Conhecer parte do futuro, entender tendências e escanear comportamentos e ter em mente aquilo que pode acontecer, sem dúvida, não é somente conseguir evitar com que problemas aconteçam, mas também pode assegurar o adiantamento de resultados vindouros.

Para o mercado de vendas, atender ou ser capaz de corresponder às expectativas de clientes antes mesmo que eles solicitem, traz uma experiência inicial fora da realidade e isso acarreta em uma correspondência satisfatória com o modelo mental de atendimento ideal de clientes.

O que é previsibilidade em vendas e gestão?

Existe em nós uma grande expectativa quando falamos de relações comerciais. Os clientes esperam sempre por algo diferente e os profissionais da área comercial se preocupam em ser impecáveis neste atendimento.

Definir previsibilidade é uma tarefa que pode sim aproximar clientes de vendedores. Não só porque existe um padrão convencional no tipo de mercado, de perfis e de solução, mas porque é possível sim perceber uma linha de consistência no comportamento de pessoas. Esse é só um pedaço do que é realmente a ciência da previsibilidade.

Precisamos sempre lembrar que a previsibilidade tem tudo a ver com experiências e a capacidade de registrá-las. É assim que podemos desenhar uma linha de probabilidade juntamente com a observação convencional de predição intuitiva e realizar um trabalho de comparação.

A previsibilidade em vendas pode ser definida como o quanto um vendedor ou um time comercial consegue registrar dados suficientes para prever com sucesso o resultado de uma interação com o cliente.
 

E os clientes no meio disso tudo?

Se por um lado, os clientes estão cada dia mais imprevisíveis, e demonstram não saber descrever o que esperam e o que querem experimentar, por outro tem de haver ainda mais agudamente um interesse e um esforço das empresas em andar alinhado com essa realidade. Quem não atende as expectativas de mercado, não recebem novos negócios.

A previsibilidade é uma arma que combina o modelo mental de um cliente com as possibilidades de mercado. Além disso, fornece solução e ajuda a trazer uma experiência como ela deveria ser.

Todo cliente tem expectativas internalizadas de como o mercado e as dinâmicas de negócios devem funcionar. Se você não usa ferramentas para precisar a suas demandas, para organizar e registrar seus dados, para extrair relatórios importantes, para criar metodologia de trabalho saudável, para entender diretrizes comerciais, para ter noção de procedimento ideal, você provavelmente está longe de entender seu cliente no tempo certo.

Não queria ser super herói das vendas, aprenda que previsões são fundamentais para o sucesso do negócio.

E porque é importante ter um CRM nisso?

É claro que você não tem um cérebro que é capaz de guardar uma grande quantidade de informação, e nem de gerar uma visibilidade total de um processo de vendas por inteiro.

O que um CRM traz é a possibilidade de ser previsível e ser um componente tecnológico fundamental para entender experiências de cliente. O objetivo é mais do que apenas um software para registrar diariamente o trabalho, mas sim um instrumento capaz de dar resultados claro de uma experiência comercial positiva e claramente entender é o efeito que ela tem na satisfação do cliente.

Claro que você já entendeu que ter previsibilidade cria um impacto psicológico positivo nos clientes, mas você precisa ter em mãos mais uma arma que gera em cliente uma interação que os fazem sentir-se confiantes e preparados para tomar uma atitude de compra.

Sem previsibilidade, você corre o risco de fazer com que eventos inesperados possam diminuir sua confiança e expectativa no que se refere a atenção, e claro, distanciá-los da sua meta ou propósito. Sem antecipação, cliente passam a ver uma relação comercial como quem por um momento pode ter suas expectativas desalinhadas.

Prever é obter inteligência comercial

Além dos benefícios principais de antecipar-se aos clientes com inteligência comercial, serem um senso maior de controle, segurança e confiabilidade entre ambos, essa previsibilidade dá aos clientes uma sensação de estar em um ambiente conhecido e que o evita de ter uma experiência estressante.

O sucesso de empresas de sucesso tem como base a confiabilidade percebida, que é adquirida principalmente pela capacidade de ter previsibilidade.

Se você quer ter a capacidade de manter clientes seguros, e garantir a qualidade da construção de um processo comercial consistente bem como ter a reputação de ser confiável, faça um teste no Moskit CRM e garanta seu aliado na hora de gerar inteligência comercial e prever por meio de metodologia comercial tecnológica, aquilo que você ainda não consegue prever e garantir para seus clientes.