Não existe vendedor com bom desempenho sem processos de vendas. Todo mundo que trabalha com vendas tem um método. Mesmo que seja sem metodologia definida.

O nível de atendimento com que o consumidor tem exigido do consultor de vendas faz com que aqueles que optam por não agir com processos e estratégias eficientes tenham um desempenho regular nos resultados.

Quando falamos de alto desempenho, podemos notar que aqueles que se destacam dentro de equipes de resultado conhecem seus próximos passos diante do cliente e debruçam-se nas atividades de maneira metódica e precisa.

Hoje, não tem como vender sem informações, apuração e dados. Estudar comportamentos anteriores, desenhar o cliente ideal e analisar relatórios já não é mais um diferencial, mas sim tornou-se primordial para sobrevivência de qualquer negócio. Vender dentro de movimentos conhecidos qualificar melhor seu cliente.

No universo das vendas quem não está guiado por diretrizes não consegue maximizar sua produtividade e acaba atraindo para si apenas resultados bem modestos.

Então, você acha que não precisa de processos?

Ainda existe uma resistência para entender que embora a palavra “processo” dê a ideia de uma jornada muito longa e trabalhosa, definir caminhos e guiar-se por eles vai sim fazer vendedores terem resultados melhores.

Comece a entender os processos mais como a otimização através de passos inteligentemente pré-determinados, mas que seja facilmente transmitido entre pessoas durante uma capacitação e que tenha medidas que ocorram com uma certa frequência.

O processo de vendas é uma maneira inteligente de rastrear a jornada do cliente e entender o progresso de aproximação entre vendedores e clientes.

Ter uma metodologia clara pode deixar não só a negociação mais fácil, mas também melhorar o fechamento o deixando mais efetivo. O percurso até a compra do cliente fica mais claro a partir de quando aprendemos a enxergar desde como ele chega até nós até como deve ser a nossa entrega de valor final.

Não estamos falando de templates

Talvez a ideia de que precise de um processo de vendas claro te faça pensar que estou sugerindo que você precise de um script complexo para atender seus clientes, mas não é disso que estamos falando aqui.

Refiro-me aqui a ter em mente exatamente para onde você pode e deve encaminhar seus clientes durante a sua trilha de compras. Isso quer dizer que antes mesmo de vender, o vendedor ou toda equipe já sabe exatamente como proceder diante de uma estrutura básica que servirá de linha de atendimento desde a primeira ligação até o fechamento.

O processo de vendas entrega não só uma melhor preparação para quem está no contato direto com o cliente, mas traz consigo um caminho de sucessos baseado nos acertos e nos erros do passado. Possibilita um consultor de vendas ser guiado por cada fase do contato com o cliente e como o prospect.

Neste sentido, ter procedimentos é um oxigênio a mais naquele sprint das equipes de vendas de alta performance. Afinal, vai permitir todos entenderem identificarem, focar seu trabalho nas habilidades que mais precisam.

Mesmo assim, você precisa repensar sempre seu processo de vendas

Um dos grandes erros da equipes de vendas é não entender que é preciso sempre revisitar como seu time ou seus colegas estão entendendo as possibilidades de caminhos de um cliente, e claro, fazer o exercício de revisar e revalidar sempre seus processos.

Se necessário, adaptar linguagens, manobrar membros dentro das equipes e testar novas maneiras baseado no mercado e nos números que obteve no seu CRM.

Ter processos é aprender a se desafiar. Para isso, além de ter uma ferramenta que pode te auxiliar nessa curva de aprendizado mais maduro como um CRM, é necessário ter um suporte que o ajude nas definições dessa realidade comercial.

E obviamente, ter uma cultura de constantes treinamentos para alinhar expectativas, dividir aprendizados de experiência e regular uma mentalidade de equipe que faça sentido para os processos definidos. Engajar equipe na mesma direção é uma tarefa essencial.

É um erro absurdo que acontece com frequência é tentar chegar numa fórmula imbatível e imutável. O mercado muda, as realidades se transformam e frequentemente erros comuns acontecem, por isso não se canse de ficar atento para repensar sempre como melhorar os resultados quando não forem satisfatórios.

A prova de que um processo é fundamental, olhe só como este processo de vendas que gerou 166% de aumento no faturamento.

Para ter maturidade comercial, é possível aprender construir uma realidade comercial com a maior precisão e com inteligência de gestão.