Adotar uma nova forma de trabalho com certeza não é fácil, mas quando estamos falando de melhorias e evolução, é preciso superar os desafios para alcançar um bom resultado. Nós do Moskit já acompanhamos a implantação de CRM em inúmeras empresas pelo Brasil e por isso viemos antecipar os principais desafios que você e seu time podem encontrar nesse início de processo.

Entender a necessidade de mudar a forma de trabalho da sua equipe e adotar o uso de um software como o Moskit já é um primeiro passo para driblar as dificuldades e melhorar seus resultados. Confira então o que você pode encontrar pelo caminho e suas soluções!

Resistência na equipe: Nós já trouxemos um texto completo que aborda esse assunto e traz um direcionamento de como agir caso sua equipe apresente uma resistência ao uso do CRM.

Primeiro é importante ressaltar aos seus vendedores que CRM vai muito além do software. CRM é uma forma de trabalho em que seu cliente é o mais importante e o relacionamento entre vendedor e cliente é mais importante do que números e dados soltos.

teste-moskit-crm

Por isso, ao escolher um sistema, é preciso levar vários aspectos em consideração.

Sua equipe pode apresentar resistência por acreditar que não será benéfico e não enxergar as vantagens.

Outro grande motivo de negação por parte dos vendedores é a falta de afinidade com tecnologia. Para superar essa barreira é necessário um sistema que seja intuitivo e de fácil usabilidade, assim como é o Moskit.

No texto que citamos você encontra todos esses detalhes de como contornar as dificuldades da sua equipe.

Reserve um tempo para esse ponto específico, ele pode ser decisivo ao adotar uma estratégia de CRM.

Mudanças drásticas na forma de trabalho: Um dos maiores desafios para gestores de equipes de vendas é a resistência do time na mudança da forma de trabalho. Sabemos que toda alteração de rotina gera um receio, principalmente quando envolve algo como o trabalho.

Por isso, a melhor forma de passar essa mudança para sua equipe é explicando a importância do sistema que será contratado, o que ele traz de benefícios para a empresa como um todo, porque foi escolhido e claro, como a equipe vai se beneficiar com o uso de um CRM. Foque nos resultados, no aumento das vendas que essa prática vai trazer.

Em todo esse tempo que temos de experiência com a implantação de CRM em empresas no Brasil inteiro, sabemos que as resistências giram em torno dessas mudança na cultura empresarial. O CRM é muito mais do que um software que vai ser usado no dia a dia da equipe, é uma estratégia da empresa.

Problemas com cadastros: Seu CRM vai ser sua principal ferramenta de trabalho. Por isso é extremamente importante que todos os dados estejam atualizados e nem sempre isso acontece.

Se antes você trabalhava com planilha, talvez fosse normal escolher apenas um dia da semana para atualizar todas informações, mas sabemos que você já deve ter deixado passar um número ou uma informação de contato que lá na frente te fez falta.

Isso acontece porque depender da memória nem sempre é a melhor alternativa. Com o grande número de informações que você recebe todos os dias, é muito mais seguro confiar em um sistema.

Um dado faltando pode acabar comprometendo todo seu atendimento e consequentemente a venda.

Falta de comprometimento: Esse ponto está diretamente ligado com o anterior. Quando há falta de comprometimento da equipe, com certeza o trabalho não será bem feito e os resultados não virão. Muitas vezes o gestor não consegue visualizar esse problema e acaba achando que a culpa por os números e a produtividade não mudarem é puramente do CRM contratado.

Se um vendedor entende o uso do CRM como dispensável isso pode trazer grandes prejuízos no fim do mês.

Como solução para isso, algumas empresas adotaram o modelo de recompensa por uso. A ideia é bonificar quem fizer o uso correto da ferramenta, atualizando a cada atendimento.

Dúvidas iniciais: Alguns gestores acham que as dúvidas iniciais da sua equipe são empecilhos para que o trabalho seja feito e algumas vezes até mesmo acabam desistindo de implantar um software CRM para alavancar suas vendas.

 

As dúvidas iniciais costumam ser muito parecidas e por isso, nós aqui no Moskit já sabemos como ajudar nossos clientes no início do trabalho. Você pode, por exemplo, encontrar tutoriais nos nossos vídeos e tirar suas principais dúvidas de como cadastrar contatos, empresas, atividades e abrir negócios, por exemplo.

Não veja as dúvidas da sua equipe como algo prejudicial. Na verdade, o preocupante é se não surgirem questionamentos, pois isso significa que a ferramenta não está sendo usada.

É papel do gestor auxiliar no início do trabalho para que toda equipe possa ter o melhor resultado do uso da ferramenta escolhida.

Para driblar os maiores desafios da sua equipe, um bom começo é fundamental. Em nosso canal no Youtube você encontra a playlist Base de Lançamento que traz tudo que você precisa saber para começar com o pé direito sua nova estratégia de trabalho. Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!   

 
Fd