Quantas vezes você já ligou na sua operadora de internet solicitando um reparo no modem da sua casa, agendou uma visita com o técnico e quando chegou o dia… ninguém apareceu?

Frustrante, não?

É mais ou menos dessa forma que um vendedor sem uma agenda organizada acaba trabalhando. Com toda a concorrência do mercado não existe mais espaço para esse tipo de prática e adotar um CRM é essencial para toda equipe de vendas.

Quando a implantação do CRM certo é feita no seu processo comercial, você tem um controle muito mais amplo de seus compromissos com clientes.
Chega uma hora em que a planilha de Excel não atende mais o que a empresa precisa, e você deve atentar-se a esse momento.

Vendedor Post-it

Vendedor Post-it é aquele vendedor que anota todos os detalhes de suas negociações e compromissos em pedaços de papel ou cadernos. Depois de um tempo o papel amassa, vai pro lixo, molha ou se perde.
Além disso, se o representante for fazer uma visita ao cliente ou alguma reunião e não tiver o caderno em mãos, fica a mercê da capacidade de sua memória, o que também não é recomendado.

Ok ok, não existe problema nenhum em anotar as coisas em um papel na hora da conversa, desde que sejam transferidas para o CRM depois!

teste-moskit-crm

Com um CRM online, você consegue facilmente agendar seus compromissos, ligações e reuniões de uma maneira organizada e de fácil gestão.
Ou seja, se você falar para o cliente que vai conferir um detalhe com o financeiro e retornar para ele amanhã as 10h00, você vai retornar amanhã as 10h00.

Sem essa de dar furo em compromissos por falta de controle das atividades.

Como não ser um Vendedor Post-it?

Como já dissemos várias vezes aqui no blog, ter um CRM é essencial. Mas fora isso, trouxe três boas práticas para gerenciar os compromissos. Confira:

1 - Nunca deixar um negócio em andamento sem atividade agendada


Essa é uma das regras de ouro que adotamos aqui no Moskit e observamos muitos resultados positivos com base nela. Fique sempre atento ao seu funil de vendas.

Quantos negócios você já perdeu porque o negócio foi esfriando, fazendo cada vez menos contatos com o cliente, até que chega o momento em que ele perde o interesse?
O que ainda estiver em andamento, deve ter atividade.

2- Saber usar o histórico do CRM a seu favor

Supondo que um dia você ligou para um cliente as 11h45 e ele pediu pra ligar na parte da tarde porque na hora estava buscando o filho na escola. Sabe o que você vai fazer? Anotar isso no CRM e nunca mais vai ligar pra ele as 11h45, porque você já sabe que esse horário ele busca o filho na escola.

Conseguiu uma informação que pode ser usada para facilitar o contato com a pessoa? Anote e adote.

3 -Coloque notas de verdade dentro do seu CRM

Quando você acaba uma reunião com o cliente, você coloca notas assim:

"Boa reunião, cliente gostou bastante e pediu a proposta para analisar. Já enviei pra ele e vou retornar sexta que vem para dar andamento".

Ou coloca as notas assim:

"Boa reunião, o Sr. Rodolfo gostou bastante da ferramenta de gestão, principalmente da parte de gerenciamento das atividades, pois uma de suas maiores dificuldades ao trabalhar com planilhas era manter o controle da produtividade dos vendedores dele.

É um grande fã de Game of Thrones e disse que acompanha nosso blog há algum tempo.
Enviei a proposta via email e ele me pediu para retornar na sexta-feira que vem, pois durante a semana vai visitar os pais de sua esposa em Santos. Atividade agendada.

Ps: Lembrar de perguntar da viagem".

As notas registradas dentro do seu CRM devem ser um histórico fiel do que aconteceu, além de serem umas de suas principais armas em uma negociação.

Esses e dentre muitos outros detalhes é o que pode diferenciar você do vendedor post-it que esquece de retornar para os clientes.

Pare de perder tempo e leve a estratégia de CRM a sério.

Ainda não usa CRM? Clique aqui para fazer um teste gratuito e fale com um consultor. Nós podemos te ajudar!