Todo gestor precisa passar pelo desafio de aumentar as vendas. Além de todas as demais ferramentas que ele tem que contar na sua gestão, o CRM é uma excelente opção para ajudá-lo a enxergar seu time com muito mais precisão e detalhes.

A utilização correta deste tipo de ferramenta pode transformar equipes comerciais em verdadeiras máquinas de vendas. Focar no gerenciamento completo de leads e transformá-los em negócios é uma das missões do CRM.

Apesar disso, ainda existem gestores que desconfiam da eficiência que ela pode trazer para um time de vendas. O receio pela mudança acaba propagando uma cultura anti-crescimento. Aqueles que utilizam de maneira completa um CRM, conquistam resultados bem mais completos.

Alguns funções principais de uma CRM são:

  • Monitorar, de maneira ativa, informações integrais sobre clientes e equipes
  • Fazer uma conexão clara entre resultados e esforço de vendas
  • Centralizar, organizar e integrar leads de forma inteligente em um sistema único
  • Facilitar o controle de tarefas repetitivas na rotina, aproximando o contato com cliente por meio da personalização no atendimento
  • Possibilitar acesso rápido às informações e aos dados dos clientes.
  • Criar uma experiência positiva para o cliente
  • Ajudar a gerar acompanhamento e aumento nas vendas
  • Aumento na produtividade e monitoramento de tarefas de venda
  • Controlar proposta de vendas e negociações com mais segurança
  • Ter follow up mais constante com clientes
  • Melhorar o controle sobre prospect, inativos e clientes ativos.

Como resultado a tudo isso e muito mais, teremos ainda mais crescimento em faturamento e uma maior sincronia no time comercial.

Será que precisamos mesmo de um CRM?

Todo gestor deve ter se feito essa pergunta fundamental. É claro que a maioria dos gestores já acreditou que uma planilha é suficiente para gerenciar todas as atividades e clientes.

No entanto, em dado momento da empresa, acabamos nos perguntando se não seria ideal ter um  sistema de CRM. É realmente importante identificar a razão para adquirir uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente. Enfim, quem nunca se perguntou: porque um CRM é necessário?

Empresas que desejam crescer em vendas precisam organizar-se. Tornou-se indispensável a implantação de sistemas para aumentar resultados e obter uma gestão mais qualificada.

teste-moskit-crm

No caso de empresas que estão crescendo gradualmente – e que muitas vezes podem até ter equipes trabalhando em projetos comuns mesmo que não estejam na mesma região geográfica – elas precisam encontrar uma maneira bastante eficiente de centralizar e buscar rapidamente dados de clientes.

Além disso, é fundamental qualquer vendedor obter facilmente detalhes sobre em que momento da tomada de decisões o cliente está por meio de relatórios, dados e projeções.

E dá muito trabalho implantar um CRM?

Como qualquer mudança, a implantação de um CRM pode precisar de uma atenção especial. No entanto, para empresas que já não conseguem crescer com sistemas mais simplificados, e que almejam ter um volume de clientes expressivos vale a pena o esforço. Especialmente, aquelas que percebem que certas negociações não estão sendo notadas com a prioridade que deveriam.

Muitas delas até enxergam que precisam amadurecer seus processos, e muitas vezes, até entendem a limitação dos métodos antigos como planilhas ou cadernos, mas ainda resistem a tecnologia. No entanto, basta olhar para seu cliente e perceber que cada vez mais eles têm pedido mais customização e agilidade no atendimento. O retorno do investimento em tecnologia de gestão é realmente notável.

CRM é para empresas que não estão mais acostumadas a fazer vendas de maneira amadora, mas querem otimizar cada vez mais seus processos e padrões com clientes.

Adaptar-se a nova cultura é estar em busca de evolução e resultados melhores em vendas e otimização de atendimento. O CRM promove uma conexão entre um banco de dados unificados e um sistema que registra todas as atividades gerando um histórico de relacionamento com aquele cliente. Os ganhos disso são que qualquer vendedor por notar o feedback positivo do cliente.

Empresas que pretendem não estagnar seu crescimento já entendem que os sistemas evitam falhas de comunicação e geram identificação de problemas nos serviços oferecidos mais rapidamente.

Não há mais dúvidas que o CRM é um dos braços direitos dos vendedores modernos. Foi criado para ajudar empresas e times a encontrar, conquistar e manter clientes de uma maneira bem mais eficiente que o modo tradicional. O CRM nosso de cada dia não é mais que uma ferramenta a parte, mas sim tornou-se como qualquer outro dispositivo indispensável para vendedores.

Se você precisa crescer de maneira pontual e ser capaz de gerir todas as tarefas da sua equipe e as suas prórpias, ter uma redução nos problemas de comunicação, ter acesso a dados para qualificar suas leads, realizar vendas de maneira mais eficiente a partir aproximação maior com clientes, faça um teste gratuito no Moskit CRM