ele!

Faça perguntas para identificar o problema, para entendê-lo melhor, para saber a raiz das suas dificuldades, e qual o impacto que a solução tem no negócio dele.

Quanto mais perguntas você faz, mais você descobre e quanto mais você descobrir, mais forte será o relacionamento que você está construindo. Os clientes também vão sentir e perceber que você os conhece e os entende.

Sendo assim, quanto mais informações você obtém, mais fácil é criar uma boa proposta e vender com muito menos esforço, por isso que questionar é um conceito básico que deve ser praticado em todas as vendas.

Capacidade de escutar ativamente e de forma focada

Como já mencionado, quem pergunta aumenta as chances de vender, mas não basta apenas escutar, é importante escutar as respostas do cliente, já que são elas que vão revelar as reais intenções e necessidades deles.

Parece simples, mas, acredite, é um dos problemas mais comuns entre aqueles que não conseguem vender de forma satisfatória. 

Isso porque quase todo mundo consegue falar de si mesmo, de seus produtos ou serviços, e da ficha técnica dele. Por outro lado, poucos são treinados para escutar e falar sobre as vantagens, benefícios e resultados específicos que podem ser atrativos para os clientes.

São poucos os vendedores que realmente questionam e sabem o que perguntar e ouvir com atenção.

Quando se escuta o cliente atentamente diversas chances surgem, como a criação de rapport e o desenvolvimento de uma relação de confiança, que ajuda você a obter informações cruciais para fazer uma proposta eficaz e alinhada com os desejos reais de seu cliente potencial.

Capacidade de criar e ter empatia 

Por mais que muitos possam dizer que não é mais assim, a verdade é que se você é um vendedor e está fazendo uma venda consultiva, a inteligência emocional ainda é um fator crucial e a empatia ainda carrega um peso enorme.

Se você deseja criar confiança e um relacionamento com seu cliente potencial, é importante que ele se sinta compreendido. Isso não significa que você deva concordar totalmente com ele, mas que compreende totalmente sua situação, posição e papel, bem como seus problemas e necessidades.

É quando um cliente em potencial sente esse nível de compreensão que ele se torna mais propenso a se abrir e se comunicar. 

Habilidade de compartilhar seu conhecimento e experiência 

Seu papel como profissional é também compartilhar seus conhecimentos, habilidades e experiência com o cliente, caso sejam úteis ou de interesse específico para ele.

Se você não consegue vender o quanto gostaria, deve considerar que, além de focar nas vantagens, benefícios, resultados e no que te diferencia em relação aos concorrentes, você deve ser capaz de compartilhar com seus clientes elementos derivados do seu conhecimento do mercado ou setor, das suas experiências e da sua compreensão de como isso pode ser útil ou interessante.

Isso é o que mais ajuda você a não ser percebido como um “vendedor”, mas como um profissional ou que tem conhecimento, intuição, informação e experiência o suficiente para resolver problemas dos clientes.

Ainda está lutando para melhorar seu desempenho? Conheça uma ferramenta que pode te ajudar

Se hoje você não consegue vender tanto quanto gostaria, deve ter claro que, muitas vezes, já dentro desses elementos básicos está a possibilidade de melhorar seus resultados.

Então, se você quiser dar um passo adiante, você deve trabalhar com inteligência, adotar um sistema de vendas profissional e aprender as melhores técnicas de vendas.

Dentre diversos sistemas de vendas, existe um que se destaca por proporcionar ao usuário a possibilidade de melhorar sua produtividade e organizar melhor, o CRM se destaca por oferecer informações que vão ajudar o vendedor a acompanhar o que está acontecendo em tempo real.

O Moskit CRM, um dos melhores CRM's do mercado brasileiro, se destaca por conseguir disponibilizar funções que apenas aprimoram e facilitam a vida do usuário.

Contanto com um sistema de fácil acesso e um suporte preparado para atender quaisquer eventualidades, o Moskit, é sem dúvidas tudo o que o vendedor precisa.

Comece um teste gratuito no Moskit CRM e descubra o que podemos fazer por você.

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit