Nós sabemos que o preço acaba sendo um grande impedimento para fechar negócios com seus clientes.

Por isso o vídeo de hoje é sobre como você pode mostrar o valor do que você está oferecendo e ir além do preço. Quer descobrir mais? Dê o play e confira!

Esses dias eu tava vendo um vídeo de humor na internet que dois comediantes eles foram fazer um quadro com a seguinte proposta: eles pegaram um restaurante chique nos Estados Unidos, aí chamaram vários casais para irem ao restaurante para experimentar águas diferenciadas.

Então os casais chegavam, eles colocavam eles sentados à mesa, depois vinha um garçom super bem vestido, apresentava um cardápio com as águas como se fosse um cardápio de vinhos.

As pessoas liam, liam as descrições muito bem escritas, eles liam as descrições e escolhiam as águas.

"Poxa, eu quero essa água aqui com água do Monte Fiji..." Enfim, uma série de águas lá e depois o garçom vinha e trazia essas águas para eles.

Colocava em um balde com gelo, apresentava, servia muito bem aquelas águas e depois eles experimentavam. Aí ele perguntava: o que você achou das águas que vocês escolheram?

"Nossa, que água maravilhosa. Realmente é uma água diferenciada"

E todas aquelas águas ali no cardápio ou eram 8 dólares, 7 dólares o preço da garrafinha pequena de água e o pessoal experimentava e achava maravilhosa.

Aí no final o garçom chegava e falava "Legal, mas essas águas aí primeiro que eram iguais e segundo que essa água eu enchi as garrafas com a torneira ali de trás do restaurante".

Aí o pessoal não acreditava, falava que não era possível porque até agora mesmo estava achando a água maravilhosa.

Aí você pensa "como eles conseguiram fazer isso?", vender água de torneira que tinha de graça por 8 dólares e as pessoas estarem achando bom, estarem gostando e estarem felizes ainda?

Bom, eu acho que esse é o lance do que é vender valor e não vender preço.

Eles conseguiram pegar um negócio que é tão comoditizado como a água e agregaram tanto valor que eles conseguiram oferecer pequenas garrafas por 8, 10 dólares e as pessoas ainda pagavam sorrindo e felizes porque eles criaram uma experiência em torno daquilo ali.

Então eles não estavam só vendendo só água, eles estavam vendendo aquela experiência, aquele momento de degustação, um ambiente legal, uma saída de final de semana, era aquilo ali que eles estavam vendendo.

Se eles estivessem vendendo só água pra matar a sede você pensa "pra que serve água?

Água serve pra matar a sede", se tivessem vendendo isso você tem um monte de marcas, um monte de produtos que vão matar sua sede por muito menos preço que os 8 dólares que eles estavam cobrando. Mas ali eles conseguiram realmente agregar valor.

Eu acho que esse é um desafio pra qualquer vendedor e muita gente ainda tem dificuldade que é a gente conseguir montar uma estrutura, um processo de vendas que realmente agregue valor pro nosso cliente e a gente consiga cobrar mais e deixar de ser considerado uma commodite, um produto comum e ficar naquela guerra de preços, né?

Eu acho que é atrás disso que a gente como vendedor e as nossas empresas, a gente precisa pensar.

Poxa, quais são os valores que eu vou agregar, como eu vou vender o meu produto de forma que o meu cliente enxergue realmente não só preço, não só o produto comum mas todo o valor que ele pode tirar daquilo.

E pra isso não tem jeito, a gente tem que conhecer nosso cliente.

Se eu vou vender água para uma mulher eu não vou vender "olha, tá aqui um copo de água pra você se refrescar". Eu vou falar "olha, com essa água aqui você vai ficar com a pele mais bonita, você vai poder desintoxicar o seu corpo, isso vai te ajudar a emagrecer", tudo isso eu estou vendendo valor ao invés de ficar só vendendo meu produto e ficar brigando por preço.

Então acho que esse é um desafio para nós vendedores, pra gente conseguir realmente agregar valor, poder cobrar mais pelo nosso produto e realmente o cliente do outro lado se sentir satisfeito e sentir que está fazendo um bom negócio.

Então minha dica com esse vídeo é te fazer se sentir satisfeito e sentir que está fazendo um bom negócio.

Minha dica com esse vídeo aqui é te ajudar a refletir aí também de que formas você pode agregar valor ao seu produto para parar de brigar por preço e passar a vender valor. Beleza? Então fica a dica aí, boas vendas pra você!